O que é epidemiologia e quais seus principais objetivos?
Perguntado por: Vanessa Neuza Gonçalves | Última atualização: 25. April 2022Pontuação: 4.6/5 (54 avaliações)
Quais são os principais objetivos da epidemiologia?
Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...
Qual é o conceito de epidemiologia?
EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde.
O que é epidemiologia e sua importância?
A epidemiologia indica, através de estudos, os aspectos da doença e até mesmo do desastre como sua frequência, sua distribuição geográfica e a população que mais corre risco. Os dados produzidos pela epidemiologia podem ser de doenças conhecidas ou não.
Qual o objetivo dos estudos epidemiológicos?
Uma definição singela da Epidemiologia (entre as inúmeras existentes) apresentada por Rouquayrol (1993) - "ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas ...
Epidemiologia: Conceitos Fundamentais
Como são classificados os estudos epidemiológicos?
- Estudos observacionais.
- Delineamentos observacionais analíticos.
- Estudos de caso-controle.
- Estudo de coorte.
Qual é a importância do estudo da epidemiologia no curso de enfermagem?
A epidemiologia contribui como instrumento de investigação que possibilita: adequar recursos e serviços para atender às necessidades de saúde e seus determinantes; realizar a comunicação objetiva entre profissionais da administração e os da saúde; capacitar o enfermeiro para suas ações nas atividades junto a vigilância ...
Qual a importância da epidemiologia para a área da saúde?
Neste sentido, é papel da Epidemiologia identificar fatores de risco, evidenciar a distribuição das doenças que acometem as populações, e subsidiar a adoção de medidas eficazes no combate aos problemas de saúde.
Qual a importância da epidemiologia para o profissional de saúde?
A epidemiologia contribui como instrumento de investigação que possibilita: adequar recursos e serviços para atender às necessidades de saúde e seus determinantes; realizar a comunicação objetiva entre profissionais da administração e os da saúde; capacitar o enfermeiro para suas ações nas atividades junto a vigilância ...
O que é epidemiologia da doença?
A epidemiologia, portanto, é um campo da ciência que trata dos vários fatores genéticos, sociais ou ambientais e condições derivados de exposição microbiológica, tóxica, traumática, etc. que determinam a ocorrência e a distribuição de saúde, doença, defeito, incapacidade e morte entre os grupos de indivíduos.
Quais os três eixos básicos da epidemiologia?
Avançando no tempo, as bases históricas para a formação da epidemiologia moderna são basicamente três eixos: a clínica, a estatística e a medicina social.
Quais são as três aplicações básicas da epidemiologia?
Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.
Quais são os pilares da epidemiologia?
Desta maneira, Pereira (2006) subdivide o conhecimento em epidemiologia em três pilares: Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Estatística.
Quais são os principais sistemas de informação epidemiológica?
- SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO (SINAN)
- SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE MORTALIDADE (SIM)
- SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC)
- SISTEMA DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES (SIH/SUS)
- SISTEMA DE INFORMAÇÕES AMBULATORIAIS DO SUS (SIA/SUS)
- OUTRAS IMPORTANTES FONTES DE DADOS.
São objetivos do uso da epidemiologia exceto?
03-São objetivos da Epidemiologia, EXCETO: A. Definir e determinar os fatores contribuintes aos agravos à saúde; B. Identificar e explicar os padrões de distribuição geográfica das doenças; C.
Qual a importância das medidas de prevenção e controle relacionadas à epidemiologia?
O conhecimento epidemiológico sobre as doenças permite classificá-las e obter uma medida de sua importância e possibilidade de prevenção. O conhecimento da história natural de uma doença nos permite prevenir e, portanto, a possibilidade de intervir efe- tivamente sobre ela.
Qual a importância da vigilância?
Na sua rotina de promoção e proteção à saúde das pessoas, assim como de prevenção a doenças evitáveis, a Vigilância Sanitária atua (com poder de polícia) na regulação dos produtos, propagandas, ambientes, serviços, procedimentos, processos e tecnologias que envolvam risco à saúde.
Quais são os tipos de estudo?
As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).
O que é um estudo descritivo e analítico?
De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.
O que é estudo prospectivo e retrospectivo?
No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos. Já no estudo prospectivo o pesquisador está presente no momento da exposição de um ou mais fatores e acompanham por um período de tempo para observar um ou mais desfechos.
Quais são as raízes da epidemiologia?
Discute-se as raízes da Epidemiologia a partir do tripé Clínica-Estatística-Medicina Social, o seu desenvolvimento inicial subsidiário à Saúde Pública, a sua constituição ideológica e o seu avanço técnico no bojo do projeto preventivista.
Quais as ciências básicas da epidemiologia?
A epidemiologia congrega métodos e técnicas de três áreas principais de conhecimento: Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais.
Quais as especificidades da epidemiologia?
Especificidade (e) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e normal ter seu teste normal (negativo). Prevalência (p): é a fração de indivíduos doentes na população total avaliada. Valor preditivo positivo (VPP): é a probabilidade de um indivíduo avaliado e com resultado positivo ser realmente doente.
Quais linhas de aplicação do método epidemiológico?
- A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EPIDEMIOLÓGICO E SUA APLICAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE SAÚDE. ...
- AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE SAÚDE. ...
- AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE SAÚDE. ...
- AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE. ...
- DESIGUALDADES SOCIAIS, MODELOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE - PSP.
Quais são os três tipos de medidas de prevalência?
- Prevalência pontual ou instantânea: Frequência de casos existentes em um dado instante no tempo (ex.: em determinado dia, como primeiro dia ou último dia do ano).
- Prevalência de período: Frequência de casos existentes em um período de tempo (ex.: durante um ano).
Quem é beca Silva?
Quando a placa-mãe queima o PC liga?