O que é epidemiologia descritiva?

Perguntado por: Margarida Gabriela Nunes  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (64 avaliações)

A epidemiologia descritiva examina como a incidência (casos novos) ou a prevalência (casos existentes) de uma doença ou condição relacionada à saúde varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda, entre outras.

O que é epidemiologia descritiva e analítica?

Cabe à epidemiologia descritiva a avaliação da frequência ou distribuição das enfermidades e à epidemiologia analítica o estudo dos fatores (causais) que explicam tal distribuição, relacionando uma determinada situação de saúde, ou seja, as desigualdades dos níveis de saúde entre grupos populacionais, com a eficácia ...

O que é o estudo descritivo?

Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.

Quais as três características principais observadas na epidemiologia descritiva?

As três características essenciais das doenças nós observamos na Epidemiologia Descritiva. MUTÁVEL OU ESTÁVEL? PROPAGADO OU DE UMA SÓ FONTE. GEOGRAFICAMENTE RESTRITO OU DISPERSO (PANDEMICO).

Quais as principais variáveis no estudo epidemiológico descritivo?

A pesquisa epidemiológica
  • Variáveis relacionadas às pessoas. ...
  • - Variáveis demográficas: idade, sexo, grupo étnico.
  • - Variáveis sociais: estado civil, renda, ocupação, instrução.
  • - Variáveis que expressam estilo de vida: hábito de fumar, consumo alimentar, prática de exercício físico e consumo de drogas.

Epidemiologia descritiva

16 questões relacionadas encontradas

Quais são as variáveis epidemiológicas?

Nos estudos epidemiológicos a variável independente, também chamada de variável preditora, é aquela que produz a mudança no estado de saúde/doença, ou seja, o fator de risco ou a exposição. Já a variável dependente ou variável resposta é o efeito, doença/agravo.

Quais as variáveis que devem ser avaliadas quando usamos a epidemiologia descritiva na abordagem de um agravo?

A epidemiologia descritiva examina como a incidência (casos novos) ou a prevalência (casos existentes) de uma doença ou condição relacionada à saúde varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda, entre outras.

Quais são os três principais objetivos da epidemiologia?

estabelecer medidas preventivas; auxiliar o planejamento e desenvolvimento dos serviços de saúde; gerar dados para a administração e avaliação de serviços de saúde; estabelecer critérios para a Vigilância em Saúde.

Qual o tripé da epidemiologia descritiva?

Na epidemiologia descritiva as variáveis ligadas à distribuição de casos de uma doença em função do tempo formam, com as ligadas às pessoas e ao lugar, o chamado tripé da epidemiologia descritiva. ... Intervalo de tempo é a quantidade de tempo transcorrido entre dois eventos consecutivos.

São características de Estudos descritivos?

A principal característica de um estudo descritivo é a ausência de um grupo de comparação, ou seja, o objetivo é a descrição de um fato médico. O estudo de casos consiste na cuidadosa e minuciosa descrição, por um ou mais médicos, do diagnóstico e evolução da doença de um pequeno número de pacientes.

Quais são os tipos de estudo?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

O que é pesquisa descritiva TCC?

A pesquisa descritiva ocorre quando o estudante relaciona duas ou mais variáveis no TCC para descrever o estudo. Quando a pesquisa é feita através da aplicação de um questionário de modo a fazer uma coleta de dados, por exemplo, ela é considerada uma pesquisa descritiva.

O que é um estudo descritivo transversal?

Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.

Qual o conceito de epidemiologia?

EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde.

Quais são os três tipos de medidas de prevalência?

Existem três tipos de medidas de prevalência:
  • Prevalência pontual ou instantânea: Frequência de casos existentes em um dado instante no tempo (ex.: em determinado dia, como primeiro dia ou último dia do ano).
  • Prevalência de período: Frequência de casos existentes em um período de tempo (ex.: durante um ano).

Quais são as etapas da Vigilância Epidemiológica?

  • Coleta de dados sobre os casos. Busca de pistas. Busca ativa de casos. ...
  • Busca de pistas. Busca ativa de casos. ...
  • Busca ativa de casos. Processamento e análises parciais dos dados. ...
  • Processamento e análises parciais dos dados. Encerramento de caso. ...
  • Encerramento de caso. Relatório final.
  • Relatório final.

Quem foi considerado pai da epidemiologia descritiva?

John Snow (York, 15 de março de 1813 – Londres, 16 de junho de 1858) foi um médico inglês, considerado pai da epidemiologia moderna. Snow recomendou à comunidade fecha-lo, com o que foram diminuindo os casos da doença. ...

Quais são os principais usos da epidemiologia?

Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.

O que são variáveis estatísticas geopolíticas?

Essas variáveis geográficas são: localização geográfica do país, clima da região, topografia da região, demografia, recursos naturais e desenvolvimento tecnológico.

Qual é o principal objetivo da epidemiologia?

Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...

Quais são os pilares da epidemiologia?

Desta maneira, Pereira (2006) subdivide o conhecimento em epidemiologia em três pilares: Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Estatística.

Quais os principais objetivos da epidemiologia e quais as principias aplicações desta disciplina a Saúde Pública?

A Epidemiologia tem como principais objetivos:

Proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, e estabelecer prioridades, Identificar fatores etiológicos no início das doenças (Brasil, 2005).

Quais são os indicadores de saúde pública?

As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.

Quais as linhas de aplicação do método epidemiológico?

  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EPIDEMIOLÓGICO E SUA APLICAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE SAÚDE. ...
  • AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE SAÚDE. ...
  • AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE SAÚDE. ...
  • AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE. ...
  • DESIGUALDADES SOCIAIS, MODELOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE - PSP.

O que são as variáveis?

Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Como o nome diz, seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos.

Artigo anterior
Qual o cacau mais saudável?
Artigo seguinte
Quantas matérias por dia devo estudar?