O que é EPC e sua importância?

Perguntado por: Vitória Patrícia de Nascimento  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 5/5 (68 avaliações)

O que é EPC? Essa é a sigla para Equipamento de Proteção Coletivo, um equipamento, dispositivo ou todo um sistema criado a fim de garantir a segurança e proteção de um grupo de pessoas enquanto realizam determinada tarefa.

O que é EPC e qual sua importância?

Qual a importância dos EPCs? Enquanto os EPIs são os Equipamentos de Proteção Individual, os EPCs são os Equipamentos de Proteção Coletiva, utilizados para proteger todos os trabalhadores dos possíveis riscos durante a realização das atividades. Eles podem (e devem) ser combinados com os EPIs.

Qual a importância de usar EPCs?

O uso do EPC ajuda a diminuir consideravelmente o número de acidentes por isso é importante difundir uma cultura de segurança, oferecer treinamentos, orientações e mensurar os acidentes que ocorrem.

Qual a importância do uso de EPCs para uma indústria?

Os EPCs são dispositivos instalados e utilizados no ambiente de trabalho para a proteção coletiva. Também têm o objetivo de proteger os trabalhadores, só que em relação aos riscos coletivos existentes nos processos.

Qual a importância do uso de EPI e EPC?

O EPC é utilizado para garantir a proteção coletiva, um único equipamento protege diversos colaboradores. Já o Equipamento de Proteção Individual (EPI) serve para proteger cada trabalhador de maneira individual. Os dois tem a finalidade de garantir a segurança dos colaboradores, porém, cada um de uma maneira.

SEGURANÇA DO TRABALHO (O QUE SÃO EPI E EPC E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA ?)

20 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da utilização dos EPIs e EPCs como selecionar os EPIs necessários Qual seu posicionamento sobre o uso de jaleco fora do meio profissional?

Os EPIs devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da organização. ... O uso adequado e responsável do EPI evita grandes transtornos para o trabalhador e, também, para a empresa, além de garantir que as atividades sejam desempenhadas com mais segurança e eficiência.

Quais são as consequências de não utilizar o EPC?

Portanto, diante de um acidente que poderia ter sido evitado com o uso de um EPC, por exemplo, a repercussão pode ocorrer nas esferas: civil, trabalhista e até mesmo penal. Sendo que na esfera penal, poderá o empregador responder por processos criminais e sofrer com a sanção máxima de uma prisão.

Quais são os EPCs que devem ser usados?

Como exemplos de EPC podem ser citados:
  • Redes de Proteção ( nylon)
  • Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas)
  • Extintores de incêndio.
  • Lava-olhos.
  • Chuveiros de segurança.
  • Exaustores.
  • Kit de primeiros socorros.

O que são os EPCs?

A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros. descargas atmosféricas; • Placas de sinalização; Fitas antiderrapantes de degrau de escada.

O que é EPI e EPC exemplos?

São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva. ... Sirenes de aviso, placas de alerta, grades de contenção, cones e fitas que limitam espaços, entre outros itens, são exemplo de EPC.

Qual a NR que diz sobre EPC?

NR 6 EPC – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA E EPI – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.

Quais são os EPC utilizados na construção civil?

Equipamentos de proteção individual (EPI)
  • Capacete de segurança. O equipamento deve ser utilizado por todos que trabalharem ou transitarem na obra, como operários, arquitetos e engenheiros. ...
  • Cinto de segurança. ...
  • Protetores auditivos. ...
  • Máscaras. ...
  • Luvas. ...
  • Calçado de proteção. ...
  • Escadas e rampas. ...
  • Andaimes.

Quais os tipos de EPI e EPC são utilizado em laboratório químico?

Os itens obrigatórios para os colaboradores de laboratórios de análises clínicas são jalecos, luvas, máscaras ou respiradores, óculos de segurança ou protetores faciais. Se houver ruídos além dos níveis permitidos, deve ter também protetores de ouvido para trabalhos muito demorados.

Quais são os riscos de não usar o EPI?

Como já ressaltado, a empresa que não fiscaliza a utilização de EPI por seus funcionários assume o risco de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e, como consequência, pode ser responsabilizada pelo pagamento de dano moral, material, estético e pensão vitalícia, impactando o custo da empresa.

O que acontece se o funcionário não usar EPI?

Quando o funcionário se recusa ou deixa de utilizar o EPI, mesmo após ser orientado pela empresa sobre a importância de fazê-lo, poderá sofrer advertência, seguida de suspensão em caso de reincidência, ou até mesmo uma demissão por justa causa.

Quais são os critérios para a escolha e compra de um EPI?

Deve-se estar de acordo com estes principais pontos para a escolha correta do EPI: O grau de proteção exigido para a atividade; A adequação do equipamento quanto a situação de risco apresentada para os trabalhadores (praticidade e manutenção);

O que é EPI e EPC em laboratório?

EPI/EPC: Todo dispositivo ou produto, de uso individual/coletivo utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Quais são os EPIs utilizados nas empresas químicas?

Quais são os EPIs para produtos químicos?
  1. Creme protetor. Como já falamos, alguns produtos químicos podem causar sérios danos quando em contato direto com a pele — como queimaduras e corrosão. ...
  2. Luvas de segurança. ...
  3. Calçados de segurança. ...
  4. Óculos e protetor facial. ...
  5. Respirador. ...
  6. Macacões de segurança.

Quais os tipos de respiradores utilizados para a segurança em laboratórios?

Exemplos: respiradores de ar natural, respiradores de linha de ar comprimido com cilindro auxiliar para fuga, respiradores de linha de ar comprimido, etc.

Quais são os EPC para trabalho em altura?

O que é um EPC?
  • guarda-corpos;
  • sinalizadores;
  • sistemas de combate a incêndio;
  • marquises de madeira;
  • exaustores e ventiladores;
  • elevadores;
  • corrimãos.

O que diz o artigo 166 da CLT?

Art . 166 - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.

O que foi alterado na NR 6?

As alterações da NR 6

As alterações na NR 6 foram exatamente em relação à adequação dos EPIs para PCDs. Elas são voltadas para os fabricantes desse tipo de equipamento, exigindo que eles criem EPIs totalmente adaptados às necessidades de pessoas com deficiência.

Qual a NR que versa sobre a Cipa?

Desde a sua publicação, a NR-5 passou por duas amplas revisões e oito alterações pontuais, sendo em sua maioria para promover atualizações dos quadros da norma que definem o dimensionamento da CIPA com base nas atividades econômicas.

Quais são os tipos de EPIs?

EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - NÃO BASTA FORNECER É PRECISO FISCALIZAR
  • Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
  • Proteção respiratória: máscaras e filtro;
  • Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
  • Proteção da cabeça: capacetes;
  • Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;

O que é EPI em enfermagem?

O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos. Tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.

Artigo anterior
Quando se deve adubar as orquídeas?
Artigo seguinte
Porque não pode dar alface para galinhas?