O que é ensinar e aprender em uma relação pedagógica?

Perguntado por: Santiago Denis Fonseca Ferreira Costa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (26 avaliações)

ENSINAR E APRENDER: As Duas Faces da Educação
A educação escolar e a colaboração são ações que estão intrinsicamente ligadas. Ensinar e o aprender são o verso e o reverso de uma mesma medalha, a educação, e implicam em uma ação colaborativa, participativa e de construção conjunta.

Qual é a diferença entre ensinar e aprender?

O verbo aprender deriva de preensão, do latim prehensio-onis, que designa o ato de segurar, agarrar e apanhar, prender, fazer entrar, apossar-se de. Ensinar, palavra latina insigne, quer dizer marcar, distinguir, assinalar. Tem a mesma origem de signo, de significado.

O que é o processo de ensinar e aprender?

O processo ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos. Mais do que “ensino” e “aprendizagem”, como se fossem processos independentes da ação humana, há os processos comportamentais que recebem o nome de “ensinar” e de “aprender”.

O que significa ensinar na pedagogia?

Ensinar é uma arte, requer paciência e empatia, principalmente quando se trata de orientar crianças. O pedagogo tem como objetivo compreender o processo de ensino e aprendizagem, avaliando as aptidões de cada criança. ...

Qual a importância de ensinar e aprender?

O ensinar e o aprender caminham juntos. Mais do que ensinar conteúdos, ser ensinante está atrelado a abrir caminhos. Não se transmite conhecimento, mas, sim, sinais deste, para que o outro possa fazer uso dele e transformá-lo de forma subjetiva.

Aula Processo de Ensinar e Aprender || Pedagogia para concursos

43 questões relacionadas encontradas

Qual é a importância de ensinar?

A Importância de ensinar. Ensinar é questionar, partilhar e criar. É imaginar. Ensinar implica seleccionar tarefas que desafiem as capacidades e a inteligência dos alunos.

Qual é a importância de aprender?

Com o estudo você pode desenvolver novas habilidades, tomar boas decisões, superar seus medos e acima de tudo, ser uma pessoa melhor.

O que é o ato de ensinar?

O ato de ensinar, em síntese, implica êxito, que nada mais é que a própria aprendizagem. Ensinar é um tipo de atividade que não se resolve com o emprego de técnicas e regras consideradas como neutras. Para garantir o seu êxito, deve haver aprendizagem.

O que se entende por ensinar?

O significado etimológico do verbo “ensinar” (do latim popular insignare) é indicar. Fazer sinal (signum facere) ou apontar numa direção. Ensinar é, tecnicamente falando, uma atividade polimorfa. O que, literalmente, significa que pode tomar várias formas diferentes.

O que é ensinar para um professor?

O Professor é um articulador fundamental na escola: ele deve apoiar a relação entre famílias, alunos e gestores. ... Ele deve aprender a conhecer a realidade do aluno, da sua família e da comunidade em que a escola e estes estudantes estão inseridos.

Como é o processo de ensinar?

Ensinar é um processo que envolve indivíduos num diálogo constante, propiciando recursos temporais, materiais e informacionais para que se desenvolva a auto-aprendizagem e a aprendizagem com os outros ou a partir de outros (STOKROCKI, 1991).

Como é o processo de aprendizado?

Existem diversos modelos de processos de aprendizagem, mas a base de todos eles é que a aprendizagem compreende três tipos principais de domínio: psicomotor, cognitivo e afetivo.

Como ensinar o aprender a aprender?

Como aprender a aprender?
  1. Mude sua concepção de aprendizado. ...
  2. Aprenda de jeitos novos. ...
  3. Tente também ensinar. ...
  4. Descubra quando você é mais produtivo. ...
  5. Utilize técnicas de concentração. ...
  6. Peça ajuda.

Quando ensinar e aprender?

A relação entre ensinar e aprender é muito forte. Quando ensinamos, aprendemos mais do que quando simplesmente lemos e assistimos à aula. Isso porque a arte de ensinar provoca insights, traz à luz novas ideias e dúvidas, e ainda compartilha conhecimentos de uma forma muito mais dinâmica e divertida.

Qual é a diferença entre ensino e aprendizagem?

“O treinamento se refere a uma mudança nas competências e o ensino como uma mudança no conhecimento. A aprendizagem é um processo em que se adquirem novas competências e conhecimento com o objetivo de se melhorar o desempenho” — aponta o autor com base em conceitos apresentados por Elkington (2002) e Rosenberg (2001).

Qual diferença entre aprendizagem e aprendizado?

Tende-se a usar “aprendizagem” em sentido geral; é a ação ou o resultado de aprender, conforme se vê no par “ensino-aprendizagem”. “Aprendizado”, que é um particípio substantivado, parece dar mais ênfase ao processo e ter um maior grau de concretude (possui um componente emocional sugestivo de empenho, esforço).

O que é ensinar para Paulo Freire?

ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção” (FREIRE, 1998, p. 25).

Qual o sentido da palavra ensinar hoje?

Ensinar é tarefa árdua, pois transcende a nossa capacidade e a nossa vontade para se mesclar com a vontade de aprender e o interesse do aluno. Mas, ao mesmo tempo, é algo mágico, pois requer interação, comunhão com o outro. Atrair o olhar do aluno é nossa primeira tarefa de educador.

Qual o significado de ensinar para Piaget?

Educar, para Piaget, é "provocar a atividade" - isto é, estimular a procura do conhecimento. "O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar", diz Lino de Macedo.

Quando surgiu o ato de ensinar?

O ato de ensinar e transmitir conhecimento sempre esteve presente no desenrolar da história humana. ... Naquela época, era muito comum na classe patrícia (a classe alta da sociedade ateniense) a contratação de mestres para ensinar e doutrinar crianças, por meio de aulas particulares.

Qual a diferença entre transmitir e ensinar?

Todos sabemos que é uma das profissões mais nobres da face da terra, não desmerecendo outros ofícios é claro e o fato de estarmos educadores acarreta-nos responsabilidades maiores e muito mais humanas que podemos imaginar.

Qual é o objetivo da didática?

Didática é uma reflexão sistemática sobre o processo de ensino- aprendizagem que acontece na escola e na aula, buscando alternativas para os problemas da prática pedagógica. Podemos perceber que nas definições acima aparecem os termos educação, ensinar, aprendizagem, processo, prática pedagógica.

Qual o significado de aprender a aprender?

Aprender a Aprender significa desenvolver autonomia para aprender; construir o conhecimento, aprender de forma mais significativa e ativa, quando comparado com o que ocorre via mera transmissão do conteúdo.

Qual a importância de refletir sobre a prática de ensinar?

Essa atitude ajuda o professor a diagnosticar sua forma de ensinar. Pensar é começar a mudar Quem não reflete sobre o que faz acomoda-se, repete erros e não se mostra profissional. O professor deve refletir para entender o seu aluno, para mudar algo que não esta dando certo, para conhecer novas metodologias e enfim!

Qual a importância do professor conhecer a realidade do aluno?

É imprescindível considerar a história de vida dos estudantes, suas expectativas com a escola e o contexto em que estão inseridos. Ressalta-se também que conhecer a realidade dos estudantes faz com que o processo de ensino-aprendizagem ocorra horizontalmente, reconhecendo o estudante como partícipe dessa ação.

Artigo anterior
O que causa infecção Pós-cirurgia?
Artigo seguinte
Qual o correto invasiva ou invasivo?