O que é ensinar de forma lúdica?

Perguntado por: Jorge Diego de Correia  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (25 avaliações)

O lúdico é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. O primeiro significado do jogo é o de ser lúdico (ensinar e aprender se divertindo).

O que é uma atividade lúdica?

O que são jogos lúdicos? O jogo lúdico, geralmente, está mais focado no entretenimento das crianças. Ele pode ser encontrado em lojas comuns ou, mesmo, ser criado pela criança para brincar com seus amigos. Esse tipo de jogo contribui para momentos de lazer, socialização e recreação.

Como ensinar de maneira lúdica?

Contação de histórias: essa é uma das atividades lúdicas para educação infantil mais aplicadas por seu poder de construção do conhecimento. Ao ler para uma criança, você ativa potencialidades cognitivas e mostra que ela também pode aprender um dia.

O que é atividade lúdica exemplos?

Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. As atividades lúdicas abrangem "os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar".

Como ensinar a criança de forma lúdica?

3- Aposte em brincadeiras

Por isso, quando os educadores aproveitam as brincadeiras do dia a dia para ensinar algum conteúdo, a criança fixa muito mais o que acabou de aprender por meio deste instrumento. Isso acontece porque ela acaba aprendendo de forma lúdica, sem pressão e fora da monotonia.

O que é lúdico

40 questões relacionadas encontradas

Como trabalhar com o lúdico na educação infantil?

Para que o lúdico auxilie na construção do conhecimento é necessário que o professor faça a mediação da atividade planejada por ele e estabeleça os objetivos para que a brincadeira tenha um caráter pedagógico promovendo dessa maneira interação social e o desenvolvimento intelectual. Segundo Kishimoto (1996 p.

Quais são as brincadeiras lúdicas?

Bolinha de gude, lego, pega-pega, desenho, mímica, trava-línguas e leitura. As brincadeiras lúdicas podem mudar com o passar dos anos, mas ainda continuam sendo a principal forma de aprendizado das crianças, seja em casa com os pais e irmãos, ou na escola, com os colegas de classe.

O que é o lúdico na educação infantil?

Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia. A ludicidade é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, mas está presente com mais frequência na Educação Infantil.

O que são jogos e brincadeiras lúdicas?

Jogos e brincadeiras são atividades lúdicas que cumprem a importante função de desenvolver diversas habilidades: motoras, sociais, emocionais, etc. O ato de jogar ou de brincar faz com que as pessoas que participam exercitem sua criatividade e a imaginação para a resolução das tarefas propostas.

Qual é o objetivo de se trabalhar as atividades lúdicas?

Atividades lúdicas são brincadeiras que envolvem jogos ou interações com outras crianças e adultos. Seu objetivo é ensinar e divertir quem as pratica. No caso das crianças, tais atividades também têm o papel importante de auxiliar no desenvolvimento em diversos aspectos.

Como podemos aprender brincando?

Cantando e tocando de mentirinha. Utilizar instrumentos musicais de brinquedo é uma ótima forma de aprender brincando. Além de desenvolver melhor a coordenação motora dos seus filhos, eles podem aprender inglês com música — o que reforça o item anterior. Muitos pais preferem colocar as crianças em escolinhas de música.

Como ensinar por meio da brincadeira?

Para que a atividade lúdica seja incorporada à aprendizagem de fato é preciso que, segundo Oliveira (2003), ela favoreça o envolvimento da criança na brincadeira, promovendo a elaboração de situações imaginárias, onde a mesma possa elaborar conceitos e testar soluções.

O que são atividades lúdicas e recreativas?

Em um primeiro momento, podemos conceituar atividades lúdicas como brincadeiras e tarefas recreativas que têm a finalidade de entreter e divertir as crianças de maneira educativa e didática. Nesse sentido, o primeiro processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo do cérebro começa com jogos e brincadeiras.

Qual é o conceito do jogo?

Jogo é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira, divertimento. O conceito de jogo consiste numa atividade física ou intelectual formada por um conjunto de regras e define um indivíduo (ou um grupo) como vencedor e outro como perdedor.

Qual é a diferença entre jogos e brincadeiras?

No jogo existem regras previamente estabelecidas, que todos os intervenientes devem seguir. No brincar não existem regras (ou estas são criadas pelos intervenientes da brincadeira de forma livre), não existe um vencedor, nem uma competição. O foco do brincar não está, portanto, na competição, nem em vencer.

Qual a importância das atividades lúdicas na Educação Infantil?

Atividades lúdicas são importantes de forma que, a criança desenvolva também o raciocínio lógico, evoluindo mentalmente, intelectualmente e favorecendo o amadurecimento social. Dessa maneira, estas atividades tem por objetivo aprofundar e desenvolver os conhecimentos do aluno, de forma divertida e não tradicional.

O que vem a ser o ludico?

O lúdico como um recurso didático, está além de ser apenas jogos e brincadeiras, de propor divertimento, suas características são bem mais acentuadas como: desenvolver habilidades motoras e intelectuais, fixar conteúdos de forma prazerosa e envolvente, permitindo assim ao educando construir sua aprendizagem.

O que diz a Bncc sobre o ludico?

O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional e organizada pelo professor, já que a brincadeira é intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil.

Quais as brincadeiras populares?

Como o Brasil é um país muito grande, algumas brincadeiras são bem típicas de cada região ou podem ter nomes diferentes.
  • Amarelinha. Jogo e brincadeira de criança. ...
  • Queimada. Brincadeiras de criança. ...
  • Cabo de Guerra. Brincadeiras da infância. ...
  • Esconde-esconde. ...
  • Cabra-cega. ...
  • Passa anel. ...
  • Batata quente. ...
  • Pula Sela.

Quais são as brincadeiras para educação infantil?

Brincadeiras para educação infantil
  1. Pega-pega. A brincadeira chamada de "pega-pega" é uma das mais conhecidas entre as crianças. ...
  2. Bobinho. "Bobinho" é uma brincadeira que se assemelha bastante com o jogo de futebol. ...
  3. Caixa sensorial. ...
  4. Corre cotia. ...
  5. Quente ou frio. ...
  6. Pula corda. ...
  7. Estátua. ...
  8. Dragão.

Como trabalhar o lúdico na sala de aula?

Faça parte da brincadeira – A participação do adulto, principalmente do professor, em quem eles se espelham na fase de formação, é fundamental para estimular a entrada da criança no universo imaginário, além de permitir que você conduza a experiência para os seus objetivos pedagógicos.

O que é uma atividade recreativa?

Recreação é uma atividade de lazer, sendo o lazer tempo discricionário. A "necessidade de fazer algo para a recreação" é um elemento essencial da biologia humana e da psicologia. As atividades recreativas são muitas vezes feitas para felicidade, diversão, passar o tempo ou prazer e são consideradas "divertimento".

Quais as atividades recreativas?

10+ BRINCADEIRAS E ATIVIDADES RECREATIVAS
  • CORRIDA DOS SAPATOS.
  • O MESTRE MANDOU.
  • MACACO CEGO.
  • PASSA OU REPASSA.
  • FUTEBOL ENTRE PERNAS.
  • FUTEBOL DE TAMPINHAS.
  • ACERTE O ALVO.
  • CARA OU COROA.

Como ensinar brincando na educação infantil?

Conecte as brincadeiras com aprendizados concretos

Por fim, é importante conectar as brincadeiras, atividades, com aprendizados concretos, para que as crianças criem associações da história com realidade que ela vive.

Como usar brincadeiras para ensinar habilidades?

Brincadeiras:
  1. pedir que a criança separe alguns objetos de acordo com cor, tamanho ou forma;
  2. sugerir brincadeiras que imitam atividades rotineiras de adultos, como limpar a casa etc;
  3. conversar sobre o que está sentindo no momento.

Artigo anterior
Quem é a maior advogada criminalista do mundo?
Artigo seguinte
Qual é o melhor hotel do mundo?