Qual é a estrutura de um artigo científico?

Perguntado por: Enzo Gil de Cardoso  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (19 avaliações)

Elementos textuais do artigo científico
Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.

Qual é a estrutura de um artigo?

Estrutura do artigo científico
  1. Título. Inicialmente, um bom título deve informar de forma clara qual é o tema e o objetivo do artigo. ...
  2. Nome dos autores. ...
  3. Epígrafe (facultativa) ...
  4. Resumo e Abstract. ...
  5. Palavras-chave e Keyword. ...
  6. Conteúdo do artigo científico. ...
  7. Referências bibliográficas do artigo científico.

Como deve ser a estrutura de um artigo científico?

Ele deve ser um texto sucinto e relativamente breve que informe o leitor sobre a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado, a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas durante o processo de investigação ou na análise da questão.

Qual é a estrutura de um texto científico?

Uma característica comum a praticamente todos os textos científicos é a organização nas seguintes partes: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

Quais são as principais características de um artigo científico?

O artigo científico, como o próprio nome já nos revela, caracteriza-se por um texto científico cuja função é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa.

Estrutura do Artigo Científico nas Normas ABNT | André Fontenelle

19 questões relacionadas encontradas

Quais são as características de uma linguagem científica?

A linguagem científica deve ser objetiva, precisa, isenta de qualquer ambiguidade. objetividade da redação dos trabalhos científicos.  EVITAR: “o meu trabalho”, “eu penso”, “na minha opinião”, etc.  PREFERIR: “o presente trabalho”, “neste trabalho”, etc.

Qual é a estrutura de um texto de divulgação científica?

A estrutura dos textos de divulgação científica pode variar a depender do assunto ou assuntos tratados, dos dados e conceitos que serão abordados, além das interferências contextuais, como o público-alvo e o veículo de divulgação. Entretanto, é possível identificar uma organização básica comum a esse gênero.

Quais são os elementos e estrutura de uma pesquisa científica?

Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos textuais, tema, Tema/problema, Hipóteses de pesquisa, Justificativa, Objetivos, Exemplos de Verbos para objetivos, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, recursos.

Quais as três partes básicas que compõem os vários tipos de textos científicos?

3 - Apresente uma síntese das três partes básicas que compõem os vários tipos de textos científicos. Um artigo cientifico é composto pela introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Como deve ser a estrutura de um artigo e o que ele deve destacar?

A estrutura de um artigo deve ser sempre baseada na revista de interesse e com o tipo de pesquisa realizada. Normalmente, há um resumo inicial, que também deve ser traduzido para o inglês, sendo que algumas revistas também solicitam a versão em espanhol.

O que se deve ter em um artigo científico?

O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Como elaborar um artigo científico passo a passo?

Como fazer um artigo científico passo a passo
  1. Título.
  2. Autor (es)
  3. Epígrafe (facultativa)
  4. Resumo e Abstract.
  5. Palavras-chave.
  6. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão)
  7. Referências.

Quais são os textos científicos?

Os textos científicos são publicações que refletem, em sua maioria, os resultados de uma pesquisa desenvolvida a partir de critérios e metodologias pré-definidas. Porém, é importante saber que nem todo texto científico é, necessariamente o resultado de uma pesquisa prática.

Quais as partes básicas que compõem um artigo científico e uma monografia?

Tecnicamente dividimos a monografia em três partes e utilizamos os termos: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Introdução de uma monografia: é a parte inicial na qual se apresentam a linha temática de estudo e os objetivos da monografia.

Quais são os tipos de artigos científicos?

Existem vários tipos de artigos científicos, porém os mais comuns são:
  • revisão bibliográfica.
  • estudo de caso.
  • revisão bibliométrica.
  • pesquisa ação.
  • survey.

Quais são os elementos de um projeto de pesquisa?

Os elementos textuais contêm uma parte introdutória, onde se expõe o tema do projeto, o problema a ser abordado, a(s) hipótese(s) quando couber(em), bem como o(s) objetivo(s) a ser(em) atingido(s) e a(s) justificativa(s).

Quais são os pilares estruturais da pesquisa científica?

São três os pilares da metodologia científica apresentados por Barros e Lehfeld (2000; 2007), quais sejam: o epistemológico, o lógico e o técnico.

Qual é a estrutura de um projeto de pesquisa?

ATIVIDADE DO PROJETO: Divide-se em:
  1. ESCOLHA DO TEMA.
  2. DELIMITAÇÃO DO TEMA.
  3. PROBLEMA.
  4. HIPÓTESE(S)
  5. JUSTIFICATIVA.
  6. OBJETIVOS.
  7. OBJETIVO GERAL.
  8. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

Como elaborar um texto de divulgação científica?

Comece com algo que chame a atenção do leitor. Pode ser uma imagem, uma pergunta, algo que motive as pessoas a lerem o conteúdo até o final. O primeiro parágrafo é o mais importante, por isso, evite usar palavras difíceis, jargões, fórmulas… prefira sempre um texto com linguagem simples e informal.

O que é divulgação científica exemplos?

A divulgação científica pode ser feita por meio de textos, como os artigos publicados nas revistas com proposta de difundir a ciência, como a National Geographic, Ciência Hoje, Revista Fapesp, Scientific American Brasil, e a Revista de Biologia Marinha de Divulgação Científica do Instituto Bióicos, ou então por muitos ...

O que é o gênero textual divulgação científica?

O artigo de divulgação científica é um gênero textual que torna públicas as informações vinculadas às diversas áreas da ciência, numa linguagem acessível aos leitores que não têm formação específica.

Qual a importância de uma linguagem científica?

Para se compreender a Ciência é necessário um conhecimento da linguagem científica, não só no que respeita ao seu vocabulário, mas também ao seu processo de pensamento. Conhecer e usar a linguagem científica ajuda a compreender os conceitos científicos essenciais do conhecimento na sociedade em que vivemos.

Quais são os gêneros textuais acadêmico científicos?

O gênero acadêmico-científico tem características próprias, baseadas na semântica linguística finalística, e se constrói na descrição de um sentido linguístico de objetivos restritos. Todas as esferas da atividade humana estão sempre relacionadas à língua.

O que é gênero científico?

O gênero textual artigo científico refere-se à apresentação de um relatório escrito de estudos a respeito de uma questão específica ou à divulgação de resultados de uma pesquisa realizada. De acordo com a NBR[1] 6022 (p.

Quem escreve textos científicos?

Eles são escritos por pesquisadores e especialistas no assunto dedicados ao ramo da ciência por meio de métodos científicos. Esses textos possuem uma função primordial para o desenvolvimento da sociedade, posto que são divulgados conhecimentos diversos baseados em experimentos, estudos de caso, dentre outros.

Artigo anterior
Quais os requisitos mínimos para a NBR 15.575 2013?
Artigo seguinte
Quais são os países desenvolvidos 2021?