O que é enfiteuse e como ela se processa?

Perguntado por: William Tomás Gonçalves Lopes Melo  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 5/5 (50 avaliações)

Nos termos do Código Civil de 1916, dá-se a enfiteuse "quando por ato entre vivos, ou de última vontade, o proprietário atribui a outrem o domínio útil do imóvel, pagando a pessoa, que o adquire, e assim se constitui enfiteuta, ao senhorio direto uma pensão, ou foro, anual, certo e invariável".

Como funciona a enfiteuse?

A enfiteuse é instituto do Direito Civil e o mais amplo de todos os direitos reais, pois consiste na permissão dada ao proprietário de entregar a outrem todos os direitos sobre a coisa de tal forma que o terceiro que recebeu (enfiteuta) passe a ter o domínio útil da coisa mediante pagamento de uma pensão ou foro ao ...

O que é enfiteuse e suas características?

O conceito de aforamento ou enfiteuse para Caio Mário Pereira é um direito real e perpétuo de possuir, usar e gozar de coisa alheia e de empregá-la na sua destinação natural sem lhe destruir a substância, mediante o pagamento de um foro anual invariável.

Qual é a natureza jurídica da enfiteuse?

A natureza jurídica da enfiteuse é de direito real em coisa alheia. Entretanto, ainda há controvérsia sobre o tema, no sentido de considerá-la com uma modalidade do direito de propriedade, em razão do enfiteuta possuir tantos poderes sobre o bem, que se comporta como se proprietário fosse.

O que é enfiteuse e laudêmio?

A enfiteuse é instituída sobre bens públicos e particulares. Os bens públicos da União Federal são regidos por uma legislação administrativa especial. Além do pagamento anual do foro, os proprietários de imóveis foreiros pagam o laudêmio a cada transação de troca de propriedade.

Direito Civil - Aula #252 - Enfiteuse (É isso!)

30 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de enfiteuse?

É um direito real sobre coisa alheia pelo qual o enfiteuta possui a posse direta da coisa, podendo usá-la de forma completa, bem como aliená-la e transmiti-la por herança, enquanto o senhorio direto, que é o proprietário do bem, apenas o conserva em seu nome.

Quem paga o resgate de enfiteuse?

Sempre que o enfiteuta for vender o imóvel aforado, ele precisará pagar o laudêmio ao proprietário do bem, chamado senhorio direto.

Que legislação atualmente regulamenta a enfiteuse?

A enfiteuse em imóveis da União é regulada no Decreto-Lei no 9.760, de 5 de setembro de 1946, e na Lei no 9.636/1998.

O que é enfiteuta ou foreiro?

Foreiro (enfiteuta) é uma pessoa ou instituição que adquire direitos sobre um terreno ou um imóvel através de um contrato, mas não é o dono do local.

O que o atual Código Civil prevê acerca do direito real de enfiteuse?

O Código Civil de 2002 aboliu a enfiteuse, introduzindo o direito de superfície gratuito ou oneroso (artigos 1.369 a 1.377), estabelecendo, no entanto, obrigatoriamente o prazo determinado. É vedada a modalidade perpétua. Não se confunde o prazo indeterminado com a perpetuidade, que entre nós é proibida.

Quais são as partes que compõem a enfiteuse?

As partes são denominadas senhorio, que é o real proprietário do imóvel, e enfiteuta, que é aquele que adquire o direito real sobre o referido imóvel. Destaca-se que a enfiteuse é um o contrato que proporciona ao enfiteuta os mais amplos poderes que podem ser exercidos sobre coisas alheias.

Qual a diferença entre enfiteuse e aforamento?

A diferença básica entre aforamento e enfiteuse era a duração: o aforamento ou emprazamento durava um período especificado em contrato, enquanto a enfiteuse era perpétua.

Quais são os direitos reais?

1.225, do Código Civil, que "são direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente comprador do imóvel; VIII - o penhor; IX - a hipoteca; X - a anticrese; XI - a concessão de uso especial para fins de moraria; XII - a ...

Quem paga o Foro inquilino ou proprietário?

A taxa de foro é um tipo de “aluguel” que o foreiro (pessoa que está fazendo uso do imóvel) paga ao dono do espaço. O valor é anual, podendo ser quitado de forma parcelada ou à vista. Ele é obrigatório, sendo uma contraprestação para utilizar a área.

Quem paga laudêmio tem que pagar IPTU?

Quem paga laudêmio e foro anual tem que pagar IPTU? Sim. De acordo com o Código Tributário Nacional, o pagamento do IPTU também é devido, pois o titular do domínio útil do imóvel também é contribuinte do imposto.

Como é calculado o foro anual?

Paga todos os anos, a taxa do foro incide sobre terrenos cujos titulares se encontravam nas terras antes da demarcação e equivale a 0,6% do valor atualizado do imóvel. Existe outra modalidade de moradia em terrenos da União.

O que é imóvel foreiro da União?

O terreno foreiro é aquele no qual vigora o foro: seus imóveis e lotes têm um proprietário que pode ser a União, a Igreja, um Município, e esse proprietário é diferente daquela pessoa que ocupa e tem o direito de posse sobre os imóveis ou lotes de terra situados dentro desse terreno.

O que quer dizer imóvel foreiro?

Um imóvel foreiro consiste em um imóvel cujos direitos sobre ele estão nas mãos de uma pessoa, mas ela não é a proprietária dele. Por exemplo, João tem um terreno onde Marcela quer construir. Eles irão fazer um contrato onde João deixa Marcela construir no seu terreno, mas não será propriamente a dona.

Como saber se um imóvel é da União?

Consultar Dados Cadastrais de Imóvel da União
  1. Preencher os dados para a consulta. Acesse o Portal SPU, preencha o requerimento, anexe os documentos e envie, após marcar a caixa de validação “Não sou robô” e clicar no botão “Iniciar”. ...
  2. Verificar os dados da consulta. Verifique os dados cadastrais apresentados na consulta.

Qual legislação cuida da enfiteuse dos terrenos de marinha e acrescidos?

Os terrenos de marinha, remarque-se, podem ser aforados, em consonância com a disposição do Decreto-Lei nº. 9.760/46 e com o art. 2.038, § 2ª, Código Civil de 2002. A concessão do aforamento resulta de autorização administrativa.

O que é foro anual e laudêmio?

A taxa de Laudêmio é equivalente a 5% do valor do imóvel, e deve ser paga no momento da transferência do imóvel. A taxa de Foro é pago anualmente e equivale a 0,6% do valor do imóvel. É importante ressaltar que imóveis recebidos através de herança ou doação não pagam o Laudêmio.

O que é o direito de superfície?

O direito de superfície é uma exceção ao milenar princípio da acessão segundo o qual o dono do solo fica proprietário de tudo que nele adere, e não pode ser retirado sem fratura ou deterioração.

Como fazer resgate de enfiteuse?

Resgate de Enfiteuse
  1. Recibo de resgate de enfiteuse e/ou escritura escritura particular de resgate de enfiteuse;
  2. Formulário de petição inicial (original) fornecido pela Codem, devidamente preenchido e assinado pelos requerentes;
  3. Guia do IPTU atualizado, expedido pela SEFIN;

Como resgatar enfiteuse?

O resgate da enfiteuse deverá ingressar no fólio real por meio da averbação, de acordo com o artigo 167 , II , n. 2, da Lei de Registros Publicos , n.º 6.015. ...

Como fazer o resgate do aforamento?

Para descobrir se o seu imóvel precisa fazer o resgate de aforamento, basta requerer no Registro de Imóveis a Matrícula atualizada do Imóvel e verifique se nele consta a transcrição de aforamento, ou que imóvel esteja no nome do Senhoria (Prefeitura Municipal de Osório ou União), se nada constar, e o imóvel estar no ...

Artigo anterior
Pode intimar testemunha por e-mail?
Artigo seguinte
Qual a principal fonte normativa da Common Law?