O que é enfisemas?

Perguntado por: Leonor Macedo de Lourenço  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.5/5 (2 avaliações)

O que é enfisema pulmonar, sintomas e diagnóstico. O enfisema pulmonar é uma doença respiratória na qual os pulmões perdem a elasticidade devido à exposição constante a poluente ou tabaco, principalmente, o que leva à destruição dos alvéolos, que são estruturas responsáveis pela troca de oxigênio.

O que é enfisema pulmonar e quais os sintomas?

O enfisema pulmonar, como é popularmente conhecida a DPOC - doença pulmonar obstrutiva crônica, leva à perda de elasticidade dos pulmões e à destruição dos alvéolos pulmonares, causando uma série de desconfortos que variam de leves a bastante intensos.

Quais são os primeiros sintomas de enfisema pulmonar?

Sintomas: O principal sintoma de enfisema é a falta de fôlego ou a sensação de não estar inalando ar suficiente. A pessoa pode visitar o médico inicialmente porque sentiu falta de ar durante uma atividade, mas à medida que a doença progride esse sintoma pode ficar presente todo o tempo.

O que é enfisema pulmonar tem cura?

O enfisema pulmonar, que é uma das formas de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), é uma doença respiratória crônica e que não tem cura, e o seu tratamento é importante para reduzir os sintomas e reduzir a piora da doença, além de melhorar as condições de saúde e independência da pessoa afetada.

Como fica a pessoa que tem enfisema pulmonar?

O enfisema pulmonar é uma doença do pulmão caracterizada por um anormal e permanente alargamento dos espaços aéreos terminais, provocado pela destruição das suas paredes. Isto reduz a área de superfície dos pulmões e consequentemente a quantidade de oxigénio que atinge a corrente sanguínea.

Você e o Doutor: entenda como age o enfisema pulmonar

23 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre DPOC e enfisema pulmonar?

O doente com DPOC pode ter um quadro com mais características de bronquite crônica, mas apresenta sempre algum grau de destruição dos alvéolos e hiperinsuflação. O mesmo ocorre no enfisema, que costuma ter também algum grau de produção de muco e tosse crônica.

O que fazer para evitar enfisema pulmonar?

A melhor forma de prevenção do enfisema é não fumar, mas não permanecer em locais onde há fumaça de cigarro também é importante. Outras formas incluem tratar o quanto antes qualquer infecção respiratória, como gripe, resfriado, bronquite e pneumonia.

Quais os cuidados de enfermagem para um paciente com enfisema pulmonar?

O papel da equipe de enfermagem, portanto, é de uma medida preventiva e educativa, bem como, melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem com a DPOC e faz uso de oxigênio domiciliar, proporcionar um ambiente silencioso, calmo, abrir as cortinas e as portas, limitar visitas, quando o paciente estiver com crise aguda ...

Qual o melhor xarope para enfisema pulmonar?

Pneumucil® é um medicamento expectorante indicado para o tratamento de afecções respiratórias caracterizadas por hipersecreção densa e viscosa, tais como bronquite aguda, bronquite crônica e suas exacerbações, bronquite tabágica (bronquite originária do cigarro), enfisema pulmonar, broncopneumonia (inflamação nos ...

Quais os remédios para enfisema pulmonar?

Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), um problema causado por enfisema ou bronquite, passarão a receber medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Os remédios – budesonida, beclometasona, fenoterol, sabutamol, formoterol e salmeterol – estarão disponíveis dentro de 180 dias.

Qual o exame para detectar enfisema pulmonar?

Hoje, o diagnóstico é feito com exames de sopro que medem a função pulmonar. "A espirometria (exame mais comum) não é muito sensível para detectar a doença no início", diz o pneumologista Pedro Rodrigues Genta, do HCor (Hospital do Coração). Muitas vezes, o diagnóstico acontece só quando os sintomas já apareceram.

Quais são os tipos de enfisema pulmonar?

Classifica-se, normalmente, o enfisema pulmonar, utilizando como critério a parte acometida do pulmão, em três subtipos principais: centroacinar, panacinar, parasseptal e irregular.

Como diferenciar dor nas costas de dor no pulmão?

Essa dor é diferente da dor muscular porque, ao contrário dela, que geralmente piora quando se aperta com a mão, dorme de mau jeito ou faz um movimento na coluna, aumenta com a pressão e expansão da pleura quando se respira fundo, espirra ou tosse.

O que é insuflação pulmonar?

Aprisionamento de ar ou hiperinsuflação pulmonar é o aumento da capacidade ar armazenado nos pulmões, causado pela dilatação dos músculos respiratórios, comprometendo a capacidade mecânica dos mesmos e, consequentemente, da respiração.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com DPOC?

Não é possível estabelecer um limite de tempo que um portador da doença pode viver. Mesmo nos casos mais graves, se realizar o tratamento adequado e adotar hábitos saudáveis, é possível ter uma vida plena.

Qual o melhor xarope para limpar os pulmões?

EXPECTUSS® é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

Que remédio é bom para os pulmões?

Como é o tratamento
  • Antibióticos, no caso de infecção por bactérias, como Amoxicilina, Claritromicina, Levofloxacino, Ceftriaxona ou Azitromicina;
  • Antifúngicos, no caso de infecção por fungos, como Itraconazol ou Fluconazol, além de em alguns casos poder ser recomendado também antibióticos;

Qual o melhor xarope para quem tem DPOC?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no dia 13 de maio, o medicamento Spiolto® (brometo de tiotrópio + olodaterol) para tratamento de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) moderada, grave e muito grave, incluindo bronquite crônica e enfisema pulmonar.

Qual é o cuidado que devemos ter com os paciente com DPOC?

Quem tem DPOC deve sempre ficar atento à respiração na hora de fazer exercícios físicos, no entanto não é preciso forçá-la a seguir algum padrão, basta fazê-la naturalmente, de maneira confortável e que não falte ar.

O que deve ser priorizado no atendimento de um paciente com DPOC?

Todos os pacientes

(incluindo LEVE com dispneia esporádica) • Broncodilatador de curta ação, quando necessário (beta agonista e/ou anticolinérgico). Vacinas. Educação e redução de fatores de risco. Incentivo de atividade física diária.

Quais as principais orientações fornecidas ao paciente com DPOC?

aumentar a tolerância ao exercício; evitar e tratar complicações; evitar e tratar exacerbações; reduzir mortalidade.

Como prevenir as pneumopatias?

A principal medida de prevenção de pneumoconioses é o controle de situações de risco inalatório na geração e disseminação de aerossóis nos ambiente de trabalho. O controle de emissão de névoas e poeiras se estende ao meio ambiente de modo a evitar dados à saúde da população vizinha aos estabelecimentos empregadores.

Quem tem enfisema pulmonar pode fazer exercício físico?

Mas, ao contrário do que se pensa, os portadores dessa doença não devem parar de fazer atividades físicas. Pelo contrário: essa prática pode promover melhoras significativas na qualidade de vida1,2!

Qual a diferença entre bronquite e enfisema pulmonar?

Quando os brônquios ficam mais estreitados e produzem muito catarro, resulta em bronquite crônica. Se os alvéolos começam a se romper e formam bolhas, caracteriza-se como enfisema.

Quais são as doenças que fazem parte da DPOC?

O enfisema e a bronquite crônica são as duas principais ocorrências de DPOC, mas a asma brônquica é também bastante comum. Em todos os casos, esses danos nas vias aéreas (brônquios, alvéolos), acabam por interferir na troca do oxigênio e gás carbônico nos pulmões.

Artigo anterior
Com que frequencia devo escovar os dentes do meu cachorro?
Artigo seguinte
O que significa a palavra aumentaram?