O que é encefalite letárgica?

Perguntado por: Duarte Igor Vieira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (4 avaliações)

A encefalite letárgica, doença europeia do sono ou doença de von Economo é uma forma atípica de encefalite, cujas causas não são conhecidas. Ela provoca letargia, sonolência incontrolável e tremores (parkinsonismo pós-encefalítico).

O que causa encefalite letárgica?

A Encefalite letárgica (E.L.)

é uma forma atípica de encefalite, de causa desconhecida, que se espalhou pelo mundo entre 1915 e 1930. Afetou cerca de 5 milhões de pessoas em todo o mundo, 1,6 dos quais morreu. Sucessivamente desapareceu obscurada pela Gripe Espanhola1,2.

Qual a relação da encefalite letárgica com a Covid 19?

“Se vamos ter uma epidemia de grande escala de danos cerebrais ligados à Covid-19 – talvez parecida com o surto de encefalite letárgica dos anos 1920 e 1930 depois da pandemia da gripe espanhola de 1918 – ainda não sabemos dizer”, ressaltou Zandi à BBC.

Como era conhecido o nome da doença que matou mais de 20 milhões de pessoas depois da 1º Guerra Mundial?

A Gripe Espanhola, a pandemia de um vírus que matou cerca de 50 milhões de pessoas entre 1918 e 1920, deixou, segundo especialistas, lições importantes para os esforços de controle da epidemia do ebola.

O que é encefalite viral?

A encefalite é uma inflamação do cérebro desencadeada pela presença de um agente infeccioso, habitualmente um vírus. Quando esse microrganismo agride diretamente o tecido cerebral, diz-se que essa encefalite é por invasão direta.

Encefalite Letárgica

19 questões relacionadas encontradas

Como se pega encefalite viral?

A encefalite viral em si não é contagiosa, no entanto, como é uma complicação de uma infecção por vírus, é possível que o vírus que está na sua origem possa ser transmitido através do contato com as secreções respiratórias, como tosse ou espirros, de uma pessoa infectada ou através do uso de utensílios contaminados, ...

O que causa a encefalite viral?

A encefalite é mais comumente causada por vírus, tais como herpes simples, herpes zoster, citomegalovírus ou vírus do Nilo Ocidental. Pode ocorrer das seguintes maneiras: um vírus infecta diretamente o cérebro. um vírus que causou uma infecção anteriormente é reativado e danifica diretamente o cérebro.

Qual foi a doença de 1920?

A gripe espanhola, também conhecida como gripe de 1918, foi uma vasta e mortal pandemia do vírus influenza. De janeiro de 1918 a dezembro de 1920, infectou uma estimativa de 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época.

Qual a diferença entre endemia e epidemia?

A nível estadual, é quando diversas cidades registram esse aumento. A nível nacional, quando a doença ocorre em diferentes regiões do país. A pandemia, em uma escala de gravidade, é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se estende por diversas regiões, continentes e países do planeta.

Qual o vírus que matou mais gente no mundo?

Na época, houve mais de 28 mil casos e mais de 11 mil mortes. O ebola é uma doença com grande taxa de letalidade: 90% das pessoas que contraem o vírus morrem. Além do alto número de mortes, o vírus deixa sequelas como problemas de saúde mental, oftalmológicos, neurológicos e nas juntas.

Porque a Covid da confusão mental?

“O que descobrimos foi que certos sintomas cerebrais, especificamente uma condição conhecida como encefalopatia, podem ser um marcador precoce de Covid-19 mais grave”, disse Marra em um comunicado da universidade.

Porque a Covid causa confusão mental?

Cientistas e pesquisadores observaram que o vírus Sars-CoV-2 pode ser capaz de infectar os astrócitos, células que ajudam os neurônios a se manterem vivos, causando confusão mental, ansiedade, depressão, dificuldade de raciocínio, perda de memória, falta de equilíbrio, problemas com compreensão, mudanças ...

O que o Covid causa na mente?

Eles apontam que, em 80% dos participantes, o coronavírus provocou dificuldade de atenção, perda de memória, problemas com a compreensão e déficits no raciocínio e na execução de tarefas comuns do dia a dia. “Isso atrapalha atividades como fazer contas, dirigir um carro, ler, arrumar a casa”, enumera Lívia.

Quais os sintomas da encefalite letárgica?

Outros sintomas foram observados: febre alta, dor de cabeça, inflamação de garganta, visão dupla, movimentos anormais do globo ocular (crise oculogírica), catatonia, perda da fala (mutismo acinético), atrofia muscular e até mesmo psicose.

Como surgiu a doença do sono?

Foram registradas três epidemias graves na história, no final do século XIX, em 1920 e de 1970 até hoje. A doença do sono é também chamada de tripanossomíase africana humana. É causada por um protozoário Trypanosoma brucei que possui duas subespécies, Trypanosoma brucei rhodesiense e Trypanosoma brucei gambiense.

O que pode causar uma doença?

As causas são as mais diversas e podem ser desencadeadas por organismos patogênicos, tais como vírus e bactérias, por problemas genéticos, por fatores emocionais e, em alguns casos, por fatores completamente desconhecidos.

Quais são as epidemias?

De acordo com o evoluir da história da humanidade, várias epidemias foram registradas. Doenças como a Varíola, a Malária, a Tuberculose, o Tifo Epidêmico, a Poliomielite, a Febre Amarela e, mais recentemente, a AIDS, assolaram a população mundial em diferentes épocas.

O que significa pandemia e epidemia?

Segundo a Organização, pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser usado quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

O que é uma área endêmica?

- áreas endêmicas: área onde sabidamente há circulação do vírus entre macacos e mosquitos silvestres, colocando em risco os humanos que não estão devidamente imunizados, ou seja, que já não são vacinados há mais de dez anos.

Qual outra pandemia ocorreu entre 1918 e 1920?

A gripe espanhola chegou à Suécia no final de junho de 1918, quando foram relatados casos na província de Scania, no sul. 11 O relato da pandemia de influenza de 1918-1920 na Suécia baseia-se em grande parte em Åman, Margareta.

Qual a outra pandemia que ocorreu entre 1918 e 1920?

A pandemia do coronavírus guarda semelhanças com a da gripe espanhola, também de alcance mundial, com um impacto devastador: infectou cerca de 500 milhões de pessoas, o equivalente a um terço da população mundial na época, e matou entre 25 milhões e 50 milhões, em geral com 20 a 40 anos, de 1918 a 1920.

Qual epidemia de 1720?

A peste negra (ou bubônica) foi responsável por pelo menos 10 epidemias entre 1400 e 1720, quando se estima que tenham morrido 25 milhões de pessoas no total. A varíola matou e deformou milhões na metade do século XVII na Europa.

O que pode causar infecção no cérebro?

As infecções podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos e, por vezes, protozoários ou parasitas. Outro grupo de doenças do cérebro, chamadas encefalopatias espongiformes, é causado por proteínas anormais, chamadas príons.

Como evitar encefalite viral?

Vacinas contra o vírus H. influenzae B, meningococo e pneumococo podem ajudar na prevenção da encefalite como complicação dessas infecções.

Qual o sintoma da encefalite viral?

Os primeiros sintomas são os da infecção viral. Com a evolução da infecção para encefalite, os seguintes sintomas podem aparecer: confusão, agitação, desmaio, extrema sensibilidade à luz, rigidez do pescoço e costas, amnésia, paralisia, fraqueza muscular e convulsões.

Artigo anterior
Qual a carga horária de trabalho de uma aeromoça?
Artigo seguinte
Quais são as principais subáreas de aprendizagem da máquina?