O que é emissão de luz?

Perguntado por: Gaspar Gonçalo de Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (23 avaliações)

A luz emitida pelas fontes primárias pode ser produzida por diferentes processos. Podemos classificar os processos de emissão de luz em: luminescentes e termoluminescentes. Termoluminescência: é a emissão de luz em razão da excitação térmica. Com o aquecimento, os átomos têm seus elétrons excitados.

O que é uma emissão de luz?

Emissão espontânea é o processo pelo qual uma fonte de luz como um átomo, molécula, nanocristal ou núcleo em estado excitado sofre uma transição para um estado de energia inferior, o estado fundamental, e emite um fotão.

Qual é a energia relacionada a emissão de luz?

Entre os exemplos de energia luminosa, está a energia luminosa incandescente. Essa consiste na produção de radiação por um corpo que está sob altas temperaturas. As lâmpadas de filamento e a luz solar são alguns exemplos nos quais essa emissão de radiação ocorre.

Quando o elétron emite luz?

A luz emitida pelo elétron é chamada fluorescência e é possível vê-la através de um microscópio, onde o íon aparece como um ponto pequeno e bem claro. Também é possível calcular quantos fótons fluorescentes o íon emite por segundo, obtendo-se por tabela o tempo de permanência do elétron na órbita superior.

Quais são os tipos de fontes de luz?

Concluímos que todo corpo capaz de emitir luz é uma FONTE DE LUZ. O sol, a chama de uma vela são consideradas fonte de luz primárias pois emitem luz própria não necessitam de outros corpos para que propague luz. Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria.

Emissão de luz -Fluorescência, fosforescência, incandescência, bioluminescência, quimioluminescência

37 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de luz?

Existem fontes de luz primárias e secundárias. Primárias: são capazes de produzir a sua própria luz, também são chamadas de corpos luminosos. Exemplo: fósforo aceso, Sol, lâmpada acesa. Secundárias: são capazes de apenas refletirem a luz que incide sobre elas, também são conhecidas como corpos iluminados.

Quais são as fontes de luz primária e secundária?

Fonte de Luz ou Fonte Luminosa. É todo corpo capaz de emitir luz, ou seja, todo corpo visível. Aos corpos que emitem luz própria damos o nome de fonte primária ou corpos luminosos, aos corpos que emitem ou difundem luz de uma fonte primária damos o nome de fonte secundária ou corpos iluminados.

Como o elétron libera energia?

Para alcançar esta estabilidade alguns átomos precisam receber elétrons, enquanto outros precisam dispensar (doar) elétrons. ... Quando o átomo por exemplo tem afinidade por receber elétrons e acaba por receber este elétron, o mesmo libera uma determinada quantidade de energia.

Qual o momento que o elétron libera energia em forma luminosa?

De acordo com a teoria de Bohr, quando um átomo recebe energia, seu elétron passa para um nível de energia maior, permanecendo em um estado excitado. Ao retornar à sua órbita original, o elétron deve liberar a energia absorvida na forma de luz no espectro visível, denominada fóton.

Como os elétrons ganham energia?

Quando um átomo absorve energia de uma fonte externa, alguns de seus elétrons ganham energia e são elevados a um nível de energia maior. ... Quando Isso acontece, a energia absorvida pelo elétron é liberada na forma de fóton de radiação eletromagnética, com um comprimento de onda diferente do original.

Qual é a energia cinética?

Energia cinética é a forma de energia relacionada aos corpos em movimento. A energia cinética é uma grandeza física escalar, cuja unidade de medida, de acordo com as unidades do SI, é o joule. A energia cinética é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade do corpo.

Como é possível um átomo emitir luz?

A emissão de luz por um átomo ocorre devido à o ganho de energia do átomo que faz um de seus elétrons passaram para outra orbita, mais distante do centro. O elétron, apesar do ganho de energia não fica muito tempo assim, voltando para sua orbita de origem. E a energia excedente é liberada, na forma de um fóton.

Qual o conceito de emissão?

Significado de Emissão

substantivo feminino Ação de emitir, de produzir, de transmitir, de entregar à circulação; difusão: emissão de luz, emissão de gases poluentes. Publicação ou expedição de um documento: emissão de nota promissória. [Telecomunicação] Difusão pelo rádio ou pela televisão: emissão televisiva.

Qual é o conceito de luz?

A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.

Quais são as 3 propriedades da luz?

Podemos resumir as propriedades da luz da seguinte forma: elas possuem uma dualidade onda-partícula, é uma radiação eletromagnética, podem se propagar pela matéria e pelo vácuo, podem ser refletidas e refratadas.

O que diz a teoria de Bohr?

O modelo atômico de Bohr, proposto em 1913 por Niels Bohr, apresenta os elétrons distribuídos em camadas ao redor de um núcleo. Semelhante à órbita de um planeta, mostra que os elétrons movem-se em sentidos circulares, mas que as órbitas possuem energias definidas.

Quando um elétron salta de uma camada mais externa para uma mais interna emite luz?

O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis originais, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar.

O que o elétron libera ao saltar de uma camada para outra?

O retorno dos elétrons ao seu estado quântico original (desde que não tenham se desprendido do átomo) libera a energia recebida para realizarem o salto. Essa energia é liberada como radiação eletromagnética na forma de unidade quantizada – um fóton –, o que ocasiona emissão de luz.

O que ocorre com os elétrons ao absorver energia?

Ao absorver um quantum de energia, o elétron salta para o outro nível mais energético, ficando no estado excitado. Porém, o estado fundamental é mais estável, por isso esse elétron emite a energia absorvida e volta para a sua órbita original.

O que acontece com o átomo que libera um elétron?

Eletroafinidade ou afinidade eletrônica corresponde à energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro no estado gasoso. O elemento flúor, por exemplo, tem essa capacidade de atrair elétrons e “capturá-los”, originando um íon de carga negativa.

Como saber qual é o elétron mais energético?

Veja que o elétron mais energético se encontra na camada 2, por isso seu número quântico principal é: n = 2. Seu subnível é p, sendo, portanto, o número quântico secundário igual a l =1.

São exemplos de fontes primárias?

São exemplos comuns de fontes primárias:
  • correspondências e diários.
  • assentos de registros públicos ou privados (civis, imobiliários, censitários, financeiros etc.)
  • periódicos (dependendo do contexto)
  • textos literários e narrativos.

O que é fonte de luz primária de exemplos?

Fontes de luz primárias: São fontes de luz que emitem luz própria. Elas podem ser: → Incandescentes: Quando emitem luz em altas temperaturas. Exemplos: o Sol, a chama de uma vela e as lâmpadas de filamento.

Qual a melhor iluminação?

No que se refere à eficiência, prefira a melhor lâmpada Led, que são lâmpadas econômicas. Já no quesito cor, lembre-se que luz amarela permite ver as cores reais do ambiente, mas em compensação a luz branca ilumina melhor.

O que é iluminação direta e indireta?

Para isso, existem dois tipo de iluminação, a direta que, como o nome já diz, é a luz que incide diretamente nos objetos para quem precisa de claridade no ambiente, e a indireta, que incide numa superfície e depois é refletida para então atingir o local que deve ser iluminado.

Artigo anterior
Quantos estágios têm o câncer de próstata?
Artigo seguinte
O que quer dizer a palavra insta?