Qual a definição de prófase?

Perguntado por: Vera Diana Barbosa Leal  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (23 avaliações)

A prófase é a primeira fase da mitose e da meiose, onde os cromossomos se condensam, os nucléolos e a carioteca se desfazem, dispersando seus componentes no citoplasma.

Como ocorre o processo de prófase?

Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. Acontece duplicação dos centríolos e formação dos fusos e áster. É a etapa mais longa da mitose.

Quais são as características da prófase?

Em termos gerais, a prófase caracteriza-se por alterações celulares que, genericamente, se podem resumir a três momentos: organização e compactação da cromatina nuclear, formando os cromossomas; desaparecimento do nucléolo; e deslocamento dos centrossomas para polos opostos das células, onde integrarão o fuso ...

Quais são as fases da prófase?

A Prófase meiótica I é subdividida em cinco (5) fases – Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese. ... Zigóteno (do grego, zygón = par ou parelha) – inicia-se a sinapse ou pareamento dos cromossomos homólogos. Este pareamento é proporcionado pelo complexo sinaptonêmico.

O que que significa metáfase?

A metáfase é a fase que sucede a prófase. Ao final da prófase, a carioteca se desintegra, dando liberdade aos cromossomos que já estão muito condensados. Eles migram para a região equatorial da célula, que fica no meio do caminho entre os pólos da célula.

Mitose (resumo) - aprenda fácil as etapas da mitose

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as fases da metáfase?

Na metáfase os cromossomos presos ao fuso pelo centrômero, encontram-se no plano equatorial da célula formando a chamada placa metafásica ou equatorial. Nessa fase da divisão celular, os cromossomos permanecem parados por um longo tempo.

O que ocorre na metáfase 2?

Ocorre também o desintegração da membrana nuclear e constituição do fuso acromático. Metáfase II - os cromossomos ficam dispostos com os centrômeros no plano equatorial, juntamente com as cromátides que são ligadas às fibras e cada uma voltada para seu polo.

Quais são as 5 subfases da prófase 1?

Essa fase é geralmente dividida em cinco subfases (leptoteno, zigoteno, paquiteno, diploteno e diacinese), meramente didáticas, para facilitar o estudo.

Em qual fase da prófase 1 ocorre o crossing-over?

A chamada permutação cromossômica ou fenômeno crossing over diz respeito a uma troca entre as cromátides homólogas que ocorre de forma natural e recíproca. Esse tipo de translocação se dá durante a meiose I da divisão celular, na fase de prófase I, mais especificamente na subfase paquíteno.

Qual a sequência da subfase da prófase 1?

Questão 1. (Acafe-SC) A sequência das subfases da prófase I é: a) Leptóteno, diplóteno, paquíteno, zigóteno, diacinese.

Qual a característica da metáfase?

Fase da mitose que ocorre entre a prófase e a anáfase, com uma duração mais curta que a prófase. Durante a metáfase, os cromossomas migram para o plano equatorial da célula, dispondo-se com os centrómeros para o centro e os braços para fora e formando a placa equatorial. ...

O que acontece no final da prófase?

Estágio final da prófase (prometáfase). O envoltório nuclear se rompe e os cromossomos são condensados completamente. No final da prófase (chamada também de prometáfase), o fuso mitótico começa a capturar e organizar os cromossomos.

Qual a principal característica da anáfase?

A anáfase é a fase na qual as cromátides irmãs dos cromossomos duplicados são separadas, puxadas através do encurtamento dos microtúbulos que estão ligados aos cinetócoros e da degradação das moléculas de tubulina que mantém as cromátides irmãs juntas.

O que ocorre com a cromatina na prófase?

Prófase: a cromatina (material genético) inicia sua espiralização, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs). Os centríolos (ausentes nas células vegetais) se posicionam em pólos opostos e entre eles aparecem as fibras do fuso.

O que acontece na fase telófase?

Última fase do processo mitótico, de longa duração, em que se verifica a reorganização da membrana nuclear à volta dos cromossomas de cada polo da célula. Na telófase o fuso acromático dissolve-se e reaparecem os núcleos. A célula passa a ter dois núcleos com a mesma informação genética.

O que é o processo de crossing-over?

A diversidade entre indivíduos tem origem no processo de recombinação gênica que ocorre durante a meiose. Este mecanismo é conhecido como crossing-over (cruzamento cromossômico), e é responsável pela variabilidade genética característica da reprodução sexuada.

Quando ocorre o crossing-over e qual a sua importância?

Quando e onde ocorre crossing over? Nesse processo, acontece a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Ele ocorre durante a prófase I da divisão celular meiose. Por conta dessa característica, o crossing aumenta a variabilidade genética.

O que acontece na fase Paquiteno?

Paquíteno: ocorre a troca de pedaços entre cromossomos homólogos, onde alguns genes que se encontravam no cromossomo paterno passam para o cromossomo materno e vice-versa. Esse fenômeno, conhecido como crossing over ou permutação, é de grande importância biológica, pois aumenta a variabilidade genética.

Qual a função da prófase 1?

A prófase é a primeira fase da mitose e da meiose, onde os cromossomos se condensam, os nucléolos e a carioteca se desfazem, dispersando seus componentes no citoplasma.

Qual fase prófase 1 da meiose 1 ocorre o processo de pareamento dos homólogos?

A Prófase I é a primeira etapa da meiose I. Nela ocorre o pareamento dos cromossomas homólogos e pode acontecer um fenômeno conhecido como crossing-over (também chamado de permuta).

O que acontece na metáfase 2 da meiose 2?

Metáfase II - como na mitose, os cromossomos prendem-se pelo centrômero às fibras do fuso, que partem de ambos os pólos. ... A citocinese separa as quatro células-filhas haploides, isto é, sem cromossomos homólogos e com a metade do número de cromossomos em relação à célula que iniciou a meiose.

Quando ocorre a meiose 2?

- Meiose II

As células-filhas iniciam a primeira etapa, a prófase II. Nesse momento, os cromossomos se condensam e é formado o fuso. Os nucléolos e a membrana nuclear fragmentam-se novamente. Inicia-se a metáfase II, os cromossomos atingem seu maior grau de condensação.

O que ocorre nas fases da meiose 2?

Na prófase II, os cromossomas, constituídos por dois cromatídios cada, condensam-se e tornam-se mais curtos e mais grossos. O fuso acromático organiza-se durante esta fase e os cromossomas prendem-se às suas fibrilas. O nucléolo desorganiza-se durante a prófase II e o invólucro nuclear desaparece.

Quais as fases de cada tipo de divisão?

Basicamente, é dividida em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase. Prófase: fase mais longa; os cromossomos começam a se condensar, o centríolo se duplica formando-se o fuso acromático (ou mitótico) e os ásteres; tanto a carioteca quanto o nucléolo desaparecem.

Quais são as fases da mitose?

As etapas da mitose são prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Ao fim da telófase, observa-se a ocorrência da citocinese, ou seja, a divisão do citoplasma da célula, gerando duas células-filhas. ... A prometáfase, por exemplo, não é descrita por todos os autores.

Artigo anterior
Quando ocorre a solidariedade mecânica?
Artigo seguinte
Quem trabalha com contrato temporário tem direito a Seguro-desemprego?