O que é embolia e quais seus tipos?

Perguntado por: Jaime Neves de Azevedo  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.4/5 (61 avaliações)

A embolia ou embolo como é conhecido pela medicina, é uma partícula que se move em nossos vasos sanguíneos, seja nas veias ou nas artérias. O êmbolo pode ser formado pelos mais variados elementos, como: bolhas de gás, grumos bacterianos, pequenos projéteis de arma de fogo, agulhas, entre outros.

Quais são os 5 tipos de embolia?

Tipos de embolia
  • Cerebral: embolia de uma artéria cerebral com amolecimento da região por ela irrigada. ...
  • Gasosa: embolia provocada por ar ou por gases. ...
  • Gorda: embolia devido a gordura que penetrou na circulação sanguínea. ...
  • Linfática: embolia num vaso linfático.
  • Pulmonar: embolia numa artéria pulmonar ou nos seus ramos.

Quais os tipos de embolia?

Tipos de Êmbolos:
  • Tromboembolia: parte de um trombo que se solta. ...
  • Embolia Gordurosa: na medula óssea temos tecido hematopoiético rico em gordura que pode ser liberada na circulação por uma fratura.
  • Embolia Gasosa: gases não solúveis na circulação, que causam dores articulares, musculares, etc.

O que é embolia e quais são os tipos de embolia?

Embolia é a ocorrência de qualquer elemento estranho (êmbolo) à corrente circulatória, transportado por esta, até eventualmente se deter em vaso de menor calibre. Tipos de embolias: Embolia direta: é a mais freqüente. Êmbolos se deslocam no sentido do fluxo sangüíneo.

O que a embolia pode causar?

Embolia Pulmonar é uma doença que se dá pelo entupimento de uma ou mais artérias do pulmão. O problema é causado por um coágulo que bloqueia a passagem de sangue pela artéria. Geralmente, esse coágulo é formado em outras partes do corpo e acaba parando no pulmão.

Embolia Pulmonar – Causas, Sintomas e Tratamento | Sua Saúde na Rede

19 questões relacionadas encontradas

Quando a embolia pulmonar pode matar?

Quando os coágulos são maiores, mais de uma artéria é afetada e pode se deslocar para as veias causando o seu entupimento, o que pode comprometer ou parar completamente a circulação da artéria pulmonar. A interrupção do percurso sanguíneo é gravíssima e pode levar à morte.

Como é feito o exame de embolia?

Exames para diagnosticar embolia pulmonar

Angiografia por TC é um tipo de tomografia computadorizada (TC). É rápida, não invasiva e bastante precisa, especialmente para grandes coágulos. Nesse teste, é injetado material de contraste por via intravenosa.

Qual a definição de embolia?

[ Medicina ] Obstrução da artéria pulmonar ou de um dos seus ramos por um coágulo sanguíneo ou por outro êmbolo.

Qual a diferença de embolia e trombose?

A trombose ocorre quando há formação de um trombo (chamado popularmente de coágulo) em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. O problema é quando esse coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, podendo ficar preso no pulmão (embolia), no cérebro ou do coração.

Como se forma e qual o principal tipo de embolia?

Embolias são causadas por bloqueios na corrente sanguínea. A causa do bloqueio é chamada embolia e pode ser sólida ou gasosa. A embolia geralmente aparece como um coágulo de sangue, bolha de ar ou gordura. É transportado através da corrente sanguínea até ficar preso e formar um bloqueio.

Qual a diferença entre embolia pulmonar é embolia gasosa?

Embolia pulmonar provoca alterações nas trocas gasosas e desencadeia sintomas como dor torácica, falta de ar e tosse. A embolia pulmonar não é sinônimo de embolia gasosa, pois, como vimos, esta última é desencadeada pela presença de gás e não devido à ocorrência de trombos.

Qual o principal sintoma clínico de um tecido sofrendo com embolia?

Coloração azulada da pele e mucosas (cianose) Dificuldade para respirar (dispneia) Dor torácica. Expectoração de sangue vindo dos pulmões (hemoptise)

Que se puede hacer para evitar una embolia?

Como Prevenir a Embolia Pulmonar

Deve-se controlar os fatores de risco, praticar exercícios físicos e interromper o tabagismo. Deve-se evitar a imobilidade, ou seja, não ficar sentado ou parado na mesma posição por muitas horas seguidas, especialmente em casos com um ou mais fatores de risco mencionados acima.

O que é embolia sistémica?

Embolia (proveniente do grego embolé = choque, ação de retrair), também conhecido como embolismo, é a obliteração de um vaso sanguíneo ou linfático, à custa de elementos anormais e insolúveis, carregados pela corrente sanguínea ou pela linfática.

É grave embolia pulmonar?

A embolia pulmonar, ou tromboembolismo pulmonar (TEP), é uma condição potencialmente grave que ocorre pela migração de um êmbolo ou coágulo para o pulmão.

Quando trombose vira embolia?

O tromboembolismo venoso ocorre quando o sangue coagula dentro das principais veias do corpo, principalmente nas pernas e coxas, originando a trombose venosa. Esse trombo pode se deslocar para os pulmões, causando a embolia pulmonar.

Quanto tempo uma trombose vira embolia?

Esse tempo pode ser de 3 até 24 meses.

Como saber se estou com trombose?

Sinais e sintomas de trombose
  1. Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  2. Vermelhidão e calor no local afetado;
  3. Dor ou sensação de peso;
  4. Rigidez da musculatura.

Qual exame detecta embolia?

Angioressonância magnética arterial pulmonar

O exame permite estudar as artérias pulmonares e possibilita diagnosticar a embolia pulmonar.

Como é a dor de embolia pulmonar?

Embolia pulmonar - sintomas

Dor torácica (dor nas costas) - a dor pode ser semelhante a um enfarte (ataque cardíaco). As dores agravam quando se respira profundamente (pleuresia). A dor agrava com o esforço, mas não desaparece mesmo em repouso; Tosse - a tosse pode ser com expetoração hemoptoica (hemoptises).

Quais os sintomas de coágulos sanguíneos?

A trombose é a formação de um coágulo no sangue (trombo) que obstrui ou dificulta a circulação de um vaso sanguíneo qualquer. A depender do local afetado e da extensão do quadro, os sintomas da trombose variam. Eles envolvem inchaço, vermelhidão, limitações de movimento, dor etc.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com embolia pulmonar?

Depois de um episodio de embolia no período que se segue 30 a 60 dias, a chance de ter nova embolia é grande por isso que a manutenção do tratamento excede esse tempo. O tratamento pode durar ate 3, 4 até 6 meses. Idade avançada.

Quais as chances de sobreviver a uma embolia pulmonar?

O poder de morte da embolia pulmonar (21,9%) é maior do que o de outras doenças mais conhecidas, como o infarto agudo do miocárdio (com 12,8% de taxa de mortalidade), a tuberculose pulmonar (6,9%) e o mal de Alzheimer (18,8%).

Porque a embolia pulmonar pode levar à morte?

Geralmente, o que causa embolia pulmonar é uma trombose que segue para os órgãos do sistema respiratório. A trombose ocorre quando o sangue coagula dentro das principais veias do corpo. O movimento do sangue leva o trombo formado para os pulmões.

Como evitar a formação de coágulos?

A melhor maneira de evitar a formação de coágulos é tomar certos medicamentos. Os dois principais medicamentos usados para ajudar a prevenir a formação de coágulos são heparina e enoxaparina (Lovenox). Algumas pessoas chamam esses medicamentos anticoagulantes de "afinadores do sangue".

Artigo anterior
Por que criticava os sofistas?
Artigo seguinte
Como secar roupa rápido com ventilador?