Quais os 3 tipos de desenvolvimento dos insetos?

Perguntado por: Francisco Marcos Costa Cardoso Campos  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (62 avaliações)

Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas.

Quais são os tipos de desenvolvimento dos insetos?

O desenvolvimento dos insetos pode ser direto ou indireto. Nesse último caso, a metamorfose pode ser gradual ou completa.

Quais são os tipos de desenvolvimento?

Tipos de desenvolvimento
  • 7 – Tipos de desenvolvimento.
  • Desenvolvimento direto.
  • Desenvolvimento indireto.
  • Desenvolvimento indireto ou metamorfósico.

Quais os tipos de desenvolvimento pós embrionário dos insetos?

Metamorfose. De acordo com o tipo de desenvolvimento pós-embrionário, podemos classificar os insetos em 3 categorias diferentes de metamorfose, sendo eles: Ametábolos, Hemimetábolos ou Holometábolos (GALLO, et al., 2002).

Qual a diferença entre o desenvolvimento direto e indireto?

O desenvolvimento pode ser direto ou indireto. No desenvolvimento direto do ovo eclode um indivíduo já semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose (insetos ametábolos). Existem dois tipos de desenvolvimento indireto: com metamorfose incompleta (insetos hemimetábolos) ou completa (insetos holometábolos).

Desenvolvimento dos insetos - Zoologia - Biologia

27 questões relacionadas encontradas

O que é um desenvolvimento direto?

É um simples processo de crescimento, já que o ser que nasce ou eclode é morfologicamente muito semelhante ao adulto. Este tipo de desenvolvimento ocorre nos animais ovíparos com uma grande quantidade de vitelo de nutrição no ovo (répteis, aves e alguns insetos como os apterigogénios) e também nos mamíferos vivíparos.

O que é desenvolvimento indireto de um exemplo?

A borboleta, por exemplo, é um organismo com desenvolvimento indireto. Ao observar o ciclo de vida desses animais, percebemos que há uma fase inicial de ovo. Em seguida, desse ovo eclode uma lagarta, que, então, entra em uma fase de pupa até que o desenvolvimento seja completado e seja liberada uma borboleta.

Como pode ser o desenvolvimento pós embrionário?

A primeira fase é composta pelos ovos, caracterizados pela sua alta resistência à dessecação, após a eclosão, temos a segunda fase que corresponde as larvas, separadas em quatro estádios. Após o quarto estádio larval forma-se as pupas, que caracteriza o início dos processos de metamorfose.

O que é o desenvolvimento pós embrionário?

Desenvolvimento pós-embrionário de Chrysomya megacephala (Fabricius, 1794) (Diptera: Calliphoridae) em temperatura ambiente e o efeito de baixas temperaturas sobre a eclosão dos ovos. ... Após 32 horas da postura dos ovos foi registrado o estágio de muda (farado) do 1º/2º ínstar larval.

Como é a reprodução e desenvolvimento dos insetos?

Reprodução e desenvolvimento

A reprodução dos insetos é sexuada, as espécies são dioicas, ou seja, com os dois sexos separados. O macho libera os espermatozoides dentro do corpo da fêmea, que ficam armazenados na espermateca e depois são fecundados, portanto a fecundação é interna.

Qual o tipo de desenvolvimento do ser humano?

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.

Quais são os tipos de desenvolvimento dos seres vivos?

Depois do nascimento, os animais podem sofrer dois tipos de desenvolvimento: direto, ou indireto. No desenvolvimento indireto os animais que nascem diferem significativamente da forma adulta, assim os indivíduos passam pela metamorfose.

Qual é o tipo de desenvolvimento direto ou indireto justifique?

O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos.

Como os insetos se desenvolvem?

O crescimento dos insetos ocorre por meio de mudas ou ecdise, significando a troca periódica do exoesqueleto formado por um polissacarídeo chamado de quitina, secretado pelas células da epiderme desses animais, impedindo o contínuo crescimento dos mesmos.

Pode-se afirmar que os insetos têm desenvolvimento?

Os insetos podem ter desenvolvimento direto ou indireto, sendo que os que possuem desenvolvimento indireto podem ser hemimetábolos ou holometábolos.

Quais são as fases de cada um dos tipos de desenvolvimento entomológico?

  • 3.1. Fases da Ontogenia dos insetos.
  • Fase Embrionária. * Inicia no momento da oviposição. ...
  • Fase Larval ou Ninfal. * Após a eclosão dos ovos iniciam os estagios subsequentes. ...
  • Metamorfose. * Todos os Pterigotos passam por graus variáveis de transformações de imaturo para a fase adulta.

Qual o tipo de desenvolvimento pós embrionário do sapo?

Com o crescimento e desenvolvimento do girino, as brânquias desaparecem, as pernas posteriores surgem, depois as anteriores, e a cauda encolhe. Posteriormente, a cauda desaparece, resultando num sapo adulto jovem.

Quais são as etapas que ocorrem no Ovario do Embriao feminino?

Na espécie humana as principais fases do desenvolvimento do embrião são a clivagem ou segmentação, gastrulação e organogênese.
...
2.
  • segmentação;
  • mórula;
  • blástula;
  • gástrula;
  • nêurula.

Qual é o tipo de desenvolvimento indireto?

No desenvolvimento indireto, o organismo, ao nascer, é completamente diferente do adulto. No seu desenvolvimento, ele sofre diversas modificações, inclusive mudança de habitat em algumas espécies. Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo.

Como também é chamado o desenvolvimento indireto?

Quando falamos em metamorfose (do grego metabole = mudança), referimo-nos às mudanças que ocorrem na estrutura, na forma do corpo e até mesmo na forma de vida de alguns organismos durante seu desenvolvimento. ... Quando um organismo apresenta metamorfose, dizemos que ele possui desenvolvimento indireto.

Qual é a vantagem do desenvolvimento indireto?

Animais com desenvolvimento indireto

Simplesmente libertam os gâmetas na água, não exibindo qualquer cuidado parental adicional. Normalmente, a libertação de gâmetas nestas espécies é sincronizada entre os indivíduos da população que libertam, assim, um elevado número de células sexuais.

O que é Ovuliparos?

Os animais ovíparos são aquelas espécies que nascem e se reproduzem através de ovos. Parte do desenvolvimento embrionário acontece fora do corpo materno, na água ou na terra. As espécies de animais ovíparos depositam ovos no meio externo com o embrião ainda se desenvolvendo.

Qual a diferença entre desenvolvimento direto e indireto em crustacea?

A fecundação é interna – normalmente com cópula – e o desenvolvimento é geralmente indireto (com estágio larval). Entretanto, existem espécies com desenvolvimento direto (sem estágio larval). Os crustáceos ocupam diferentes níveis tróficos, sendo especialmente importantes nas cadeias alimentares aquáticas.

Qual a diferença entre desenvolvimento interno e externo?

A fecundação é a união dos gametas (óvulos e espermatozoides) e pode acontecer de duas formas diferentes: Fecundação interna: ocorre dentro do corpo do animal; Fecundação externa: ocorre fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos.

O que é processo de pesquisa direto e indireto?

A via direta compreende as categorias de processos indagativo, perceptivo, analítico e experimental. A via indireta compreende os processos apropriativo–transcritivo e apropriativo–aplicativo. A essas vias e processos associa–se o seguinte referencial de propriedades.

Artigo anterior
Para que serve compressa gelada?
Artigo seguinte
Como deixar uma folha de papel envelhecida?