O que é elipse e exemplos?

Perguntado por: Ana Matilde Faria  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (50 avaliações)

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

O quê elipse e exemplos?

Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto. Exemplos: (Nesse exemplo, as desinências verbais de tenho e amo permitem-nos a identificação do sujeito em elipse "eu".) ...

Como identificar a elipse?

A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.

O que é elipse do sujeito exemplos?

Exemplo: Comi no restaurante da minha avó na semana passada. No exemplo acima, sabemos que pela conjugação do verbo (primeira pessoa do singular), o termo omitido foi o pronome pessoal (eu). Esse caso é chamado de “elipse de sujeito”.

O que Eelipse?

Elipse: é uma figura de linguagem que consiste na omissão de algum termo que pode ser compreendido pelo contexto.

Figura de linguagem Elipse - conceito e exemplos

43 questões relacionadas encontradas

O que é pleonasmo e exemplos?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.

O que é zeugma é um exemplo?

Para evitar a repetição sucessiva de termos repetidos, o zeugma garante a omissão destas palavras, sem prejudicar o entendimento total da oração, graças ao contexto e aos elementos gráficos que fazem parte da frase. Exemplo: “Eu gosto de sorvete; Maria, de chocolate” / “Sua casa é enorme, a minha é mais simples”.

Que palavra está em elipse?

Elipse é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que consiste na omissão de um ou mais termos de uma oração, sendo que estes são facilmente identificados a partir do contexto do texto. ... O termo omitido na sentença está subentendido, sendo identificável unicamente por causa do contexto do texto.

O que é aliteração é um exemplo?

O que é Aliteração:

Aliteração é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que caracteriza a repetição consecutiva de sons consonantais idênticos ou parecidos, principalmente em versos e frases. Um exemplo comum do uso da aliteração são os populares “trava-línguas”.

O que é Polissíndeto é um exemplo?

Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)

O que é elipse na literatura?

A elipse é a figura de linguagem que omite um termo, palavra ou expressão no enunciado, e o termo omitido pode ser facilmente subentendido pelo contexto.

O que é anáfora é um exemplo?

Enquanto figura de linguagem, a anáfora é caracterizada pela repetição de uma ou mais palavras no início de versos, orações ou períodos. ... Anáfora tem sua origem na palavra grega anaphorá, que indica o ato de trazer ou manter uma repetição. Exemplos de anáforas: Eu quero amor!

Como identificar a aliteração?

A aliteração está presente no fonema /r/ no começo de todas as palavras. O peito do pé de Pedro é preto. Nesse caso, a aliteração está na repetição do fonema /p/. Um tigre, dois tigres, três tigres.

O que é Paronomásia exemplos?

Um dos recursos estilístico utilizado para dificultar o falante na recitação da frase é a paronomásia, por exemplo: "Fia, fio a fio, fino fio, frio a frio". Nesse caso, além da aproximação de palavras semelhantes, temos também a repetição da consoante "f" e da vogal "o".

Qual a diferença de assonância e aliteração dê exemplos?

Aliteração é a repetição de sons consonantais, e assonância é a repetição de sons vocálicos. Os recursos sonoros, ou fônicos, contribuem para reforçar ou recriar elementos significativos. No verso "Encefalite faringite gripe leucemia" (v.

Quando ocorre elipse?

A elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.

Quais as figura de linguagem?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Quais são as modalidades das figuras de linguagem?

Para que todas as possibilidades sejam alcançadas, as figuras de linguagem abrangem diferentes modalidades:
  • Figuras de semântica.
  • Figuras de sintaxe.
  • Figuras de som/fonética.

Quais são os tipos de zeugma?

Quando é utilizada, o uso da vírgula torna-se necessário. A zeugma é utilizada na linguagem informal, e também é empregada em diversos textos poéticos e musicais. Além da zeugma outras figuras de sintaxe são: elipse, hipérbato (ou inversão), silepse, assíndeto, polissíndeto, anáfora, anacoluto e pleonasmo.

Como usar a zeugma?

Quando se trata da omissão de um verbo ou de uma expressão mais longa, aparece uma vírgula para indicar a omissão por zeugma. Mesmo quando o sujeito do verbo é diferente (e, portanto, sua conjugação também), pode haver zeugma, já que se trata do mesmo verbo.

Quais são os tipos de pleonasmo?

Existem dois tipos de pleonasmos, caracterizados de acordo com a intenção de seu uso: o literário e o vicioso. O pleonasmo literário é uma figura de linguagem, usado intencionalmente para reforçar a ideia contida na frase. Já o pleonasmo vicioso é um vício de linguagem.

Quando ocorre um pleonasmo?

De origem grega, polys – pleon – pleonasein (muito), pleonasmo significa redundância. Esse vício de linguagem acontece quando palavras redundantes são utilizadas sem função, uma vez que o sentido da mensagem já foi alcançado antes com a apresentação de outras palavras.

Quando usar o pleonasmo?

O pleonasmo é um recurso linguístico que utiliza a repetição de um termo ou de uma ideia para dar maior ênfase ou clareza. Dependendo do contexto e da intenção do falante, o pleonasmo pode configurar uma figura de linguagem ou um desvio da norma padrão.

Como identificar a assonância?

A assonância é um tipo de figura de linguagem, chamada de figura de som ou harmonia. Ela é caracterizada pela repetição harmônica de sons vocálicos (vogais) numa frase. É um recurso estilístico muito utilizado na literatura, na música e nos provérbios populares.

Como identificar uma assonância?

Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.

Artigo anterior
O que é o valor absoluto de um número?
Artigo seguinte
Quanto custa a hora extra da empregada domestica?