O que é Educação das Relações Étnicos-raciais?

Perguntado por: William Sérgio Ramos Campos  |  Última atualização: 8. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)

A Educação das Relações Étnico-raciais configura-se como uma ação educacional de atendimento direto à demanda da população afrodescendente, por meio da oferta de políticas de ações afirmativas e pedagógicas inscritas na Educação Básica.

Qual o objetivo da educação das relações Étnicos-raciais?

Nesse contexto, os objetivos da educação das relações étnico-raciais são possibilitar o reconhecimento de pessoas negras na cultura brasileira, a partir de seu próprio ponto de vista, promover o conhecimento da população brasileira sobre a história do Brasil com a visão de mundo da população negra, formar os ...

O que significa relações étnico raciais?

As relações étnico-raciais são uma expressão usada para se referir às questões concernentes à população negra-brasileira, a fim de sair do impasse e da postura dicotômica entre os conceitos raça e etnia.

O que é uma educação voltada para as relações étnico-raciais e qual sua importância?

A inserção da temática étnico-racial na educação infantil visa garantir uma educação que supere o racismo e as desigualdades geradas por ele.

Como trabalhar a educação das relações étnico-raciais?

Dessa forma, é indispensável que os processos político-pedagógicos da educação das relações étnico-raciais sejam fortemente analisados, discutidos e implementados com a participação de toda comunidade escolar, com vistas a desenvolver uma prática pedagógica que tem como objetivo central a valorização e respeito às ...

Educação das Relações Étnico-Raciais (Parte 01)

19 questões relacionadas encontradas

Como trabalhar a questão racial em sala de aula?

E confira as 6 orientações abaixo para lutar contra o racismo no seu dia a dia.
  1. Leve diversidade cultural para a sala – literalmente! ...
  2. Mostre aos alunos uma variedade de pessoas e ambientes. ...
  3. Não se limite às datas comemorativas. ...
  4. Recorra à arte e aos livros. ...
  5. Implemente lições explícitas sobre racismo e resolução de conflitos.

O que a LDB 9394 1996 afirma sobre as relações Étnico-raciais no Brasil?

A Lei nº 9.394/96 dispõe: Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

Qual a importância dos direitos étnico-raciais?

São um conjunto de normas e princípios que visam proteger grupos étnico-raciais que sofrem com a exclusão, a discriminação e a desigualdade. Eles buscam garantir que todos os direitos humanos fundamentais, como o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à justiça e ao trabalho sejam respeitados também a esses grupos.

Qual a importância de discutir questões étnico-raciais nas aulas de artes?

O ensino das questões raciais ajuda na valorização da cultura afro-brasileira e indígena como componentes nacionais. Além disso, incentiva os alunos a eliminarem ideias preconcebidas e combate preconceitos aprendidos em sociedade e, muitas vezes, replicados no ambiente escolar.

Qual a importância da diversidade étnica?

Organizações com diversidade de gênero estão propensas a 15% de mais chances de alcançarem um desempenho superior. ... Outro dado do estudo que merece destaque é a diversidade étnica, que apresenta a tendência de 35% de melhor performance.

O que são relações Étnico-culturais?

Uma etnia ou um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais. Estas comunidades geralmente reivindicam para si uma estrutura social, política e um território. ... Desse modo a construção da identidade étnica tem na auto-afirmação sua grande base fundadora.

O que é cultura étnica?

1. étnico-cultural. Coletividade de indivíduos que se caracterizam por sua religiosidade ou misticismo, arte e/ou meio de sobrevivência.

Como a educação das relações Étnico-raciais pode ajudar na construção de uma sociedade mais justa *?

Assim sendo, a educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças: um projeto conjunto para a construção de uma sociedade justa, igual, equânime.

Como trabalhar a diversidade étnica em sala?

O professor fala aos estudantes sobre a formação do povo brasileiro – as raças/etnias que o compõem (indígenas, brancos, negros e amarelos). Em seguida, pede aos estudantes que se auto-identifiquem com uma ou mais raças/etnias, anotando sua resposta em uma folha de papel, sem revelar aos demais.

Qual a importância da questão racial no Brasil?

Ela pode, dentre outros fatores, ser considerada como uma das engrenagens essenciais na modificação de uma sociedade. Desta forma, torna-se responsabilidade dos estabelecimentos de ensino, evidenciar a evolução dos educandos de maneira democrática, formando seus valores, praticas habituais e suas condutas.

Qual a importância de termos uma educação voltada para a igualdade racial?

Esse contato proporciona à criança, durante a infância, uma gama de relações sociais com seus pares e com adultos, com diferentes subjetividades, etnias, gêneros e identidades, relações essas que somam grande influência na formação de sua própria identidade e autoimagem.

Como o professor deve agir diante de uma situação de preconceito?

Em suma, diz a professora Eugenia Marques, “o que a escola precisa fazer para combater a discriminação é trabalhar na perspectiva de mostrar o que temos de forte por termos diferenças e não silenciar diante de nenhuma violência, pois não tolerar a discriminação é o primeiro passo para caminhar em direção ao respeito”.

Qual é a importância da educação?

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.

Como trabalhar a questão racial na educação infantil?

Sugestão de atividades para combater o preconceito
  1. RODAS DE CONVERSA. Reunir os pequenos em uma roda abre espaço para conhecê-los melhor. ...
  2. VÍDEOS E CONTOS. A contação de histórias merece lugar de destaque na sala de aula. ...
  3. BONECOS NEGROS. ...
  4. TOQUE. ...
  5. COMIDA. ...
  6. MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS.

Quais são as leis Étnicos-raciais?

A Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio; o Parecer do CNE/CP 03/2004 que aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História ...

O que diz a Lei nº 9.394 1996 sobre a história e cultura Afro-brasileira?

Artigo 26A da Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

O que se entende por relações Étnico-raciais assinale a afirmação verdadeira?

Considerando o que se entende por “relações étnico-raciais”, assinale a afirmação verdadeira. ... As relações étnico-raciais expressam diferenças e interesses entre as classes sociais, e como cada classe se posiciona na organização da produção material da vida cotidiana.

Quais ações de combate ao racismo podemos realizar na escola?

Abaixo, listamos 6 atitudes que podem ser tomadas para ajudar a combater o racismo institucional no setor público
  1. Reconhecer que o racismo é um problema estrutural e, diante disso, adotar uma postura institucional antirracista. ...
  2. Garantir representatividade de raças e etnias nos espaços coletivos de decisão.

Como educar para a eliminação do racismo e para a valorização da diversidade e da diferença?

Como promover a valorização da diversidade na escola?
  1. fortaleça a autoestima e o senso de identidade por meio de discussões sobre representatividade em livros, filmes, músicas, revistas e outras produções culturais;
  2. promova a integração com dinâmicas e trabalhos em grupos;

Como a cultura negra pode contribuir com a equidade Étnico-racial na escola e na sociedade?

Assim, a presença da cultura e identidade negra na escola é fundamental para garantir a sensação de representação/pertencimento àquele espaço. Discutir a real importância da cultura e identidade negra na escola é resgatar a auto estima e criar novas perspectivas na forma do cidadão enxergar-se como igual aos demais.

Artigo anterior
Tem crase a senhora?
Artigo seguinte
O que é substancia composta?