O que é edema Comente sobre os fatores causais relacionados com o edema?

Perguntado por: Ângela Catarina Torres Branco  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar. Diminuição da pressão oncótica plasmática.

O que que é edema?

Edema é o nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano.

O que é edema e suas principais causas?

O edema, conhecido popularmente por inchaço, acontece quando existe acúmulo líquido para debaixo de pele, que normalmente aparece devido a infecções ou consumo excessivo de sal, mas também pode surgir em casos de inflamações, intoxicações e hipóxia, que é quando falta oxigênio em determinada parte do corpo, além de ...

Quais são os fatores que podem levar ao edema?

Um edema pode ter causas diversas, tais como alterações na parede de um capilar, diminuição da pressão oncótica do plasma, aumento da pressão hidrostática do sangue, retenção de sódio e diminuição da drenagem linfática.

Como descrever o edema?

O edema ou “inchaço”, como é popularmente chamado, é definido como um aumento de volume devido ao acúmulo de líquido no espaço intersticial em qualquer parte do corpo (SELIGMAN, 2013). O edema de membros inferiores é um sinal comum e pode ser um achado de um sério problema de saúde (GOROLL; MULLEY, 2006).

Semiologia do Edema

36 questões relacionadas encontradas

Como se classifica edema?

Classifica-se o edema em graus de escala ascendente: quando atinge membros inferiores até a tíbia (edema uma cruz +), estendem-se as coxas e também aos membros superiores (edema ++), alastra-se por todo o corpo, excluindo as cavidades serosas (+++) e, finalmente, constitui o derrame generalizado ou anasarca (++++) ( ...

Como se explica o edema inflamatório?

O edema do tipo inflamatório é aquele em que se dá por aumento da permeabilidade vascular, em resposta à liberação de citosinas inflamatórias. Essas substâncias têm capacidade de vasodilatação e formação de resposta inflamatória tecidual.

O que pode causar edema nos membros inferiores?

Causas do edema dos membros inferiores

Quando ambas as pernas são afetadas pelo edema dos membros inferiores, as possíveis causas podem ser insuficiência cardíaca, hepática, venosa ou renal, além de problemas da tireoide ou medicamentos.

Quais são os tipos de edema é o que ocorre em cada um?

Edema
  • Edema comum: quase sempre é generalizado, possuindo em sua composição água e sal.
  • Linfedema: é um edema localizado formado pelo acúmulo de linfa. ...
  • Mixedema: é um edema localizado que ocorre em casos de hipotireoidismo, havendo um acúmulo de água, sais e proteínas produzidas nesta afecção.

O que fazer em caso de edema?

Retenção de líquido: conheça algumas dicas para diminuir o edema
  1. Potássio, magnésio e vitamina B6. Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. ...
  2. Beba água. ...
  3. Evite alimentos ricos em sódio. ...
  4. Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas. ...
  5. Esticar as pernas para cima. ...
  6. Procure orientação médica.

O que é edemas nas pernas?

O que é Edema periférico? O inchaço indolor dos pés e tornozelos é um problema comum, especialmente entre os idosos. O aumento anormal de líquidos nos tornozelos, pés e pernas é chamado de edema.

Quantos tipos de edema existe?

Existem três tipos de edema: o edema comum, o linfedema e o mixedema. É composto de água e sal, quase sempre é generalizado. É o edema cuja formação deve-se ao acúmulo de linfa.

O que significa 4 edema?

AVALIAÇÃO DO EDEMA

Classificar de + a 4+. Indica o grau de congestão. vasculares e dermatológicas são mais comuns, mas pode ser também por causa ortopédica.

O que é pressão hidrostática e osmótica?

A força é tão grande que ele extravasa, sai do capilar e inunda todos os tecidos. A troca, então, ocorrerá dentro dessa inundação.” Ele explica que, à medida em que o sangue extravasa, a pressão hidrostática cai dentro do sistema vascular, e uma outra força entra em ação, que é a pressão osmótica.

Como avaliar intensidade do edema?

Na presença de edema subcutâneo, observa-se o sinal de Godet, ou cacifo, pesquisado sobretudo onde sobre plano ósseo, pinçando-se a pele entre o indicador e o polegar. Também à palpação observam-se a sensibilidade, temperatura e a intensidade do edema (esta última registrada em termos de cruzes + a ++++/4+).

Como avaliar o sinal de Godet?

O Sinal de Cacifo ou Sinal de Godet é um sinal clínico avaliado por meio da pressão digital sobre a pele, por pelo menos 5 segundos, a fim de se evidenciar edema. É considerado positivo se a depressão (“cacifo”) formada não se desfizer imediatamente após a descompressão.

Como diagnosticar clinicamente o edema?

Clinicamente, os caracteres do edema são evidenciados pelo exame da pele, dado o acúmulo de líquido no tecido celular sub cutâneo.

O que é o sinal de Godet?

O sinal de Godet também é chamado de cacifo ou sinal de cacifo. Nada mais é do que a depressão que se forma na pele após a compressão desse local, por meio dos dedos das mãos, indicador e polegar, fazendo um movimento de pinça ou contra estrutura óssea.

Qual a diferença entre edema e linfedema?

Os edemas podem resultar da ação isolada de qualquer dos fatores citados, mas é mais frequente e grave quando há participação de mais de um deles. O linfedema é uma disfunção estática que desenvolve-se a partir de um desequilíbrio entre a demanda linfática e a capacidade do sistema em drenar a linfa.

O que pode causar um edema?

O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar. Diminuição da pressão oncótica plasmática.

Como acabar com edema nas pernas?

6 dicas para diminuir o inchaço das pernas
  1. Elevar as pernas. ...
  2. Beber bastante líquidos ao longo do dia. ...
  3. Diminuir a quantidade de sal. ...
  4. Praticar atividade física. ...
  5. Fazer massagens. ...
  6. Uso de remédios.

O que é bom para edema na perna?

Nestes casos, é importante fazer acompanhamento com o médico para fazer o tratamento mais adequado.
  1. Remédios caseiros. ...
  2. Diminuir o consumo de sal. ...
  3. Beber líquidos. ...
  4. Elevar as pernas. ...
  5. Movimentar as pernas. ...
  6. Banho de imersão com sais de Epsom. ...
  7. Banho de contraste. ...
  8. Massagem.

Como reduzir edema fisioterapia?

O fisioterapeuta com técnicas e recursos específicos como: drenagem linfática, fortalecimento muscular, cinesioterapia para estímulo do retorno venoso, eletroterapia, entre outras técnicas poderá contribuir e acelerar o processo de recuperação.

Como diminuir edema de Mmii?

Portanto, não se usa diuréticos em pessoas saudáveis com pequenos edemas nos membros inferiores, principalmente se associados ao período menstrual. O melhor é reduzir o consumo de sal e suspender drogas que possam causar edemas como Nifedipina, amlodipina, rosiglitazona, anti-inflamatórios e minoxidil.

Artigo anterior
Onde fica a maior sequoia do mundo?
Artigo seguinte
Quem era o antigo usuário da GOMU GOMU no Mi?