Como endereçar resposta a acusação?

Perguntado por: Ana Carvalho de Leal  |  Última atualização: 25. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (22 avaliações)

A qualificação do acusado ocorre na denúncia, portanto, não há necessidade de qualificar na resposta à acusação. Dessa forma, a peça deve ser dirigida à vara criminal da comarca ou circunscrição judiciária em que foi recebida a denúncia.

Quais os pedidos na resposta a acusação?

Portanto, o pedido principal em uma resposta à acusação, seja nos ritos ordinário ou sumário, ou mesmo no rito dos crimes dolosos contra a vida, será o de absolvição sumária, na forma de um dos incisos do art. 397 do CPP.

O que alegar nas preliminares da resposta a acusação?

Na resposta à acusação, podemos arguir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário.

Qual a diferença de defesa prévia e resposta a acusação?

Enquanto na resposta à acusação o juiz recebe a denúncia e posteriormente determina a citação do réu para ofertar a resposta, na defesa prévia e na defesa preliminar é diferente, o promotor oferece a denúncia, o réu apresenta a defesa prévia (ou preliminar) e posteriormente o magistrado vai analisar o recebimento (ou ...

É obrigatória a apresentação da resposta a acusação no Processo Penal?

A peça de resposta à acusação é de oferecimento obrigatório e, se ela não for apresentada no prazo legal de dez dias, o juiz que preside o feito deverá nomear um defensor para oferecê-la, renovando-se o prazo.

Elaborando a Resposta à Acusação no Processo Penal [COM MODELO]

33 questões relacionadas encontradas

O que diz a Súmula 710 do STF?

SÚMULA 710

No processo penal, contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem.

O que diz a Súmula 523 do STF?

No processo penal, a falta da defesa constitui nulidade absoluta, mas a sua deficiência só o anulará se houver prova de prejuízo para o réu.

O que acontece se o réu não apresentar resposta a acusação?

Trata-se de uma peça essencial e obrigatória para regular o desenvolvimento do processo criminal. A ausência de apresentação da resposta à acusação pelo réu, leva o juiz nomear um defensor que será responsável por patrocinar a defesa.

O que acontece depois da resposta a acusação?

Após a apresentação da resposta à acusação pelo acusado, o juiz volta analisar a questão do recebimento/rejeição da denúncia, ratificando seu recebimento anterior, ou rejeitando tardiamente a exordial acusatória.

Quando começa a contar o prazo para resposta a acusação?

§ 1º Não se computará no prazo o dia do começo, incluindo-se, porém, o do vencimento. Baseado no § 1º, assim é contado: Exemplo: Se um acusado recebeu uma citação em 01/06/2020, os 10 (dez) dias começarão no dia 02/06/2020 e seu prazo findará em 11/06/2020.

O que não pode faltar em uma resposta à acusação?

Com o recebimento da denúncia, o advogado deve se atentar aos fatos que ocorreram previamente ao processo, em caso de possíveis nulidades, como inépcia da mesma. Ademais, na denúncia ou queixa, devem ser expostos o fato criminoso, esclarecimentos, a qualificação do acusado e o rol de testemunhas, se houver.

Pode pedir absolvição em resposta a acusação?

Na resposta à acusação há a possibilidade de se pleitear a absolvição sumária do acusado, isto é, o magistrado pode resolver o mérito antes mesmo da instrução do processo e absolver o réu.

O que pedir na defesa prévia?

A defesa da autuação (ou defesa prévia) consiste na indicação de erros ou inconsistências verificados na Notificação de Autuação de Infração de Trânsito ou no Auto de Infração de Trânsito (AIT). A defesa da autuação visa ao arquivamento do Auto de Infração de Trânsito antes que seja aplicada uma penalidade.

Como fazer defesa de acusação?

Utilize fatos, provas materiais, depoimentos de testemunhas ou outras evidências relevantes para sustentar sua defesa. Preliminares Processuais: Caso haja irregularidades processuais ou violações de direitos em relação à forma como a acusação foi apresentada ou conduzida, é o momento de mencioná-las.

O que falar nas alegações finais?

As alegações finais, teoricamente, devem apresentar os motivos pelos quais a ação existe, um breve resumo das etapas processuais, a explanação das argumentações feitas, uma breve compreensão da audiência de instrução e, por último, os apontamentos de direitos e de fatos que compõem a peça processual.

Quantas testemunhas na resposta a acusação?

Art. 401. Na instrução poderão ser inquiridas até 8 (oito) testemunhas arroladas pela acusação e 8 (oito) pela defesa. (Redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).

É possível a rejeição da denúncia após a resposta a acusação?

Quando a denúncia pode ser rejeitada? De acordo com o artigo 395 do Código de Processo Penal, a análise sobre o recebimento ou rejeição da denúncia deve ser feita antes da resposta à acusação. No entanto, também é possível que o juízo a rejeite após a defesa.

O que é preliminares resposta?

Preliminares são questões que devem ser resolvidas antes do exame do mérito.

Qual defesa contra queixa-crime?

Ação penal.

Quando o juiz poderá absolver o réu?

O mesmo diploma legal, em seu artigo 415, também prevê que o acusado pode ser sumariamente absolvido quando: 1) for provado que o fato não ocorreu; 2) houver prova de que o acusado não praticou o crime; 3) o fato não constituir infração penal; 4) for demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime.

O que fazer quando o réu não contesta a ação?

Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando a inocorrência do efeito da revelia previsto no art. 344, ordenará que o autor especifique as provas que pretenda produzir, se ainda não as tiver indicado. Além disso, confirmando esse entendimento, a doutrina também postula para reforçar essa determinação.

Quais as 3 fases do Processo Penal?

  • Inquérito policial – A polícia investiga as circunstâncias e motivos do crime, identifica autor e testemunhas, e elabora o laudo com a causa da morte.
  • Indiciamento do autor – A polícia envia o processo ao juiz.
  • Denúncia – Autorizado pelo juiz, o promotor analisa o processo e decide denunciar o acusado.

O que diz a Súmula 683 do STF?

O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

O que diz a Súmula 711 do STF?

● Súmula 711 e crimes em espécie

A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

O que diz a Súmula 510 do STF?

SÚMULA 510

Praticado o ato por autoridade, no exercício de competência delegada, contra ela cabe o mandado de segurança ou a medida judicial.

Artigo anterior
Qual a diferença do macarrão normal e o integral?
Artigo seguinte
Como emitir 2 via da Celpe pelo CPF?