O que é e quando ocorre a diferenciação celular?

Perguntado por: Ângelo Morais  |  Última atualização: 4. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (15 avaliações)

A diferenciação celular é o processo pelo qual as células de um organismo começam a se tornar diferentes em sua forma, composição e função.

O que é diferenciação celular e como ocorre?

Resulta da expressão diferencial de genes e é um processo ontogenético que ocorre no desenvolvimento dos seres multicelulares. As células proliferam-se, diferenciam-se, migram e interagem umas com as outras e com a matriz extracelular, formando diferentes tecidos e órgãos.

O que é o processo de diferenciação?

Na biologia do desenvolvimento, diferenciação é o processo no qual as células vivas se "especializam", gerando uma diversidade celular capaz de realizar determinadas funções. Estas células diferenciadas podem atuar isoladamente - como os gametas e as células sexuais dos organismos menores, como as bactérias.

O que ocorre para as células se diferenciarem umas das outras?

Mesmo que todas as células de um mesmo organismo possuam todos os genes iguais, alguns grupos celulares irão formar tecidos e órgãos diferentes, pois terão certos genes expressos, enquanto outros não terão expressão. A esse pro- cesso dá-se o nome de diferenciação celular.

O que é diferenciação celular na planta?

Na fisiologia vegetal, a diferenciação celular refere-se ao processo pelo qual uma célula indiferenciada se transforma em um tipo de célula específico com funções e estruturas particulares.

DIFERENCIAÇÃO CELULAR - ESPECIALIZAÇÃO CELULAR E APOPTOSE - CITOLOGIA

20 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da diferenciação celular?

A diferenciação celular constitui um processo biológico complexo e vital, uma vez que regula a expressão de um grande número de genes ligados a funções tecido-específicas e controla a proliferação celular. O processo de diferenciação compreende diversas etapas programadas geneticamente1.

Como é o processo de divisão celular?

A divisão celular consiste na multiplicação de uma célula para originar outras. Ela acontece tanto nos organismos pluricelulares, que possuem dezenas de milhões de células, como nos unicelulares, que se reproduzem e geram novas células.

Quais são as células diferenciadas?

Os exemplos de células diferenciadas no corpo humano incluem os neurônios, as células que revestem o intestino e os macrófagos do sistema imunológico, que devoram as bactérias invasoras. Cada tipo de célula diferenciada tem um padrão de expressão gênica que ela mantém estável.

Quais células são responsáveis pela produção de fatores de crescimento e diferenciação celular?

FIBROBLASTO: Sintetizam a matriz extracelular (proteínas colágeno, elastina, glicoproteínas, glicosaminoglicanos, proteoglicano) Produz fatores de crescimento (que controla a proliferação e a diferenciação celular) e essa célula é a mais comum no tecido conjuntivo.

O que são fatores de diferenciação?

O que são fatores de diferenciação? O fator de diferenciação é o conjunto de características (não necessariamente físicas) que fazem com que a oferta de uma empresa para outra não seja a mesma e dificilmente, ou arrisco dizer, nunca serão copiados.

Qual é a estratégia de diferenciação?

As estratégias de diferenciação fazem com que uma empresa se destaque significativamente através das suas ações, dos seus serviços e dos seus produtos. São estas que fazem com que cada cliente localize e identifique uma empresa imediatamente, graças a um elemento diferenciador que a torna única.

Como é o processo de apoptose?

Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico.

O que estimula o crescimento celular?

Os fatores de crescimento são citocinas e proteínas, biologicamente ativas que regulam o ciclo celular, que são secretadas por células epidermais e epiteliais como macrófagos, fibroblastos e queratinócitos e tem a função de exercer a comunicação celular entre as células que os produzem e outros grupos celulares.

Como acontece o crescimento da célula?

Durante a interfase, a célula cresce e faz uma cópia de seu DNA. Durante a fase mitótica (M), a célula separa seu DNA em dois conjuntos e divide seu citoplasma, formando duas novas células.

Quais são os três tipos de células?

Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus. As células eucarióticas são as mais complexas e incluem as células do sangue, da pele, do tecido nervoso e dos órgãos. As procariontes são as menos complexas e incluem as bacterias.

Quais células do corpo não se renovam?

A capacidade de renovação e reparação de tecidos diminui na medida em que envelhecemos. Também há exceções: células musculares cardíacas e neurônios não possuem reposição natural. Uma vez que são perdidas, não surgem novas.

Qual é o órgão responsável pela produção do sangue?

O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos como o fêmur produzem sangue.

Qual é a célula menos diferenciada?

No entanto, as células-tronco totipotentes são as células mais indiferenciadas, por isso, dão origem ao embrião e podem diferenciar-se em qualquer célula do corpo.

Quais são os 4 processos da mitose?

A mitose consiste em quatro fases básicas: prófase, metáfase, anáfase, telófase. Alguns livros-texto listam até cinco, dividindo a prófase em uma fase anterior (chamada prófase) e uma fase posterior (chamada prometáfase).

Como saber se é mitose ou meiose?

mitose não tem crossing over (troca de material genético), na meiose, por outro lado, há; na mitose, o processo é equacional, ou seja, o número de células é mantido. Na meiose, acontece o processo reducional, no qual há redução pela metade do número de cromossomos nas células-filha.

Qual é a função da membrana celular?

A membrana plasmática é a estrutura que delimita a célula separando o meio intracelular do extracelular, como se fosse uma parede. Ela tem uma barreira seletiva que permite entrar e sair substâncias, como nutrientes e oxigênio de dentro para fora e de fora para dentro da célula.

Qual é a organela responsável pela apoptose?

As organelas celulares chamadas mitocôndrias são os árbitros da apoptose, elas podem dar continuidade a ação ou retardá-la. As mitocôndrias contêm enzimas que produzem apoptose, e que adiam o processo.

O que faz as células morrerem?

Quando uma célula sofre lesões em sua membrana celular, sofre um processo citotóxico e morre. Estas células podem morrer também sem mesmo sofrerem lesões em suas membranas através de um processo de morte programada chamado de apoptose.

Artigo anterior
O que acontece se pagar a fatura antes do fechamento Santander?
Artigo seguinte
Quantos feriados nacionais existem no Brasil?