O que é e para que serve uma tabela de temporalidade e destinação?

Perguntado por: Débora Nunes Pinho  |  Última atualização: 22. April 2022
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O principal objetivo de uma tabela de temporalidade é controlar o volume de emissão de documentos de forma eficiente e segura, por meio da limitação do período de armazenamento.

O que são as tabelas de temporalidade e destinação de documentos?

O código de classificação e a tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo são instrumentos que refletem as funções e atividades de um órgão e/ou entidade, utilizados para classificar, avaliar e definir a destinação final de todos os documentos, produzidos e/ou recebidos por uma instituição.

O que é tabela de temporalidade na Arquivologia?

Uma tabela de temporalidade é uma ferramenta auxiliar da gestão de documentos. Ela evita perdas e extravios, assim como indica o período de armazenamento de cada arquivo, de acordo com o que a legislação determina. Devido a suas características, um dos benefícios é a facilidade de busca de documentos.

O que é temporalidade do documento?

O prazo de arquivamento — ou, como nos referimos anteriormente, a temporalidade do documento — é o período pré-definido em que os documentos devem permanecer guardados. Em outras palavras, é o seu tempo de vida útil.

Qual a necessidade do uso da tabela de temporalidade?

Qual é a importância da Tabela de Temporalidade? Na Tabela de Temporalidade, o gestor pode fazer previsões e assim impedir prejuízos e erros na guarda da documentação, pois a ferramenta possibilita a análise de critérios e o monitoramento das etapas de armazenamento, com organização, segurança e praticidade.

Descubra o que é a TABELA DE TEMPORALIDADE de Documentos e os BENEFÍCIOS que ela traz às empresas

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Quais os objetivos da tabela de temporalidade?

O principal objetivo de uma tabela de temporalidade é controlar o volume de emissão de documentos de forma eficiente e segura, por meio da limitação do período de armazenamento.

Qual a importância do acondicionamento adequado dos documentos?

Em geral, as embalagens protegem os documentos contra a poeira e danos acidentais, minimizam as variações externas de temperatura e umidade relativa e reduzem os riscos de danos por água e fogo em casos de desastres.

Qual é o prazo de guarda dos documentos?

5 anos. Obedece ao prazo previsto no Código Civil, Lei 10.406/02, art. 206, § 5º, I.

O que é tramitação de um documento?

Tramitação é toda movimentação de documento, avulso ou processo, ocorrida interna ou externamente no Ifes. Toda tramitação de processo deve ser registrada no Protocolo ou unidade protocolizadora, com isso, haverá um controle da movimentação visando a pronta prestação de informação sobre sua localização.

Como sei o tempo de arquivamento?

Alguns exigem um prazo inferior a 3 anos, alguns até a aposentadoria e outros chegam até não ter tempo determinado.
  1. Documentos de prazo inferiores a 3 anos. ...
  2. Documentos de prazo de 3 anos. ...
  3. Documentos de prazo de 5 anos. ...
  4. Guardar documentos de prazo superior a 5 anos, até a aposentadoria ou indeterminado.

Qual a função da tabela de temporalidade SP sem papel?

Planos de Classificação e Tabelas de Temporalidade de Documentos são os principais instrumentos da gestão documental. Eles garantem a racionalização administrativa, a agilidade e a transparência no acesso às informações e a preservação do patrimônio documental do Governo do Estado de São Paulo.

O que é destinação de documentos?

A fase destinação dos documentos é uma fase crítica, pois envolve decisões sobre quais documentos devem ser preservados permanentemente como memória do passado. Além disso, define-se por quanto tempo os documentos, destinados à eliminação, devem ser retidos por razões administrativas ou legais.

Como classificar os documentos de acordo com a destinação Cite e descreva cada um deles?

Como é feita a categorização e subcategorização
  1. Gênero. Se refere à maneira de apresentar o documento de acordo com seu suporte. ...
  2. Espécie. É a definição a partir da disposição e da natureza das informações, por exemplo: Ata, Contrato, Decreto, Ofício, Certidão e entre outras.
  3. Tipologia. ...
  4. Natureza do assunto. ...
  5. Forma. ...
  6. Formato.

Quais são as fases da gestão de documentos?

A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos.

O que é um processo em tramitação?

Significado de Tramitação

[Jurídico] Conjunto das ações, procedimentos ou diligências legais e necessárias para o desenvolvimento de um processo.

O que é tramitação no processo?

A tramitação de um projeto de lei (ou emenda) é o processo que vai desde a sua apresentação até sua discussão e aprovação, ou arquivamento. Em geral, um projeto de lei tramita pela Comissão de Legislação e Justiça e pelas comissões permanentes que se ocupam do assunto tratado pelo projeto.

O que é um processo tramitando?

Seguir os trâmites, os procedimentos ou atos legais e obrigatórios para obter o resultado de uma ação, processo, questão; processar-se: o projeto vai tramitar com urgência para ser votado em plenário hoje.

O que e guarda de documentos?

A guarda de documentos é a organização e o armazenamento de arquivos físicos ou digitais de maneira segura, com o objetivo de preservar e facilitar o acesso posterior a esse material.

Qual a importância de armazenar e conservar arquivos?

A falta de quaisquer documentos exigidos por uma eventual fiscalização poderá acarretar a lavratura de auto de infração com a consequente imposição de multa. Independentemente da forma escolhida, seja o arquivo em papel ou digital, os documentos precisam ser guardados e principalmente, conservados.

O que é atividade de acondicionamento?

- Acondicionamento: é a colocação dos resíduos sólidos no interior de recipientes apropriados, revestidos, que garantam sua estanqueidade, em regulares condições de higiene, visando a sua posterior estocagem ou coleta.

Como armazenar documentos?

Como preservar documentos em papel
  1. Local de armazenamento. A escolha do local para armazenar documentos é um dos pontos mais importantes. ...
  2. Embalagens e pastas. Não deixe os papéis soltos e evite o uso clips e grampos para anexar folhas, que podem enferrujar e deixar manchas nos documentos. ...
  3. Limpeza.

Qual é o objetivo do arquivo?

Objetivo do arquivo

No entanto, qualquer que seja a finalidade de um arquivo, as suas funções básicas são as mesmas: guardar e conservar os documentos, de modo a serem utilizados para atender a interesses, seja esses administrativos, pessoais e/ou históricos.

Quais as características dos documentos de acordo com o prazo de guarda?

5.6 - Prazo de Guarda dos Documentos

O prazo de guarda vincula-se à determinação do valor do documento, de acordo com os seguintes fatores : • eqüência de uso das informações contidas nos documentos; existência de leis ou decretos que regulem a prescrição legal de documentos (prazos prescricionais);

Para que serve o arquivo corrente?

O arquivo corrente é aquele arquivo que ainda está em uso e ainda é utilizado com frequência, sendo importantes para as atividades da empresa e são alocados perto dos seus usuários diretos, devido à grande possibilidade de uso que apresentam, e são conhecidos também como arquivos ativos.

Como são classificados os documentos?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

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