O que é e para que serve o PPA?
Perguntado por: Salvador David de Batista | Última atualização: 13. März 2025Pontuação: 4.5/5 (48 avaliações)
Plano Plurianual (PPA) Ele define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal, contemplando as despesas de capital (como, por exemplo, os investimentos) e outras delas decorrentes, além daquelas relativas aos programas de duração continuada.
Qual é a função do PPA?
A finalidade principal do PPA é impedir a descontinuidade de políticas e obras públicas de importância estratégica para o Munícipio, Estado ou País.
Para que serve o PPA a LDO e a LOA?
Assim, a LDO ao identificar no PPA as ações que receberão prioridade no exercício seguinte torna-se o elo entre o PPA, que funciona como um plano de médio-prazo do governo, e a LOA, que é o instrumento que viabiliza a execução do plano de trabalho do exercício a que se refere.
Quais são as principais características do PPA?
O Plano Plurianual (PPA) é uma Lei que define as diretrizes e os objetivos estratégicos de Governo para um período de quatro anos. Atua como um instrumento de planejamento para a elaboração dos programas das diversas áreas de atuação do Governo, por exemplo, saúde, educação, segurança e meio ambiente.
Quais são os princípios do PPA?
O PPA tem como princípios básicos: Identificação clara dos objetivos e prioridades do Governo Estadual. Organização dos propósitos da administração estadual em programas. Integração do plano com o orçamento, por meio dos programas.
O que é o PPA - Plano Plurianual
Qual a diferença entre LOA LDO e PPA?
Assim, enquanto o PPA é usado pelo gestor público para traçar um plano de médio prazo, a LDO serve para detalhar e organizar esses objetivos e metas para o ano seguinte, sendo uma espécie de molde para votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), a ser apreciada somente no segundo semestre e fazendo um link entre o PPA e a ...
De quem é a atribuição de elaborar o PPA?
Todos os projetos das leis orçamentárias - PPA, LDO e LOA - têm autoria do presidente da República.
Quais são os 5 princípios orçamentários?
Este princípio é consagrado no art. 37 da CF de 88: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: ..."
Quais são as 4 etapas do ciclo orçamentário?
De forma geral, o ciclo orçamentário é composto das seguintes fases: elaboração da proposta, apreciação legislativa, execução, controle e avaliação. Corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até a avaliação final.
Quais são as três leis orçamentárias?
As leis de caráter orçamentário dizem respeito ao plano plurianual (PPA), às diretrizes orçamentárias (LDO), suas alterações, ao orçamento anual (LOA) e aos créditos adicionais, os quais são apreciados na forma do Regimento Comum (art.
Quanto tempo dura o PPA?
É elaborado e encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro do primeiro ano do mandato presidencial e orienta o planejamento orçamentário para os quatro anos subsequentes.
Quantos anos dura a LDO?
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano.
Quais os prazos de envio do PPA LDO e LOA?
Prazo para envio: até 31 de agosto de cada ano; Prazo para devolução: 22 de dezembro de cada ano.
Qual o objetivo da LOA?
A LOA deve estimar os gastos e os valores a serem arrecadados, além de apontar, situar e quantificar os bens e serviços a serem ofertados pelo Município à sociedade como retorno pelos tributos pagos. Saiba mais: An error occurred.
Quem aprova a LOA municipal?
Aprovação: A LOA municipal é aprovada quando a maioria dos vereadores vota a favor do projeto, geralmente em sessões legislativas específicas para esse fim.
O que diz o artigo 165 da Constituição Federal?
165, a iniciativa do Poder Executivo para a propositura de leis voltadas a estabelecer o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais, em função da competência técnica do dirigente da Administração Pública para gerir as finanças e definir as políticas do ente.
Quanto tempo dura o ciclo orçamentário?
Vigência por 4 anos
Com vigência de quatro anos, o PPAG inicia-se no segundo ano do mandato do prefeito e termina no primeiro ano da gestão seguinte.
Quem elabora o ciclo orçamentário?
Essa fase do ciclo orçamentário é realizada pelos órgãos internos e externos que apreciam e julgam se a aplicação dos recursos ocorreu de acordo com o que determina a lei. Esses órgãos poderão realizar inspeções e auditorias, a qualquer momento, sem prejuízo da apreciação final das contas.
Como funciona o ciclo orçamentário?
O ciclo orçamentário federal é composto basicamente de três leis, todas originárias do Poder Executivo: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Tradicionamente, os projetos dessas leis são os que mais recebem emendas de deputados e senadores.
O que é a regra de ouro do orçamento público?
Essa regra impede que governos se endividem para o pagamento de despesas correntes como: pessoal, benefícios sociais, juros da dívida e o custeio da máquina pública. Os dispositivos legais que disciplinam a regra de ouro são: art. 167, inciso III da Constituição Federal de 1988; art.
Quais são os modelos orçamentários?
- Orçamento Tradicional (Clássico) Apesar de o nome ser orçamento tradicional, este não é o que se utiliza no Governo. ...
- Orçamento de Desempenho. Certamente que o orçamento tradicional não vingou. ...
- Orçamento de Base Zero (Orçamento por Estratégia) ...
- Orçamento-Programa.
Como fazer um PPA passo a passo?
Um bom PPA só pode ser traçado se partir da realidade sobre a qual pretende alterar. Isto é, é preciso fazer estudos prévios e análises sobre o que será alterado. Para isso, é necessário estipular indicadores específicos para cada ação do PPA.
Quem faz a LOA?
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. Nesta lei, está contido um planejamento de gastos que define as obras e os serviços que são prioritários para o Município, levando em conta os recursos disponíveis.
Quem é responsável pela LDO?
O projeto da LDO é elaborado pelo Poder Executivo, sob a direção do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e a coordenação da secretaria de Orçamento Federal (SOF), e precisa ser encaminhado ao Congresso Nacional até o dia 15 de Abril de cada ano.
O que compete à LDO?
- Traça regras para as despesas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; - Autoriza o aumento de despesas com pessoal; - Disciplina o repasse de verbas da União para estados, municípios e entidades privadas; - Indica prioridades de financiamento pelos bancos públicos.
Quando se fala em sistematização das análises Deve-se considerar?
Onde fica o app atalhos no iPhone?