O que é e para que serve a cromatografia?

Perguntado por: Clara Nicole Fernandes  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (43 avaliações)

A Cromatografia é uma das técnicas de análise química mais empregadas. Dentre seus vários tipos, elas servem para identificar substâncias, purificação e ou separação de compostos! Monitoramento do ar, testagem de água potável, detecção de drogas através da urina e fingerprinting.

Que se entende por cromatografia?

CROMATOGRAFIA: opera com o mesmo princípio da extração, porém uma fase é fixada no local, enquanto a outra fase se move por ela. Separação de misturas por interação diferencial dos seus componentes entre uma FASE ESTACIONÁRIA (líquido ou sólido) e uma FASE MÓVEL (líquido, gás ou fluído supercrítico).

O que é a cromatografia em papel?

Resumo: A cromatografia em papel é um método de separação usado para verificar a composição de algumas amostras orgânicas usando uma fase móvel, como um reagente orgânico e uma fase estacionária, como papel.

Qual o principal fundamento da cromatografia?

Cromatografia é um processo de separação e identificação de componentes de uma mistura. Essa técnica é baseada na migração dos compostos da mistura, os quais apresentam diferentes interações através de duas fases.

Onde podemos usar a cromatografia?

As aplicações da cromatografia
  • Para monitorar a qualidade do ar e testar a água potável.
  • Na detecção de drogas na urina e nos outros líquidos de corpo.
  • Usado no fingerprinting e na identificação químicos da espécie.
  • Na indústria farmacêutica: ...
  • Para o controle da qualidade na indústria alimentar:

O QUE É CROMATOGRAFIA? | JORGE SANTOS | IT'S FARMA

15 questões relacionadas encontradas

Quais as aplicações da cromatografia em papel?

Aplicações de cromatografia em papel
  • Estudar o processo de fermentação e maturação.
  • Para verificar a pureza dos produtos farmacêuticos.
  • Para inspecionar cosméticos.
  • Para detectar os adulterantes.
  • Detectar os contaminantes em bebidas e alimentos.
  • Examinar as misturas de reação em laboratórios bioquímicos.

Qual a finalidade da utilização cromatografia no controle de qualidade?

A técnica da cromatografia é utilizada para o controle de qualidade de ativos e formas farmacêuticas. É uma ferramenta das mais importantes, pois apresenta elevada exatidão nos resultados, permitindo a identificação e/ou a quantificação dos compostos presentes com confiabilidade.

Qual o princípio da técnica de cromatografia em camada delgada?

A cromatografia de camada delgada é um exemplo de cromatografia de adsorção. Esta técnica consiste de uma fase estacionária fixada em uma placa (de vidro ou alumínio) e uma fase móvel, que é composta por um solvente ou combinação de solventes, chamado eluente.

Qual a principal diferença entre cromatografia gasosa e cromatografia líquida?

Considerando o estado físico da fase móvel, distingui-se: - cromatografia líquida: a fase móvel é um líquido. - cromatografia gasosa: a fase móvel é um gás. - cromatografia supercrítica: a fase móvel é um vapor pressurizado, em temperatura acima da sua temperatura crítica.

Qual tipo de cromatografia e a cromatografia em papel?

Cromatografia planar: envolve a cromatografia em papel e a cromatografia em camada delgada. A cromatografia em papel é uma técnica líquido para líquido, em que um deles é fixo a um suporte sólido. Nesse processo, a separação e identificação dos componentes da mistura ocorre sobre a superfície de um papel filtro.

Qual mecanismo de separação da cromatografia em papel?

Na cromatografia em papel a separação está baseada no mecanismo de partição líquido-líquido, ou seja, os componentes de uma mistura são separados pela suas diferenças de solubilidade nas duas fases imiscíveis (fase estacionária e móvel) (Degani et al., 1998).

Como se analisa um cromatograma em papel?

Cromatografia em papel

Uma tira de papel é onde tudo acontece, basta uma pequena amostra da substância (um risco) colocada em uma das extremidades. Em seguida coloca-se a tira em um solvente (éter ou álcool, por exemplo) e à medida que o papel absorve o solvente, desenhos são formados ao longo da tira.

Como é classificada a cromatografia?

Existem várias classificações quanto à cromatografia, os quatro principais são: Classificação pela forma física do sistema cromatográfico. Classificação pela fase móvel empregada. Classificação pela fase estacionaria utilizada.

Quais são os métodos cromatográficos?

São vários os tipos de cromatografia em coluna, dentre eles os mais utilizados estão: cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), gasosa (CG), enquanto que na planar estão inclusos os métodos de cromatografia em camada delgada (CCD), em papel (CP) e eletro cromatografia. ...

Quais são os três processos de separação na cromatografia?

De acordo com o modo de separação:

Por adsorção, por partição, por troca iônica e por afinidade. Esse processo é muito utilizado na Química para identificar substâncias orgânicas presentes nas plantas.

Quais são as principais diferenças entre a cromatografia gás líquido e líquido líquido?

Na cromatografia líquido-líquido. Na cromatografia gás-líquido a fase estacionária é um líquido imobilizado em um suporte sólido e ocorre processo de partição. Na cromatografia líquido-líquido ela é liquida. ... Na cromatografia gás-sólido a fase estacionária é um sólido e ocorre processo de adsorção.

Quando usar cromatografia líquida ou gasosa?

O GC é usado geralmente para separar compostos vaporizable ou do volátil e para testar sua pureza. É usado igualmente para determinar os componentes diferentes em uma mistura.

Como funciona a cromatografia líquida?

A HPLC utiliza uma fase móvel líquida para separar os componentes da amostra. Os componentes são dissolvidos em um solvente e, em seguida, forçados a passar por uma coluna de alta pressão. Os componentes, então, interagem com a fase estacionária e saem em diferentes momentos, da mesma forma que na cromatografia gasosa.

Quais os usos mais importantes da cromatografia em camada delgada?

Os usos mais importantes para a cromatografia em camada delgada são para a separação rápida e análise qualitativa de pequenas quantidades de material.

O que é a cromatografia em camada delgada é uma aplicação dessa técnica em sua futura área de atuação?

A cromatografia em camada delgada (CCD) é um dos métodos de separação físico- químico mais utilizados em misturas, sendo relativamente fácil de manusear e de resposta rápida. ... Durante este processo, os diversos componentes da mistura serão separados de acordo com suas propriedades de solubilidade e adsorção.

Qual o principal objetivo da aplicação da cromatografia em coluna?

A cromatografia em coluna é utilizada quando se quer separar grandes quantidades de substâncias. Nesse caso, prepara uma coluna - tubo de vidro aberto na extremidade superior e fechado por uma torneira na inferior - que contém um pedaço de algodão ou lã de vidro como suporte para a substância adsorvente.

Qual a cromatografia mais utilizada nos dias atuais?

Cromatografia gasosa (CG):

A CG é uma das técnica analíticas mais utilizadas porque oferece uma alta resolução e a possibilidade de detecção em escala de nano a picogramas.

Qual a importância das técnicas de cromatografia para produtos naturais?

Entre os métodos modernos de análise de extratos de produtos naturais, a cromatografia ocupa um lugar de destaque devido a sua versatilidade em efetuar a separação, identificação e quantificação de espécies químicas, isoladamente ou em conjunto com outras técnicas instrumentais de análise (COLLINS et al., 1990).

Quais os principais tipos de cromatografia aplicados na análise de alimentos?

Técnicas cromatográficas podem ser empregadas como métodos analíticos para investigação, separação, identificação e/ou quantificação desses compostos, como a Cromatografia de Camada Delgada (CCD), método econômico e simples para uma separação rápida, a Cromatografia em Coluna Seca (CCS) e a Cromatografia Líquida de ...

Como a cromatografia pode ser classificada em relação a forma física do sistema?

A cromatografia é um método físico-químico de separação. ... Os diferentes tipos de cromatografia são descritos e classificados considerando-se a forma física do sistema cromatográfico empregado, a fase móvel/estacionária utilizada ou o modo de separação.

Artigo anterior
Qual o valor da passagem de Fortaleza?
Artigo seguinte
Quantas gramas de massa para uma pizza de 35 cm?