O que quer dizer revogar Acesso?

Perguntado por: Cláudia Lia Lima Batista  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (26 avaliações)

Revogar é cancelar uma decisão tomada anteriormente. É voltar atrás, é fazer com que algo deixe de vigorar. Revogar é um verbo transitivo direto, com origem do latim revocare, que é o ato ou efeito de tornar nulo ou sem efeito. Ex.: revogar um contrato, revogar uma licitação, etc.

O que é revogar o acesso?

Revogar o acesso a um documento protegido impede que outros usuários acessem o documento, mesmo que você tenha dado acesso a eles antes.

O que é revogar a lei?

Revogação de lei é o ato que põe fim à sua vigência. ... São dois os tipos de revogação: ab-rogação (revogação total) e derrogação (revogação parcial). A derrogação é, em realidade, uma modificação da lei, pois esta não perde a sua vigência, mas apenas parte dela a perde.

O que quer dizer revogar decreto?

Assim, afirma-se que "revogar significa retirar a validade por meio de outra norma". A norma revogada sai do sistema, interrompendo o curso da sua vigência.

Que ou aquele que revoga?

Flexão de revogador. Que ou aquele que revoga. A ação tomada era revogadora.

O QUE É REVOGAR? Entenda quando uma lei pode ser revogada

45 questões relacionadas encontradas

O que que significa a palavra revoga?

Revogar é anular, desfazer, eliminar, derrogar, invalidar. Revogar é cancelar uma decisão tomada anteriormente. É voltar atrás, é fazer com que algo deixe de vigorar. Revogar é um verbo transitivo direto, com origem do latim revocare, que é o ato ou efeito de tornar nulo ou sem efeito.

Qual a diferença de revogar e anular?

Anulação e Revogação. A anulação é o desfazimento de ato ilegal e a revogação é a extinção de ato válido, mas que deixou de ser conveniente e oportuno. Ou seja, quando se torna ilegal, a forma de se extinguir é pela anulação e no caso conveniência e oportunidade, seria pela revogação.

Quando um decreto pode ser revogado?

Um decreto presidencial pode ser revogado? ... Se um decreto presidencial for considerado inconstitucional, ele pode ser derrubado pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Congresso Nacional. No STF, um decreto presidencial pode ser revogado por meio de uma Ação de Inconstitucionalidade.

Quem pode revogar um decreto?

1 - A Administração Pública tem o poder de anular os atos que considere ilegais e revogar aqueles cuja conveniência e oportunidade não mais subsistam, não sendo necessária, a existência de pedido ou decisão judicial para a revogação, anulação ou modificação de atos administrativos.

O que é pagamento revogado?

Que sofreu revogação; cujo conteúdo perdeu a validade; cessado. [Por Extensão] Que não foi concedido; que não obteve despacho favorável; indeferido.

Como revogar uma norma?

2º da LINDB para que a norma revogada volte a ter vigência, é necessário que a norma jurídica revogadora ou outra mais nova assim o declare, por permissão do § 3º do Art. 2º da LINDB. As chamadas “cláusulas pétreas” são normas da constituição que não podem ser revogadas ou alteradas, de forma alguma.

Como saber se a lei foi revogada?

A melhor forma é você acessá-lo diretamente na fonte. Tente acessar o site do Ministério do Trabalho e veja se o encontra em Legislação ou em Publicações. Geralmente o Ministério do Trabalho traz a norma com a mensagem de sua revogação, quando ocorre.

O que é revogação de um ato administrativo?

A revogação é o ato pelo qual a Administração Pública retira definitivamente um ato do ordenamento jurídico, mediante outro ato administrativo, ou seja, a Administração Pública, por razões de mérito – conveniência e oportunidade – retira o ato que não mais atende ao interesse público, podendo a revogação ser total (ab- ...

Como revogar acesso do Gmail?

Remover o acesso de terceiros à conta
  1. Abra a seção "Segurança" da sua Conta do Google.
  2. Em "Apps de terceiros com acesso à conta", selecione Gerenciar o acesso de terceiros.
  3. Selecione o app ou serviço que você quer remover.
  4. Selecione Remover acesso.

Como revogar autorização do WhatsApp?

Lembre-se de que as funcionalidades do WhatsApp podem ser limitadas se você desativar as permissões. Depois de instalar o WhatsApp, você poderá controlar as permissões do aplicativo nas configurações do seu aparelho. Para isso, abra as Configurações do aparelho e toque em Apps e notificações > WhatsApp > Permissões.

Como desvincular contas do Instagram de aplicativos?

Veja o passo a passo abaixo.
  1. Acesse suas configurações. Primeiramente, acesse seu perfil e toque no menu de três barras posicionado no canto superior direito;
  2. Abra o menu de segurança. Em seguida, abra o menu de configurações e vá até “Segurança”;
  3. Vá até “Aplicativos e sites” ...
  4. Desconecte o dispositivo.

Quem pode alterar um decreto municipal?

O decreto tem menos força normativa (para garantia dos governados, assim deve ser visto) porque não passa pela discussão e aprovação legislativa, é simplesmente elaborado e assinado pelo presidente, governador ou prefeito, conforme o caso.

Qual é a força de um decreto?

O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial. Ele pode ser categorizado como um ato administrativo, porém sua emissão depende do Chefe do Poder Executivo da União, estado ou município, sem a necessidade de passar pela aprovação do Poder Legislativo.

Quem pode derrubar um decreto do prefeito?

Os vereadores, então, podem mandar o projeto para o arquivo, concordando com a decisão do Prefeito, ou derrubar o veto por maioria absoluta. Neste caso, cabe ao Presidente da Câmara promulgar a lei com sua devida publicação, se o Prefeito não o fizer no prazo de 48 horas.

Quando um decreto perde a validade?

Os decretos perdem eficácia desde o início se não forem convertidos em lei no prazo de sessenta dias desde a sua publicação. As Câmaras podem todavia regular com a lei as relações jurídicas que surgem na base dos decretos não convertidos.

O que acontece se descumprir decreto?

De acordo com o artigo 268, do Código Penal, que trata dos crimes contra a incolumidade pública, quem infringir a determinação do poder público, que é destinada a impedir a propagação do novo coronavírus, está sujeito a detenção de 1 mês até 1 ano, além de pagamento de multa.

Quem pode anular e revogar atos administrativos?

Por ter por fundamentos a oportunidade e conveniência, a revogação de um ato administrativo somente poderá ser feita pela própria Administração Pública, sendo vedado ao Poder Judiciário esta apreciação. ... No entanto, o poder de revogar, consubstanciado na atuação discricionária da Administração, não é amplo e irrestrito.

Qual é a diferença entre anulação e revogação da licitação?

Revogação é o desfazimento dos efeitos de uma licitação já concluída, por motivos administrativos ou por razão de interesse público decorrente de fato superveniente, devidamente comprovado. ... Por essa razão, ao contrário da anulação, que pode ser decretada pelo judiciário, a revogação é privativa da administração.

Qual a diferença entre a revogação e anulação do procedimento licitatório?

O procedimento licitatório pode ser revogado em qualquer uma de suas etapas ou anulado até mesmo após o regular encerramento de certame homologado. De todo modo, quanto forem constatadas ilegalidades que não permitam a convalidação do ato ou do procedimento viciado, a anulação se impõe.

Quando um ato é nulo?

Os atos nulos são aqueles que não gozam da aptidão para a produção de efeitos jurídicos. É, portanto, inválido significando que a decisão será também ineficaz.

Artigo anterior
Quais tipos de alimentos são submetidos à radiação?
Artigo seguinte
Como fortalecer uma pessoa com câncer?