O que é duplo sentido e ambiguidade?
Perguntado por: Pedro Santiago Tavares Miranda | Última atualização: 4. April 2022Pontuação: 4.6/5 (41 avaliações)
O duplo sentido é um recurso expressivo em que as palavras e expressões utilizadas possuem diferentes interpretações. A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor.
O que é ambiguidade e exemplos?
A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
Qual o significado duplo sentido?
Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas. ... Muitas vezes, as frases com duplo sentido possuem uma certa malícia, uma conotação sexual, uma piada, etc.
Como identificar a ambiguidade?
Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. Muitas vezes pode ser um recurso expressivo; em outras, um defeito de construção do texto. Como recurso, é muito encontrada em textos publicitários e humorísticos.
O que é efeito de sentido ambiguidade?
→ Ambiguidade
A ambiguidade é um recurso que é utilizado, na maioria das vezes, sem que haja uma intenção. Trata-se de uma indeterminação de sentido que palavras e expressões carregam, dificultando a compreensão do enunciado e, por isso, seu uso deve ser evitado.
Ambiguidade e Duplo Sentido
Quais são os tipos de ambiguidade?
- Ambiguidade pelo uso indevido de pronomes possessivos.
- Ambiguidade pelo uso inadequado de palavras.
- Ambiguidade devido ao uso de forma indistinta entre pronome relativo e conjunção integrante.
- Ambiguidade pelo uso indevido de formas nominais.
Como tirar ambiguidade de uma frase?
Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.
Como identificar ambiguidade em um texto?
Ele sentou na cadeira e quebrou o braço. Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado.
Como ocorre a ambiguidade?
A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final.
Como saber se a frase está correta?
FLiP: corretor ortográfico e sintático
O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.
Quando um texto tem duplo sentido?
O duplo sentido é um recurso expressivo em que as palavras e expressões utilizadas possuem diferentes interpretações. A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor.
Como se chama quando uma palavra tem dois sentidos?
Este fenômeno, também chamado de polissemia, ocorre com qualquer idioma e, assim como o português, o inglês também tem inúmeras palavras de múltiplo significado (vejam aqui exemplos de ambiguidade léxica do inglês). ...
Quando a palavra tem dois sentidos como se chama?
O nome é pomposo, mas a explicação é bem simples. Homófonas são palavras com sonoridade igual, mas sentidos diferentes. Mesmo assim, elas merecem atenção, porque funcionam como verdadeiras pegadinhas da língua portuguesa.
O que é ambiguidade no texto?
Ambiguidade ou anfibologia é o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.
O que é paradoxo é um exemplo?
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
O que é polissemia cite 2 exemplos?
O que é Polissemia:
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
Como trabalhar a ambiguidade em sala de aula?
Passo 1: O professor retomará o assunto anterior, levantando questionamentos para verificar se os alunos conseguiram entender e distinguir os tipos de ambiguidade. Passo 2: Depois de obter a confirmação dos alunos, o professor utilizará mais um exemplo de ambiguidade que será exibido em um data show.
O que pode ocorrer quando uma pessoa diz uma ambiguidade?
A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Pelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível, as ambiguidades podem gerar um desentendimento no discurso, motivo pelo qual devem ser evitadas nos discursos formais.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
O que é sinonímia e exemplos?
É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Exemplos: cômico - engraçado. débil - fraco, frágil.
Como evitar a ambiguidade no texto?
- Preste atenção aos múltiplos significados das palavras. ...
- Empregue apenas palavras cujo significado e aplicação você domina inteiramente. ...
- Atenção à concordância e à regência, tanto nominais quanto verbais. ...
- Observe o efeito das outras palavras sobre o sentido da frase.
O que é ambiguidade semântica?
Ambiguidade semântica
Quando envolve polissemia, ou seja, um termo que apresenta mais de um significado possível. Exemplo: Estava em frente ao banco. O termo “banco” seria o móvel em que se senta ou prédio, instituição financeira?
O que é ambiguidade expressiva?
Certamente, você já ouviu ou usou o termo ambiguidade. Isso significa que um enunciado pode ter mais de um sentido, mais de uma interpretação. Esse recurso pode provocar um efeito de humor ou destruir completamente um texto.
O que é ambiguidade pragmática?
O mes- mo autor chama esse tipo de ambigüidade de Homonímia Temática. Por sua vez, as ambigüidades pragmáticas são causadas pela ausência de correspondência um-a-um entre forma gramatical e função comunicati- va de uma expressão lingüística (Dias da Silva 1996:105). Assim, frases como [Copie.] e [Quem você conheceu?]
Qual palavra tem dois significados?
Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. As relações de homonímia são estudadas pela semântica.
Como a radiofrequência atua na celulite?
Qual cerâmica pode ir no forno?