Quantas horas de atraso ao trabalho perde a DSR?

Perguntado por: Xavier Mendes Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (41 avaliações)

Segundo o artigo, “Não será devida a remuneração (DSR) quando, sem motivo justificado, o empregado não tiver trabalhado durante toda a semana anterior, cumprindo integralmente o seu horário de trabalho”.

Quantas horas de atraso pode descontar DSR?

Como citado acima, um funcionário pode perder o seu direito ao DSR se não cumprir a sua jornada de trabalho integral por motivo de falta ou atraso, porém, uma empresa não pode descontar o DSR com atestado. Por isso é importante justificar todo tipo de ausência, mesmo que sejam minutos.

Como calcular o DSR em cima de atrasos?

Como calcular DSR sobre faltas e atrasos
  1. Para colaboradores mensalistas. (salário mensal ÷ 30 dias) x quantidade de domingos e feriados no mês.
  2. Para colaboradores comissionados. (soma dos valores mensais de comissão ÷ número de dias úteis no mês) x quantidade de domingos e feriados no mês.
  3. Para horistas.

Como é feito o cálculo do DSR?

O cálculo do DSR, conforme a legislação, deve considerar a seguinte fórmula: DSR = (valor total das horas extras realizadas no mês / dias úteis no mês) x domingos e feriados do mês.

Como calcular DSR cálculo exato?

Fórmula do DSR = nº de domingos e feriados x 7,33 x valor da hora normal x valor do adicional de insalubridade ou periculosidade.

Desconto de faltas e atrasos com professor Clayton usando cálculos

25 questões relacionadas encontradas

Como calcular desconto de horas de atraso?

Cálculo de atraso:

Para calcular as horas faltas/atrasos, multiplicamos o valor do salário hora pela quantidade de horas que iremos descontar: R$ 6,82 multiplicado por 2 horas = R$ 13,64.

O que diz a CLT sobre DSR?

1º Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local.

Quando o funcionário falta meio período desconta DSR?

O funcionário não perde o DSR tendo faltado meio dia na semana, o calculo do desconto se ele for mensalista será salário dividido por 30 e o resultado dividido por dois.

Quem falta meio período perde o dia?

Portanto, se o empregado não cumpre integralmente o seu horário de trabalho, com atrasos ou faltas injustificadas, ainda que em meio período, a empresa poderá descontar o período de ausência e, também, 1 dia referente ao DSR, de forma integral, não havendo que se falar em desconto proporcional do DSR quando o empregado ...

O que acontece se eu for embora no meio do expediente?

O empregado não terá direito a aviso-prévio, férias proporcionais, gratificação natalina proporcional, saque do FGTS, indenização do FGTS e seguro-desemprego. Portanto, o cometimento de falta grave retira do empregado qualquer direito à indenização de dispensa e suas reparações econômicas.

Como lançar meio período de falta?

1 - Acesse o menu PROCESSOS, submenu LANÇAMENTOS, clique em POR EMPREGADO;
  1. 2 - No quadro DADOS, no campo:
  2. 3 - No quadro RUBRICAS, clique no botão [Incluir];
  3. 4 - Na coluna RUBRICA, informe '8069 - HORAS FALTAS PARCIAL', que possui a classificação 'Falta Parcial';

O que diz o artigo 66 da CLT?

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Art. 66 - Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.

Como fica o DSR com a reforma trabalhista?

– Adoção do sistema 2×2, ou seja, a cada dois domingos trabalhados, corresponderá o mesmo número de domingos de descanso, a título de DSR, devendo este ser concedido, no máximo, após seis dias trabalho. – O DSR não poderá ser concedido após o sétimo dia consecutivo de trabalho.

O que diz a Súmula 146 do TST?

O trabalho prestado em domingos e feriados, não compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.

Como calcular hora de atraso no Excel?

Uma fórmula simples de calcular os dias é utilizar a fórmula "dias", veja o exemplo abaixo. Ainda caso por exemplo a data dos dias em atrasos for determinada sempre pela a data atual, você pode exemplo utiliza a fórmula "hoje", que é aplicado "=hoje()", que deve ser aplicado no caso acima na célula "data fechamento".

Como funciona desconto de horas negativas?

O banco de horas negativo é um sistema que desconta do colaborador sempre que ocorre atrasos ou faltas sem justificativa. O sistema funciona parecido com as horas extras, que positiva o banco de acordo com a quantidade de horas trabalhadas, mas no caso de negativo, ele negativa.

Como calcular falta em horas no Excel?

Se você zerar o horário do dia em que ele não veio trabalhar, verificará que na coluna referente atrasos/faltas aparecerá a quantidade de horas, no qual estão em decimais, para transformar em horas, e só multiplicar por 60, os digitos após a virgula (lado direito), exemplo = 8,80 transformando em horas seria 8,48 (0,80 ...

Pode trabalhar mais que 7 dias seguidos?

Se todo trabalhador tem direito a um descanso remunerado semanal, garantido por lei e inegociável, isso quer dizer que ele pode trabalhar, no MÁXIMO 6 dias seguidos.

Qual obrigação do empregador em relação ao DSR?

Este é um trecho do artigo 67 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que nos leva à pergunta: o que você sabe sobre o descanso semanal remunerado (DSR)? É responsabilidade do empregador agir de forma a garantir que os direitos de seus funcionários, apresentados pela legislação trabalhista, sejam preservados.

Pode trabalhar 4 domingos seguidos?

A legislação trabalhista institui que o colaborador só pode trabalhar dois domingos seguidos. Ou seja, o funcionário precisa de pelo menos um domingo de folga no mês.

Qual é o período mínimo que um funcionário tem de descanso?

Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 hora (podendo ser reduzido para 30 minutos - art.

Como funciona o intervalo do funcionário?

O chamado intervalo intrajornada, período destinado ao repouso e à alimentação, não é computado na jornada de trabalho. De acordo com o artigo 71 da CLT, quem trabalha mais de seis horas tem direito a um intervalo mínimo de uma hora. Se a jornada é inferior a seis horas, o intervalo é de no mínimo 15 minutos.

O que é Abono Interjornada?

O intervalo interjornada é aquele que ocorre entre uma jornada e outra de trabalho em conformidade com o artigo 66 , da CLT , ou seja, entre duas jornadas o descanso mínimo de onze horas. Referido intervalo tem natureza distinta do descanso semanal remunerado e dos feriados.

Pode ser descontado dia de falta do outro mês?

No caso dos mensalistas, o desconto pela falta no trabalho incide sobre seu pagamento como um todo. Assim, se o trabalhador esteve ausente por um dia, o DP deve descontar 1/6 do valor do DSR da remuneração. Se esteve ausente por dois dias, o desconto deve ser de 2/6 e por aí vai.

O que significa horas falta parcial?

Parcial: significa que se o funcionário se ausentar além do limite de horas falta definido na configuração do DSR serão descontadas do DSR apenas o valor correspondente a esta ausência.

Artigo anterior
Como acessar o meu roteador Tp-link?
Artigo seguinte
Para que serve fita prata?