O que é dosagem de medicamentos?

Perguntado por: Margarida Núria de Ferreira  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

DOSAGEM é o ato de dosar, medir a quantidade ou medir a dose. Exemplos: 500mg de dipirona presentes em 1mL de dipirona líquida (que é igual a 20 gotas), correspondem a uma DOSAGEM de 500 mg/mL o que, pode não ser igual à DOSE. Se alguém tomar 40 gotas, isso será igual a uma DOSE de 1000 mg ou 1g de dipirona.

O que é dosagem terapêutica?

1. Dose terapêutica. 1. Quantidade de medicamento "disponivel" no sangue, para que este faça efeito.

Como calcular dosagem de medicamento por peso?

Ele é mais utilizado em UTIs e hospitais para se obter a quantidade exata da dose, uma vez que é mais utilizado em medicamentos injetáveis. Faz-se assim: é a raiz quadrada do peso multiplicado pela altura e dividido por 3600.

O que é a posologia?

Posologia é a forma de utilizar os medicamentos, ou seja, o número de vezes e a quantidade de medicamento a ser utilizada a cada dia – que varia em função do paciente, da doença que está sendo tratada e do tipo de medicamento utilizado.

O que é superdosagem de medicamento?

Superdosagem é tomar uma dose exagerada da medicação de uma vez, em geral faz parte de uma tentativa de suicídio. Em caso de superdosagem procure seu medico de confiança com urgência ou um PS próximo de casa.

Cálculo de Medicação - Como fazer?

22 questões relacionadas encontradas

Quando é considerada uma superdosagem de remédio?

A superdosagem pode ser acidental, por desconhecimento ou proposital. No primeiro caso, pode ocorrer se o paciente confundir a quantidade indicada; o segundo se dá quando a pessoa acha que pode se automedicar, mas não sabe a dosagem necessária; o terceiro ocorre em tentativas de suicídio.

O que fazer quando se toma remédio em excesso?

O que fazer no caso de superdosagem de remédio?
  1. Não provoque vômitos, pois o medicamento pode se espalhar pelo tubo digestivo e piorar ainda mais a situação.
  2. Não ofereça nada para a vítima beber, nem mesmo água ou leite.
  3. Não tente manter a vítima acordada com café ou fazendo-a caminhar.

O que é posologia exemplo?

Posologia: é a forma de utilizar os medicamentos, isto é, o número de vezes e a quantidade de medicamento a ser utilizada a cada dia. Exemplo: Paracetamol 100mg/ml, via oral, um frasco, tomar 20 gotas de 8 em 8 horas por três dias.

Qual a diferença entre posologia e dosagem?

Dosagem é a quantidade de substância ativa existente no medicamento, por unidade de administração, volume ou massa. Há também a posologia, que é o estudo farmacológico a respeito da frequência da administração das dosagens regulamentares dos medicamentos e fármacos, assim como restrições e outras indicações.

Qual é a posologia do ibuprofeno?

Para ibuprofeno de 100 mg/mL:

Para adultos, a posologia recomendada pode variar de 200 mg (20 gotas) a 800 mg (80 gotas), não devendo exceder a dose máxima recomendada diária de 3.200 mg.

Como calcular mL por kg?

Essa conta matemática considera que são necessários 35 ml de água para kg de peso corporal. Dessa maneira, é necessário multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml, por exemplo: – 70 kg X 35 = 2.450 ml ou 2 litros e 450 ml.

Como fazer cálculo de dosagem de medicamentos?

Cálculo de Dosagem de Medicamento
  1. Agrupar as grandezas da mesma espécie em colunas, mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes.
  2. Identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
  3. Montar a proporção e resolver a equação.

Como calcular mL de medicamentos?

1mL = 20 gotas, logo ,3000mL = 60000 gotas. Logo o gotejamento será de 100 gotas por minutos. LEMBRETE:1mL = 20 gotas; 1 gota = 3 microgotas.

O que é droga terapêutica?

A monitoramento de drogas terapêuticas consiste na dosagem de drogas específicas com intervalos pré-determinados a fim de manter uma concentração relativamente constante do medicamento na corrente sanguínea.

O que é monitorização terapêutica?

O objetivo da monitorização terapêutica é otimizar o emprego de fármacos, evitando ou detectando precocemente a ocorrência de níveis tóxicos ou subterapêuticos. A monitorização permite ainda constatar a aderência do paciente ao tratamento e identificar interações medicamentosas imprevisíveis.

O que é uma droga terapêutica?

Essa área do conhecimento define que os medicamentos são drogas usadas para fins terapêuticos e buscam, assim, ações benéficas ao organismo. As doenças provocam alterações em processos bioquímicos no organismo do indivíduo, e a administração de medicamentos serve para restabelecer o equilíbrio desses processos.

Qual é a primeira coisa vista na bula?

Composição - Ingredientes e suas dosagens; Informações ao paciente - Cuidados de armazenamento, prazo de validade; Informações técnicas - Dados farmacológicos gerais sobre o medicamento.

Quantas doses de albendazol devo tomar?

400 mg ou 10 ml da suspensão oral (40 mg/ml) 1 vez por dia por 5 dias para adultos e crianças acima de 2 anos.

Qual a importância de se administrar medicamentos nas doses e horários corretos?

Estudos da cronofarmacologia, área da biologia que estuda os ciclos que se repetem nos seres vivos em relação ao tempo e o trajeto de fármacos no interior do organismo, mostram que o horário em que um remédio é ingerido pode aumentar sua eficácia no combate à doença ou provocar efeitos colaterais e até mesmo levar à ...

Quantos comprimidos é necessário para ter uma overdose?

Para causar uma intoxicação, seria preciso ingerir várias vezes a dose recomendada de paracetamol. Por exemplo, uma pessoa de 68 kg teria que tomar, pelo menos, trinta comprimidos de 325 mg antes de apresentar efeitos tóxicos devido a uma única superdosagem.

Quais as finalidades dos medicamentos Cite exemplos?

Medicamento é o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. A definição legal deixa claro o papel fundamental desse produto, que previne doenças, mantém e recupera a saúde e alivia sintomas.

Quais são as contras indicações?

[ Medicina ] Circunstância especial que se opõe ao emprego de um medicamento ou de um recurso médico. Plural: contra-indicações. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contraindicação. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contra-indicação.

O que acontece se tomar muitos remédios ao mesmo tempo?

Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.

O que o excesso de remédio causa?

A intoxicação por medicamentos pode causar sudorese, diarreia, vômito, tontura, palpitação, mudança de comportamento, sedação e até a morte. Entre as principais causas da intoxicação medicamentosa é possível apontar a ingestão de remédios sem indicação do médico, a chamada automedicação.

O que acontece se eu tomar vários comprimidos de uma vez?

Além de tomar o medicamento por conta própria, há quem abusa da dose e não respeita os intervalos entre uma ingestão e outra. O problema é que, quando um remédio é usado por muito tempo, o seu organismo pode se tornar resistente a ele, o que faz com que os seus efeitos diminuam.

Artigo anterior
O que é balancetes?
Artigo seguinte
Por que a escolha feita pela onu é alvo de críticas?