O que é dosagem de CEA?

Perguntado por: Patrícia Carlota Pereira  |  Última atualização: 27. Januar 2025
Pontuação: 4.4/5 (9 avaliações)

O CEA é frequentemente usado para monitorar pacientes com tumor colorretal após cirurgias ou para medir a resposta a terapia ou mesmo se a doença é recorrente. Seu valor de referência é 3,5 ng/ml em não fumantes e 7 ng/ml em fumantes.

Quando o CEA indica câncer?

Um nível de CEA persistentemente elevado pode indicar que o tumor não está respondendo ao tratamento realizado, já quando o CEA estava em um nível baixo e volta a se elevar progressivamente, indica, em geral, a recorrência do tumor.

Para que serve o exame do CEA?

Antígeno Carcinoembrionário (CEA)

O CEA não é usado para diagnosticar ou detectar o câncer de intestino, mas é o marcador de tumor preferido para ajudar a prever o prognóstico em pacientes com câncer colorretal. Os valores normais variam de laboratório para laboratório, e os fumantes costumam ter níveis mais altos.

O que significa CEA positivo?

Quando essa dosagem está elevada no sangue circulante, pode indicar alguns problemas do trato gastrointestinal, especialmente no câncer colorretal. É um exame auxiliar no estadiamento e controle da eficácia no tratamento dos adenocarcinomas do tubo digestivo, podendo indicar a presença de metástase.

Quando o exame CEA detecta?

Recomenda-se a mensuração a cada 3 meses por, no mínimo, 3 anos.

Antígeno Carcinoembrionário | CEA Marcador tumoral | IMEB

25 questões relacionadas encontradas

Qual é o valor do CEA considerado normal?

Os valores considerados normais foram CEA 5 ng/ml, FA 240 U/L, -GT 32 U/L. No ato operatório foram detectadas metástases em 12 pacientes (12%) e no PO 17 enfermos (17%) apresentaram recidivas (metástases hepáticas e/ou carcinomatose peritoneal) durante seguimento.

Qual o nome do exame de sangue para saber se tem câncer?

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Quanto à dosagem do CEA qual a sua finalidade diagnóstica?

Também é um exame que pode ajudar no diagnóstico de outras patologias, como úlceras pépticas, pancreatite, inflamações e infecções, doença de Crohn, cirrose hepática, tumores de cabeça e pescoço, entre outros problemas.

Quando o CA 19-9 é considerado câncer?

Os valores de referência normais para o CA 19-9 são de até 37 U/mL. Resultados acima de 37 U/mL podem indicar a presença de câncer, sendo que normalmente no câncer pancreático os valores são muito aumentados.

Quando o Ca 15 3 é considerado câncer?

Valores de referência do CA 15-3

Valores acima de 30 U/mL são sugestivos de malignidade.

Quando o CEA está alto?

Outras razões para que o CEA se eleve é tabagismo, enfisema pulmonar, cirrose, doença inflamatória intestinal, úlcera, entre outros.

Quando o CA é considerado alto?

Normal: Geralmente, um nível abaixo de 35 U/mL é considerado normal, mas isso pode variar entre laboratórios. Elevado: níveis acima de 35 U/mL. Muito Elevado: valores extremamente altos podem ser mais associados a condições malignas, mas não confirmam câncer por si só.

Qual exame de sangue que detecta câncer de fígado?

hemograma completo; bioquímica sanguínea. Dosagem da Alfafetoproteína (AFP)

Quando o exame CA-125 é considerado câncer?

Os resultados do exame CA-125 indicam a quantidade de proteína CA-125 presente no sangue, podendo ser útil, especialmente, para o diagnóstico do câncer de ovário. As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença.

Qual grau é considerado câncer?

Em geral, os tumores são classificados como grau 1, 2, 3 ou 4, dependendo da quantidade de anormalidade. Em tumores de grau 1, as células tumorais e a organização do tecido tumoral parecem quase normais, tendem a crescer e se espalhar lentamente.

O que é CEA e CA 19-9?

O CA 19-9 é uma proteína liberada pelas células em alguns tipos de tumor, sendo utilizado como marcador tumoral para identificar câncer de pâncreas, câncer colorretal, câncer de vesícula biliar e câncer de fígado. Este exame não necessita de agendamento.

Qual o melhor resultado do exame CEA?

Os valores de referência podem variar de acordo com cada laboratório sendo 3,5 ng/ml podendo ter níveis ligeiramente aumentados em fumantes.

Quando a pessoa tem câncer aparece no hemograma?

Se o valor de referência for superior a 1000 ng/ml, pode ser mais sugestivo de um tumor maligno. Já em valores aproximados a 500 ng/ml, pode ser sinal de quadro de cirrose ou hepatite crônica, por exemplo.

É possível detectar o câncer pelo hemograma completo?

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Quais são os sete sintomas do câncer?

Os sinais de alerta de um possível câncer incluem os seguintes:
  • Perda de peso inexplicável.
  • Fadiga.
  • Suores noturnos.
  • Perda de apetite.
  • Dor nova e persistente.
  • Problemas com a visão ou audição.
  • Enjoos e vômitos frequentes.
  • Sangue na urina.

Precisa de jejum para fazer o exame CEA?

Preparo: Este exame não necessita de jejum. Recipiente: Tubo seco ou gel separador Coleta: Realizar coleta utilizando material e recipiente adequados. Aguardar 30 min para retração completa do coágulo.

Quais são os marcadores de câncer?

Quais são os principais marcadores tumorais?
  • CEA: o antígeno carcinoembrionário é um marcador para câncer de cólon;
  • CA-125: marcador de tumor de ovário;
  • Alfa-fetoproteína: tumores de fígado e germinativos;
  • CA 15-3: tumor de mama;
  • PSA: tumor de próstata;
  • B-HCG: tumores germinativos ou doença trofoblástica gestacional;

O que é CA 125 marcador tumoral?

CA 125 é uma proteína que ocorre naturalmente no corpo e que pode servir como um marcador tumoral para cânceres de ovário e endométrio, além de um indicador da presença de tumores em órgãos como fígado, pulmão, mama, reto e estômago. Este exame não necessita de agendamento.

Qual é o câncer mais silencioso?

O câncer de ovário é conhecido como um “assassino silencioso” porque muitos dos sintomas mais óbvios só se desenvolvem quando ela já atingiu um estágio mais avançado.

O que altera no hemograma quando a pessoa está com câncer?

O que altera no hemograma quando se tem câncer ou tumor? Olá! É frequente aparecer anemia. Eventualmente os glóbulos brancos ou plaquetas podem estar alterados também.

Artigo anterior
O que é ser um social media?
Artigo seguinte
Qual o biotipo do falso magro?