O que é dor no peito direito?

Perguntado por: Isabel Leite Mota  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

Na maior parte dos casos, a dor do lado direito do peito é um sintoma temporário que surge principalmente devido a situações pouco graves, como excesso de estresse, estiramento muscular ou refluxo gastroesofágico, por exemplo.

Como saber se a dor e no coração?

Em suma, os sintomas mais comuns de dor no peito que podem indicar uma causa cardíaca são:
  1. sensação de aperto no peito (muitas pessoas fecham a mão sobre o peito para sinalizar essa dor e como ela é);
  2. dor que se espalha pelo corpo – costas, pescoço, nuca, ombros e braços (em especial o esquerdo);

Quais os sintomas de gases no coração?

Dores no peito e até falta de ar. Muitas vezes associados ao infarto, estes sintomas podem ser causados pelo excesso de gases no organismo.

O que é bom para gases no coração?

Alimentos que ajudam a eliminar gases
  • Abacaxi ou mamão no final das refeições, pois ajudam na digestão;
  • Tomate, chicória e aspargos;
  • Chá de erva-cidreira, gengibre, erva-doce ou carqueja;
  • Iogurte kefir ou iogurte natural com bífidos ou lactobacilos;
  • Legumes ricos em água;
  • Chucrute;
  • Maçã;

Porque gases causam dor no coração?

Isso mesmo, pode-se sentir fortes dores no peito por causa de excesso de gases intestinais. Isso acontece porque este acúmulo de gases no intestino pode, muitas vezes, acabar pressionando os outros órgãos. O resultado são compressões que podem ser doloridas.

Dor no peito: como saber diferenciar cada tipo?

18 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando o coração dói?

O coração dói e qualquer queixa de dor súbita pode ser um sinal de enfarte do miocárdio. O enfarte agudo do miocárdio (vulgarmente conhecido como "ataque cardíaco") é uma verdadeira emergência médica.

É normal o coração doer?

Conforme já dissemos, a dor no peito é um sintoma comum a diversas doenças e é um importante alerta para procurar pelo pronto-socorro com urgência. Devido ao risco desse sintoma, é fundamental afastar uma causa cardíaca em primeiro lugar, ainda mais quando a pessoa nunca sentiu essa dor anteriormente.

Como saber se é ansiedade ou problema cardíaco?

E como saber os sintomas são de uma crise de ansiedade? No caso das crises de ansiedade, a dor também se concentra na área do peito, mas sem a pressão gerada nos ataques cardíacos. Além disso, ela não se limita ao braço esquerdo, podendo irradiar também no braço direito, pernas, dedos, tórax e pescoço.

O que a ansiedade faz com o coração?

Coração acelerado, falta de ar, tremores, angústia, apreensão, suor excessivo, tensão muscular estão entre os sintomas provocados pelo transtorno de ansiedade. E o problema, além de afetar e acelerar os batimentos cardíacos, pode favorecer o desenvolvimento da hipertensão arterial e também arritmias.

Como diferenciar o coração acelerado por ansiedade e por problemas cardíacos?

O ataque cardíaco costuma originar uma forte dor no peito, que irradia pelo braço esquerdo e costas do paciente, além de causar formigamento e sensação de ardor. Já nas crises de ansiedade, esse sintoma vai e volta, sem muitas irradiações para o restante do corpo.

O que pode ser confundido com infarto?

Dor no peito, palpitação, falta de ar e tontura. Sintomas comuns nas crises de ansiedade são semelhantes aos do infarto, que exige uma ação rápida em busca de atendimento hospitalar, segundo o cardiologista Roberto Yano.

O que fazer quando sentir pontadas no coração?

O que fazer: é recomendado procurar um pronto-socorro para fazer exames ao coração, como eletrocardiograma, enzimas cardíacas e raio X de tórax, para identificar se há infarto e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

É normal sentir pontadas no coração?

As pontadas no coração são um dos sintomas de problemas cardíacos, como a angina, a arritmia e o ataque cardíaco, por exemplo. Nesse caso, além de sentir pontadas no coração, o paciente apresenta outros sintomas.

Porque sentimos uma dor no coração quando estamos tristes?

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

É possível morrer de coração partido?

A enfermidade tem baixo índice de morte ou complicações graves, porém quando a disfunção do ventrículo esquerdo é significativa, a síndrome do coração partido pode levar a um choque cardiogênico – quando o coração não bombeia sangue para o resto do corpo – e até óbito.

O que significa pontadas?

Significado de Pontada

substantivo feminino Dor aguda e intermitente.

O que pode ser dor do lado esquerdo do coração?

Infarto. Primeira suspeita de quem está com dor no lado esquerdo do peito, o infarto acontece quando o fluxo sanguíneo no coração é bloqueado, danificando ou matando o músculo cardíaco. A dor característica dessa doença é constante e muito aguda, na região do peito, e se espalha pela mandíbula, pescoço e braço esquerdo ...

O que é queimação no coração?

Queimação no peito ou na região epigástrica – “boca do estômago” – é um sintoma que pode corresponder a uma gastrite ou refluxo gastroesofágico, ou pode ser um infarto. Se for persistente, é importante procurar um médico. A gastrite ou refluxo gastroesofágico geralmente desenvolve-se gradualmente.

Quais são os primeiros sintomas de um infarto?

Confira aqui alguns deles:
  • Desmaio. Este pode ser um dos primeiros sinais de problemas cardíacos. ...
  • Falta de ar. ...
  • Náusea, indigestão ou dor abdominal. ...
  • Tontura. ...
  • Suor frio (sudorese) ...
  • Tosse seca. ...
  • Palpitações. ...
  • Fraqueza.

Onde é a dor do infarto?

Dor ou desconforto na região peitoral em forma de aperto, podendo irradiar para o braço esquerdo, as costas e o rosto.

Quanto tempo dura a dor de um infarto?

O principal sinal do infarto é a dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e se irradia para o braço ou ombro esquerdo.

Porque ansiedade aumenta os batimentos cardíacos?

O médico explica que o transtorno de ansiedade libera hormônios de estresse na circulação que podem provocar elevação da pressão arterial, taquicardia (batimentos acelerados) e alteração das plaquetas (um dos componentes do sangue) predispondo à formação de coágulos.

Quanto tempo dura uma taquicardia de ansiedade?

É recomendado ir imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o cardiologista quando a taquicardia: Demora mais de 30 minutos para desaparecer; Há sintomas como dor no peito que irradia para o braço esquerdo, formigamento, dormência, dor de cabeça ou falta de ar; Surge mais de 2 vezes por semana.

Quem tem ansiedade vive com o coração acelerado?

Sim, a ansiedade costuma dar sintomas físicos, como por exemplo, coração acelerado. Mas outras doenças emocionais e físicas também produzem isso. Por isso, o melhor é uma boa investigação da na saúde como um todo.

É possível infartar de ansiedade?

Sim! Ansiedade, estresse e sustos podem provocar infarto MAS apenas em pessoas predispostas. Ou seja, é necessário que a pessoa tenha alteração coronária, seja por ateromatose (depósitos de colesterol) ou por espasmos (angina de prizmethal), para que o stress desencadeie o infarto.

Artigo anterior
O que é vdm?
Artigo seguinte
O que é ácido úrico?