O que é doença do trabalho exemplos?

Perguntado por: Tomé Fernandes Brito  |  Última atualização: 31. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

As doenças do trabalho são alterações na saúde provocadas pelo ambiente de trabalho onde as atividades laborais ocorrem. Exemplos disso são o estresse, a depressão, os distúrbios visuais e déficits auditivos, entre outras. Eventuais falhas na segurança do trabalho podem colocar em risco a saúde do trabalhador.

Quais as doenças de trabalho?

Que doenças que são consideradas doenças do trabalho?
  • Lesão por Esforço Repetitivo (LER);
  • Distúrbio Relacionado ao Trabalho (DORT);
  • Surdez definitiva ou temporária;
  • Sofrimentos psíquicos (Ansiedade e estresse);
  • Dermatite alérgica de contato;
  • Asma Ocupacional;
  • Dermatose Ocupacional.

O que é considerado como doença do trabalho?

A doença do trabalho é aquela que se desenvolve por conta das condições do local de trabalho. O problema surge de acordo com um fator específico, que está associado à função exercida, mas não é uma regra. Sendo assim, o funcionário precisa provar que ocorreu uma piora da saúde por conta da sua função na empresa.

O que é a doença profissional de exemplos?

A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).

O que é considerado doença do trabalho?

A doença ocupacional, também conhecida como doença profissional, é aquela provocada pelo trabalho em si, ou seja, pelas características da atividade que o trabalhador exerce.

DOENÇA DO TRABALHO X DOENÇA PROFISSIONAL - Qual É A Diferença ?

37 questões relacionadas encontradas

O que não é considerado como doença do trabalho?

Também não são consideradas doenças do trabalho aquelas que não motivam a incapacidade laborativa, ou seja, aquelas que não acometem o trabalhador a ponto de fazer com que ele não seja mais capaz de exercer as suas funções laborais ou profissionais.

Como caracterizar doença profissional?

A caracterização da doença profissional é a constatação, mediante avaliação pericial, de doença adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado. Pode ser realizada a qualquer tempo, após indicação feita exclusivamente por médico perito.

Como comprovar que a doença está relacionada ao trabalho?

As 4 características centrais de uma doença ocupacional isso é, os principais sintomas
  1. Estão atrelados ao ambiente de trabalho;
  2. Não se enquadram como doenças: degenerativas; inerentes ao grupo etário; que não produzam incapacidade laborativa; endêmicas adquiridas fora do meio laboral;

Como exemplo de doença do trabalho podemos citar a silicose?

O termo silicose, empregado pela primeira vez por Visconti, em 1870,(1) é o nome dado à fibrose pulmonar causada pela inalação de poeira contendo sílica cristalina, sendo a mais freqüente das pneumoconioses. A silicose é a principal causa de invalidez entre as doenças respiratórias ocupacionais.

Quais as doenças profissionais mais frequentes?

Quais são as doenças ocupacionais que mais acometem os trabalhadores brasileiros?
  • LER e Dort. ...
  • Problemas de visão. ...
  • Asma ocupacional. ...
  • Antracose pulmonar. ...
  • Dermatose ocupacional. ...
  • Perda auditiva. ...
  • Doenças psicossociais. ...
  • Problemas na coluna.

Qual doença dá mais tempo de atestado?

1 Dor nas costas

Um levantamento feito pela Previdência Social apontou que, só no primeiro trimestre de 2016, foram mais de 24 mil afastamentos em função do problema.

Quais são as doenças ocupacionais que mais acometem os trabalhadores brasileiros?

LER e DORT são as doenças que mais acometem os trabalhadores, aponta estudo. As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. A constatação é do estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde.

Qual o valor da indenização por doença adquirida no trabalho?

Já a indenização por danos materiais consistirá no pagamento mensal de 50% do salário-base da empregada (R$ 1.045,00) pelo período de 29/10/2020 a 17/8/2021, datas de início e fim da incapacidade, respectivamente.

Qual a diferença entre doença do trabalho e doença ocupacional?

A doença ocupacional, ou profissional, está relacionada ao trabalho em si, às peculiaridades da atividade exercida, como catarata desenvolvida em função da luz da solda. Já a doença do trabalho diz respeito às condições do ambiente, como surdez desenvolvida devido a exposição a ruídos constantes.

Quais as 3 principais de afastamentos do trabalho?

  • 4 principais causas de afastamento do trabalho. ...
  • 1 – Doença ou acidente físico. ...
  • 2 – Doença ou transtorno mental. ...
  • 3 – Licença-maternidade. ...
  • 4 – Invalidez (ou incapacidade permanente) ...
  • 5 ações para o RH ajudar a reduzir o número de afastamentos do trabalho.

Qual é o Cid de doença ocupacional?

CID 10 - Z56 - Problemas relacionados com o emprego e com o desemprego - iClinic.

Como exemplo de doença profissional podemos citar a LER lesão por esforço repetitivo?

No Brasil, bem como em vários outros países, a Lesão do Esforço Repetitivo é considerada uma doença ocupacional e, portanto, equivalente a um “acidente do trabalho” e como tal sua ocorrência deve ser reportada aos órgãos competentes.

Quem tem direito a indenização por doença ocupacional?

Pessoas com doenças ocupacionais possuem os mesmo direitos em casos de afastamento que outros trabalhadores portadores de outras enfermidades. Ou seja, esse funcionário terá acesso ao afastamento de até 1 ano. Além disso, durante esse afastamento, esse funcionário não pode ser demitido.

Qual a doença ocupacional mais comum?

LER e DORT

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) são dois problemas bastante comuns quando se trata de doença ocupacional.

Quais são as doenças que não produza incapacidade laborativa?

– a que não produza incapacidade laborativa; – a doença endêmica (gripe, dengue, conjuntivite, etc.), salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

Como entra com processo de empresa por doença?

Após o afastamento, o trabalhador deverá procurar um advogado trabalhista para ingressar com a ação. O advogado irá reunir as provas necessárias para comprovar a relação entre a doença ocupacional e o trabalho executado, como laudos médicos, exames e testemunhos de colegas de trabalho.

O que é danos morais no trabalho?

Dano moral trabalhista: entenda seus fundamentos e possibilidades de indenização. O dano moral trabalhista é uma lesão sofrida pelo trabalhador que atinge os seus direitos de personalidade, como a honra, a imagem, a intimidade, a privacidade, dentre outros. 1 O que é dano moral na área trabalhista?

Quanto é o salário doença?

O valor do auxílio doença é calculado com base na média aritmética salarial simples do trabalhador. O cálculo é feito levando em consideração as 100% das contribuições feitas pelo trabalhador desde julho de 1994.

Qual a doença que mais afasta o trabalhador?

Milhares de pessoas são afastadas devido a doenças relacionadas ao trabalho. Dor nas costas é a doença que mais afasta trabalhadores no Brasil.

Quais as 10 principais doenças ocupacionais?

Atualmente as principais doenças ocupacionais são:
  • Ler/Dort;
  • Dorsalgias;
  • Transtornos mentais;
  • Transtornos das articulações;
  • Varizes nos membros inferiores;
  • Transtornos auditivos.

Artigo anterior
O que leva a separação de um casal?
Artigo seguinte
O que são adicionais no direito do trabalho?