O que é documento para a história?
Perguntado por: Laura Laura de Alves | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)
Assim, documentos históricos são documentos que tiveram muita importância na história ou que contenham fatos importantes. Mas não é somente considerado documento histórico aquele conteúdo contido em suporte de papel. Independentemente do suporte, qualquer objeto pode ser considerado documento histórico.
O que é documento de história?
Os documentos históricos são chaves para o trabalho do historiador; são chamados também de fontes históricas. O historiador as utiliza para compreender e comprovar o que ocorreu em determinado tempo, segundo o recorte de sua pesquisa.
Que documento conta a nossa história?
A certidão de nascimento, por exemplo, contém uma série de informações. Além de ser um documento de identificação, é a primeira garantia de cidadania e direitos a todos os brasileiros. Observe: Assim como os documentos escritos, as fotografias e os vídeos também são importantes fontes históricas.
Qual a relação entre documento e história?
Para a História Positivista, o documento é o fundamento do fato histórico, ainda que resulte da escolha, de uma decisão do historia- dor. Apresenta-se por si mesmo, como prova histórica, que se afirma ne- cessariamente como documento escrito.
Qual a importância dos documentos na história?
A importância do arquivo de documentos e da história é exatamente porque eles representam um patrimônio único, precioso e insubstituível, transmitido de geração em geração contribuindo com a democracia e com a qualidade de vida dos cidadãos.
O que é um DOCUMENTO HISTÓRICO? - Fontes Históricas
Qual a importância dos documentos escritos para a história?
Os documentos são a essência de uma organização, a memória de uma sociedade. Deste modo, o estudo pretende colocar em evidência a importância da preservação do patrimônio documental na relação documento-história-memória, visando ao acesso à informação.
Qual é a importância do documento?
ter acesso aos documentos pessoais são um direito de todo ser humano, visto que é com eles que temos nossa identificação e acesso aos serviços públicos, tal como o Sistema Único de Saúde, o SUS, redes de ensino, bem como a identificação via RG, CPF, etc.
Qual relação existente entre documento e monumento?
Analisando semanticamente as palavras monumento e documento, Le Goff diz que monumento é tudo aquilo que pode evocar o passado, perpetuar a recordação, exemplo: escritos e uma obra comemorativa de arquitetura ou de escultura. ... O documento prova era o documento escrito.
O que são documentos históricos e dê exemplos?
Objetos pessoais, como documentos, cartas e fotos, são fontes históricas utilizadas no trabalho do historiador. Documentos textuais: documentos oficiais, cartas pessoais e governamentais, diários, relatos de viagens, crônicas, livros literários, processos de justiça, jornais etc.
Quais são as funções dos documentos e dos monumentos para a história?
A concepção do documento/monumento é, pois, independente da revolução documental e entre os seus objetivos está o de evitar que esta revolução necessária se transforme num derivativo e desvie o historiador do seu dever principal: a crítica do documento – qualquer que ele seja – enquanto monumento.
O que é um documento pessoal?
Veja a relação de documentos pessoais como o RG (registro geral), CPF (Cadastro de pessoas físicas), título de eleitor e certidão de nascimento.
Quais são os registros da história?
- Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
- Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
- Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
- Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.
Quais são os documentos que registram a história da família?
O melhor documento para a pesquisa
E a resposta é simples: Depende do que está sendo buscado. Normalmente o que os documentos nos fornecem são: Certidão de nascimento: Nome da criança, data, hora e local do nascimento, nome dos seus pais e origem deles, nome dos avós paternos e maternos.
Quais são os cinco documentos históricos?
- 1 – Os Códices Maias. (Wikimedia Commons/Domínio Público 1) ...
- 2 – Os Livros Sibilinos. ...
- 3 – Os Poemas de Safo. ...
- 4 – O Panchatantra. ...
- 5 – A Avesta.
Qual a diferença entre fonte histórica e documento histórico?
As fontes históricas são essenciais para o historiador realizar o seu trabalho. Esse trabalho do historiador nos ajuda a entender um pouco da nossa realidade e só é possível a partir desses vestígios, que são chamados de fontes históricas, também conhecidas como documentos históricos.
Quais são os principais documentos da história do Brasil?
- A Lei Áurea - 1888 - Documento... ...
- A Lei Do Ventre Livre - Documento...Documento histórico, a Lei do Ventre Livre de 1871.
- Coluna Prestes - 1924 - Documento...Documento histórico Manifesto de Santo Ângelo.
- Dia Do Fico - Documento HistóricoDocumento Histórico sobre o Dia do Fico.
O que são fontes históricas Cite 3 exemplos?
As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
Quais são os exemplos de fontes históricas?
Fontes históricas materiais:
- Documentos escritos (registros, contratos, diários, etc.). - Construções (palácios, casas, ruínas, castelos, pirâmides, templos, igrejas, teatros, etc.). - Registros (desenhos e símbolos) deixados em paredes de cavernas. Exemplo: pinturas rupestres.
O que são fontes imateriais Cite exemplos?
Por conseguinte, temos como fontes imateriais os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore. fontes materiais: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos, etc. fontes imateriais: tradicões, costumes, ritos, lendas e folclore.
O que é documento e o que é monumento?
O documento é uma coisa que fica, que dura, e o testemunho, o ensinamento (para evocar a etimologia) que ele traz devem ser em primeiro lugar analisados, desmitificando-lhe o seu significado aparente. O documento é monumento.
O que foi a revolução documental?
Este novo olhar sobre as fontes históricas foi denominado por Le Goff (2003) como “revolução documental”. Permitiu incluir novas fontes, entre elas a memória. Passa-se a discutir o conteúdo dos documentos e os métodos mais adequados para sua análise.
Porque o documento seria o resultado de uma montagem?
“O documento não é inócuo. É, antes de mais nada, o resultado de uma montagem, consciente ou inconsciente, das sociedades que o produziram, mas também das épocas sucessivas durantes as quais continuou a viver, talvez esquecido, durante as quais continuou a ser manipulado, ainda que pelo silêncio.
Qual é a importância do arquivo de documentos?
O arquivamento é de vital importância para o gerenciamento de informações e pode dar às empresas maior controle sobre seus processos de informações. À medida que a empresa cresce, ela cria mais dados – dados que precisam ser meticulosamente gerenciados e monitorados para serem utilizados adequadamente.
Qual a importância do documento para a empresa?
A gestão de documentos é essencial para garantir que todas as informações necessárias para o seu negócio sejam rapidamente acessadas. É também com ela que você será capaz de criar processos para controlar toda a documentação da sua empresa corretamente.
Qual é a finalidade do documento?
A finalidade dos documentos é servir de prova, segundo Rousseau e Couture (1994, p. 157) na idade média documentos eram conservados unicamente por causa do seu valor.
Quais dívidas podem ser protestadas?
Como escrever na parede com tinta?