O que é divergência adaptativa?

Perguntado por: Vítor Maia  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (20 avaliações)

A 'divergência adaptativa' é um fenómeno que ocorre ao longo da evolução de organismos filogeneticamente relacionados, por adaptação a meios ambientes diferentes.

O que é convergência e divergência adaptativa?

Na irradiação adaptativa, um ancestral comum resolve colonizar ambientes diferentes. Na convergência adaptativa, trabalha-se com ancestrais diferentes que formam indivíduos que sofrem a mesma seleção natural.

O que é convergência adaptativa de um exemplo?

Um dos principais exemplos utilizados para mostrar a ação da evolução convergente é o dos golfinhos e tubarões: ambos são animais marinhos que não possuem um ancestral comum muito próximo, porém, por viverem nas mesmas condições aquáticas, eles possuem estruturas corporais semelhantes como as nadadeiras e caudas.

Como funciona a convergência adaptativa?

Processo que é resultante da adaptação de grupos de organismos de espécies diferentes a um mesmo hábitat. Por estarem adaptados ao mesmo hábitat, possuem semelhanças em relação à organização de corpo sem necessariamente possuírem grau de parentesco.

Qual o significado da palavra irradiação adaptativa?

Processo evolutivo no decorrer do qual uma espécie dá origem muito rapidamente a um conjunto de espécies ou de grupos que ocupam nichos ecológicos diferentes. A diversificação e a aparição dos diferentes tipos de mamíferos no início da Era Terciária é um exemplo de radiação adaptativa.

Evolução Convergente X Divergente, Teoria da Evolução

28 questões relacionadas encontradas

Porque os tentilhões não podem apresentar o mesmo nicho ecológico?

Porque estes têm uma possibilidade maior de sobrevivência e portanto de se reproduzir, suas características genéticas particulares tendem a ser passadas para as gerações seguintes.

O que significa órgãos homólogos análogos e irradiação adaptativa?

Homologia e Irradiação Adaptativa

A homologia pode ser entendida como uma consequência da evolução divergente, também chamada de irradiação adaptativa que é o processo evolutivo que resulta no surgimento de espécies diferentes a partir de um mesmo ancestral comum.

Como ocorre a evolução convergente?

Tipo de evolução que ocorre quando pressões seletivas semelhantes originam adaptações semelhantes em grupos taxonómicos não relacionados. As estruturas análogas, como a asa de um inseto e de uma ave, têm origem embriológica diferente e, anatomicamente diferentes, desempenham função idêntica.

Como acontece a evolução convergente?

A evolução convergente consiste em um fenômeno evolutivo em que duas espécies sem relações, ou seja, sem um ancestral em comum, apresentam uma característica semelhante. Nesses casos, se observa a inexistência de um ancestral direto comum que poderia ter transmitido tal característica.

Como ocorre a divergência evolutiva?

Evolução divergente ou divergência evolutiva ocorre quando duas ou mais características biológicas têm uma origem evolutiva comum, divergindo porém ao longo da sua história evolutiva. Isto também é conhecido como adaptação ou evolução adaptativa.

O que são Homologias evolutivas exemplos?

Em biologia evolutiva a homologia se refere as estruturas que têm a mesma origem embrionária e desenvolvimento semelhante em diferentes espécies que descendem de um ancestral em comum, podendo exercer diferentes funções em diferentes espécies.

Qual o conceito de convergência?

1. Disposição de linhas, raios luminosos ou eléctricos que se dirigem para o mesmo ponto. 2. [Figurado] Tendência de várias coisas para se fixarem num ponto ou se identificarem.

É correto afirmar que a convergência adaptativa comum a todos esses animais?

É correto afirmar que a convergência adaptativa comum a todos esses animais consiste em terem todos: Forma do corpo e membros semelhantes a remos. Linha lateral e corpo revestido por escamas. Nadadeiras e brânquias nas laterais do corpo.

Qual a diferença entre convergência e divergência evolutiva?

Evolução convergente ou convergência evolutiva é o nome dado ao fenômeno evolutivo por meio do qual uma característica semelhante surge independentemente em duas espécies não relacionadas, ou seja, que não possuem um ancestral comum direto de quem poderiam herdar tal característica.

O que é evolução adaptativa?

Evolução divergente ou divergência evolutiva ocorre quando duas ou mais características biológicas têm uma origem evolutiva comum, divergindo porém ao longo da sua história evolutiva. Isto também é conhecido como adaptação ou evolução adaptativa.

O que é uma estrutura convergente?

A evolução convergente cria estruturas análogas ou “homoplasias”, aquelas que têm formas ou funções semelhantes entre espécies divergentes, mas não estavam presentes no ancestral comum das duas.

Como ocorre a evolução paralela?

Mas a evolução paralela ou paralelismo também pode ocorrer, quando grupos aparentados apresentam uma evolução semelhante mesmo estando isolados por muito tempo. Um exemplo clássico é a irradiação evolutiva que ocorreu entre os mamíferos placentários e marsupiais.

O que se entende por adaptação convergente?

Processo de adaptação dos seres vivos a determinadas condições ambientais de forma a que seres de origens ou linhagens distintas apresentem características biológicas ou paleontológicas similares em respeito às exigências de adaptação ao meio ambiente, como, por exemplo, os golfinhos e as baleias, mamíferos, que se ...

O que é convergência evolutiva e homologia?

Homologias apresentam a mesma origem ontogenética e filogenética, já as analogias apresentam a mesma função mas não estão relacionadas evolutivamente. Um exemplo famoso de convergência evolutiva é a forma do corpo de golfinhos, ictiossauros e peixes. Todos são animais marinhos dotados de nadadeiras e barbatanas.

O que são órgãos homólogos e análogos?

Resumindo: Órgãos análogos: Mesma função e diferente origem embrionária. Órgãos homólogos: Mesma função ou não e mesma origem embrionária.

O que são órgãos homólogos e análogos de um exemplo de analogia e homologia?

A asa de um morcego e a asa de uma ave são exemplos de característica análoga. Importante: As asas dos morcegos e das aves são consideradas análogas quando nos referimos a asas, mas são consideradas homólogas quando analisamos membros anteriores.

O que é um órgão homólogo?

Tem mais depois da publicidade ;) Os órgão homólogos são aqueles que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário. Isso quer dizer, portanto, que os indivíduos que apresentam esses órgãos possuem ancestralidade compartilhada.

O que Darwin observou sobre os tentilhões pássaros do arquipélago de Galápagos?

No arquipélago, Darwin observou pássaros com formatos de bico diferentes, que depois descobriu serem todos tentilhões. Olhando com atenção, notou que cada formato de bico ajudava em uma forma de alimentação: bicos largos e robustos para comer sementes duras, aqueles mais afilados para insetos e larvas…

Por que o bico da ave é diferente de uma espécie para outra?

Como é o bico ? O bico das aves é formado de duas partes: a mandíbula superior e mandíbula inferior. A forma do bico varia muito em função do hábito alimentar ou seja, depende do que uma ave se alimenta. Também no bico situa-se o par de narinas por onde o ar entra e sai durante a respiração.

Qual é a principal diferença entre os tentilhões representados por Darwin?

Os tentilhões observados por Darwin é um exemplo dessa especiação na qual ele observou que, nas ilhas Galápagos, eles se diferenciavam pelo tipo de bico. Além disso, seria uma forma de adaptação à dieta alimentar de cada uma das 14 espécies.

Artigo anterior
Quando é cabível lavrar uma escritura de rerratificação?
Artigo seguinte
Quais são os benefícios da luz solar?