O que é insalubridade e periculosidade Cite exemplos?

Perguntado por: William Dinis Magalhães Morais Nunes  |  Última atualização: 20. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)

A insalubridade está relacionada a riscos à saúde, como exposição a agentes biológicos, químicos, físicos, ergonômicos e outros, enquanto a periculosidade está relacionada a riscos de acidentes e danos físicos, como trabalho em altura, exposição a radiação, trabalho com máquinas e equipamentos perigosos, entre outros.

Qual é a diferença entre os adicionais de insalubridade e de periculosidade Cite exemplos?

Por exemplo, a insalubridade inclui ruídos, tremores ou temperaturas que possam afetar a saúde e gerar doenças ou reações. Já a periculosidade é o risco e o perigo que o trabalhador enfrenta em suas atividades, como os seguranças que enfrentam risco de integridade física.

O que é insalubridade e periculosidade?

Insalubridade representa um risco gradual à saúde do trabalhador, enquanto periculosidade caracteriza um risco imediato de vida. Adicionais são acréscimos financeiros agregados ao salário do funcionário como forma de compensar o desgaste ou o risco no exercício da atividade de trabalho.

O que é insalubridade exemplo?

De forma resumida, podemos caracterizar as atividades insalubres como funções nas quais os colaboradores estão expostos constantemente a agentes nocivos à saúde, seja por meio de produtos químicos, ruídos, radiação ou calor extremo, por exemplo.

O que é a periculosidade?

Conforme o dicionário Michaelis On-line, periculosidade é “qualidade ou estado de ser perigoso”. Sendo assim, trabalho periculoso é aquele que coloca o colaborador, no exercício de sua função, exposto a riscos a sua vida.

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE (Como Funciona Insalubridade no Trabalho), Direito Valor Adicional?

39 questões relacionadas encontradas

São exemplos de atividades insalubres?

As situações consideradas insalubres pela norma são: ruído, calor ambiente, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, radiações não ionizantes, vibrações, frio, umidade, agentes químicos (incluindo benzeno), poeiras minerais (incluindo sílica, asbesto e manganês), além dos agentes biológicos.

O que é periculosidade no trabalho?

São periculosas as atividades ou operações onde a natureza ou os seus métodos de trabalhos configure um contato com substancias inflamáveis ou explosivas, substâncias radioativas ou radiação ionizante, energia elétrica, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado como é o caso, por ...

O que é periculosidade no salário?

O adicional de periculosidade é um valor devido ao empregado exposto a atividades periculosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Qual a diferença entre insalubridade e periculosidade no salário?

Se as atividades forem consideradas perigosas (inflamáveis, explosivos e eletricidade), tem direito à periculosidade. Se as atividades a expõe a agentes insalubres, tem direito ao adicional de insalubridade.

Quais são os tipos de insalubridade?

O valor do adicional de insalubridade varia de acordo com o grau de risco a que o trabalhador está exposto. Existem três graus de insalubridade: mínimo (10%), médio (20%) e máximo (40%). O valor do adicional é calculado com base no salário mínimo ou no salário base da categoria, dependendo da legislação aplicável.

O que significa insalubridade no trabalho?

Algo insalubre diz respeito ao que não é saudável. Levando isso para o trabalho, a insalubridade é quando o local ou a atividade profissional exercida, é prejudicial à saúde do colaborador e o expõe à condições que prejudicam sua saúde, a curto ou longo prazo.

O que é insalubridade e quem recebe?

O adicional de insalubridade é um benefício pago a toda pessoa que expõe sua saúde e bem-estar a um certo grau de risco para trabalhar. Algumas das profissões mais comuns com direito ao pagamento de insalubridade são enfermeiros, jornalistas, metalúrgicos, entre outros.

O que diz a lei sobre insalubridade e periculosidade?

A periculosidade é definida nos artigos 193 a 196 da CLT e na NR nº 16 do MTE. O adicional é correspondente a 30% sobre o salário-base. Note-se bem a diferença: enquanto o adicional de insalubridade (10 a 40%) é pago sobre o salário mínimo, o adicional de periculosidade (30%) é pago sobre o salário-base do empregado.

Quem tem direito a receber 40% de insalubridade?

Tem direito ao adicional de insalubridade todo trabalhador que exerce sua atividade em ambiente nocivo a saúde desde que tal exposição esteja prevista na NR 15 e que ultrapasse o limite de tolerância descrito na própria norma.

Quem tem direito a 40% de periculosidade?

Conforme o artigo 193 da CLT, o adicional de periculosidade deve ser concedido a todos os colaboradores que são expostos permanentemente a trabalhos com produtos inflamáveis, explosivos ou energia elétrica e profissionais que exercem atividades de segurança patrimonial e pessoal.

Quais são as profissões que têm direito a periculosidade?

Para que uma atividade seja considerada perigosa e dê direito ao adicional de periculosidade, ela deve envolver a exposição a:
  • inflamáveis;
  • explosivos;
  • energia elétrica;
  • uso de motocicleta;
  • roubos;
  • violência física decorrente do exercício de segurança pessoal ou patrimonial.

Quanto vale 3 anos de periculosidade?

60% da média dos salários + 2%, por ano de trabalho especial, a partir dos 20 anos de atividade para os homens. O mesmo vale para as mulheres, acréscimo de 2% ao ano, a partir dos 15 anos de atividade especial.

Quem paga a periculosidade?

O adicional de periculosidade não é um direito adquirido, ou seja, uma vez pago pelo departamento pessoal, o trabalhador o recebe pelo resto da vida.

Quem tem direito a 20% de insalubridade?

A NR-15 define que existem 3 graus de insalubridade e que cada nível dá direito a um percentual de compensação diferente. Para atividades insalubres em grau mínimo, o trabalhador tem direito ao adicional de 10%; em grau médio a 20%; e em grau máximo tem direito ao adicional de 40%.

Qual o grau máximo de periculosidade?

Veja a tabela que o Ministério do Trabalho disponibilizou referente aos graus de risco. Mínimo: 10%. Médio: 20%. Máximo: 40%.

É possível receber periculosidade e insalubridade juntos?

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) tem entendido que o adicional de periculosidade e o de insalubridade podem, sim, ser pagos cumulativamente – desde que justificados por fatores distintos. Até então, o TST vedava o pagamento de ambos os adicionais, tendo o funcionário que escolher entre receber um ou outro.

Qual é o trabalho mais insalubre?

Mergulhador; Metalúrgico; Mineiros de superfície; Motorista de caminhão (acima de 4000 toneladas);

Como saber se minha profissão é insalubre?

Como saber se a minha profissão tem direito à insalubridade? Se a sua atividade profissional incorpora algum dos aspectos mencionados, como contato excessivo com o calor, exposição a sons altos, vibrações, frio e substâncias prejudiciais, você pode ter o direito ao adicional de insalubridade.

Qual a profissão que se aposentam mais cedo?

Bombeiros. Os bombeiros têm uma das profissões mais perigosas e exigentes fisicamente, colocando suas vidas em risco regularmente para salvar outras pessoas. Devido aos riscos e desgaste físico associados a essa carreira, muitos bombeiros se aposentam mais cedo do que outros profissionais.

Artigo anterior
O que é um adesivo transdérmico?
Artigo seguinte
O que significa sangue nas fezes do cachorro?