O que é discriminação dos serviços?

Perguntado por: Mariana Leonor de Moura  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (4 avaliações)

A Discriminação dos Serviços é um campo livre em que o prestador detalha os serviços prestados. Informações sobre data de vencimento, canhoto, contratos ou qualquer outra informação relevante podem ser discriminadas neste campo.

O que colocar na discriminação de serviços na nota fiscal?

Discriminação do Serviço
  1. o Código de Serviço;
  2. a possibilidade de dedução da Base de Cálculo do ISS;
  3. a alíquota do ISS a ser aplicada; e.
  4. a obrigatoriedade de retenção do IR, PIS, COFINS, CSLL, INSS ou ISS.

Como discriminar uma nota?

A nota deve informar a carga tributária incidente por ente tributante, ou seja, federal, estadual e municipal. Estabelecimentos comerciais devem discriminar na nota fiscal ou em local visível os os impostos que incidem sobre o preço dos produtos e serviços comercializados.

Quem é o tomador de serviços na nota fiscal?

O tomador de serviço é quem contrata e recebe o serviço, o destinatário da produção ou execução do que foi adquirido ou contratado. Esse papel pode, portanto, ser ocupado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

O que nota fiscal de serviço?

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços.

MOOC Zero Discriminação: Estigma, discriminação e a qualidade do serviço de saúde

21 questões relacionadas encontradas

Por que emitir nota fiscal de serviço?

A resposta é simples: para regularizar todos os tributos ao Fisco, além de manter a credibilidade do seu negócio. Em outras palavras, esse documento certifica que as mercadorias são legalizadas e registradas. Então, a emissão da nota fiscal é uma vantagem tanto para o consumidor quanto para o empresário.

Qual a diferença de nota fiscal de produto e serviço?

Há algumas diferenças entre NFe e NFSe, mas, ambas notas são documentos emitidos eletronicamente. E suas funcionalidades são distintas, pois a NFe é emitida em função de registrar vendas de produtos, já a NFSe é emitida em função de registrar a prestação de serviços feita a algum cliente.

O que é tomador em uma nota fiscal?

2- Dados do tomador do serviço

O segundo passo é informar os dados do tomador do serviço, como nome, endereço e CNPJ. Pelo CNPJ, os dados do tomador serão pesquisados no sistema e automaticamente preenchidos. Também é possível cadastrar um tomador que não conste no sistema.

Qual a diferença entre tomador e prestador de serviços?

Quem é o tomador de serviço? É a relação criada entre uma empresa que presta o serviço (prestadora) e outra que utiliza os serviços desta empresa (tomadora), sendo o empregado vinculado à empresa prestadora do serviço. A terceirização, como também é conhecida, e é cada vez mais utilizada.

Como emitir nota fiscal tomador de serviços?

Como emitir nota fiscal de prestação de serviços

Após fazer o cadastro na prefeitura ou Secretaria da Fazenda da sua cidade, você deve acessar o sistema fornecido pela prefeitura para emitir a nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e).

Como descrever uma nota fiscal?

Dessa forma, uma nota fiscal reúne várias informações referentes à prestação do serviço, como: dados do prestador e do tomador, a descrição dos serviços, valor do trabalho realizado e cálculo do Imposto sobre Serviços (ISS).

Como preencher a Nfs-e?

Para preencher a nota fiscal de prestação de serviço é preciso se credenciar na prefeitura, depois acessar o sistema, escolher a sua categoria de emissor de nota fiscal e, pro fim, emitir a nota fiscal. Se você é um prestador de serviço, significa que paga o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN).

O que é nota fiscal discriminada?

Entra em vigor na próxima segunda-feira a Lei 12.741/12, que estabelece a discriminação de impostos de produtos e bens em notas ficais. A medida é válida para estabelecimentos de comércio de varejo e prestação de serviços de todo país.

Quem paga o ISS o tomador ou o prestador do serviço?

O empreendedor deve se atentar à legislação da cidade em que sua atividade será realizada, verificando a alíquota que se aplica à natureza de seu negócio. Também é necessário verificar na lei se sua situação não é o caso do imposto retido na fonte – em que o tomador do serviço é quem deverá recolher o ISS.

Qual a diferença entre ISS tomador e prestador?

O ISS é cobrado, portanto, em cima da nota fiscal de serviços emitida pelo prestador (quem fez o serviço) para o tomador (quem contratou aquele serviço). Por exemplo: ao fazer um serviço de manutenção, o prestador emite a nota e, em cima dela, determinado valor de ISS será devido.

O que é um prestador de serviços?

O prestador de serviços PJ nada mais é que um profissional que realiza suas atividades sem vínculo empregatício. Ou seja, diferentemente do empregado, sua relação de trabalho não segue as regras da CLT.

O que significa nome tomador?

Significado de Tomador

substantivo masculino Aquele que pega alguma coisa que não lhe pertence. Aquele a quem se faz um empréstimo. Quem é responsável por contratar um serviço, um funcionário. Quem conquista ou toma alguma coisa: tomador do território.

O que é o tomador de obra?

O tomador é a própria obra (filial) onde o empregado esta cadastrado. Neste caso a empresa Cedente é a Construtora chamada agora de contratada/executora e/ou empreiteira/subempreiteira. No entanto ela não é a responsável pela matricula CEI da obra junto ao INSS.

Quem é o tomador do frete?

R - É o contribuinte que paga o Serviço de Transporte. Na modalidade CIF o Tomador é o remetente. Na modalidade FOB o Tomador é o destinatário.

Qual a diferença de nota fiscal de serviço e nota fiscal de produto?

A primeira coisa que você precisa saber é a diferença de suas funcionalidades: a NF-e tem a função de registrar a venda de produtos, enquanto a NFS-e tem a função de registrar a prestação de serviços.

O que é uma nota de produto?

A nota fiscal de produtos é um documento que comprova a efetuação de uma transação comercial de forma eletrônica. Ela garante mais praticidade ao processo de compra e venda, além de direcionar mais poder ao consumidor, pois facilita o acesso à informações importantes sobre a empresa.

Qual a diferença de Nota Fiscal Eletrônica e nota fiscal de serviço?

A NF-e é gerada pelo sistema do contribuinte, assinada digitalmente, transmitida pela Sefaz e precisa do certificado digital para sua transmissão. Enquanto a NFS-e é emitida, na maioria das vezes, sem a necessidade dele e de maneira simplificada pelo portal municipal de emissão de nota fiscal de serviço.

Qual a importância da emissão de nota fiscal?

O cupom fiscal tem a função de documentar e comprovar que uma transação comercial foi feita entre um estabelecimento e um consumidor final.

Quando deve ser emitida a nota fiscal de serviços?

De acordo com a legislação vigente, não existe um prazo estipulado em dias para a emissão desde que ela esteja disponível ao cliente no momento que este toma posse do produto. No caso de Serviços a NF deve ser emitida na contraprestação do mesmo, enviada para o consumidor ou entregue em mãos.

O que precisa ser discriminado em uma NF de um produto industrializado retirado pelo comprador na empresa fabricante?

Impostos – Deverão ser discriminados os impostos sobre operações financeiras (IOF) e sobre produtos industrializados (IPI), o relativo ao programa de integração social e de formação do patrimônio do servidor público (PIS/Pasep), as contribuições para o financiamento da seguridade social (Cofins) e de intervenção no ...

Artigo anterior
Como calcular a agravante?
Artigo seguinte
O que pode causar meningite bacteriana?