O que é dilatação térmica Cite exemplos?

Perguntado por: Renata Mafalda de Cardoso  |  Última atualização: 9. Februar 2025
Pontuação: 4.5/5 (5 avaliações)

As calçadas, quadras poliesportivas e até mesmo as lajes sofrem dilatação quando a temperatura aumenta e contração quando a temperatura diminui. Nesse processo de dilatação e contração podem acontecer fissuras que, no caso das lajes, acabam deixando a água passar quando ocorre chuva.

O que é dilatação térmica Cite um exemplo?

A dilatação térmica acontece quando um determinado corpo sofre um aumento na sua temperatura, resultando no aumento do seu volume. Isso acontece porque no momento em que a temperatura é aumentada, as moléculas presentes nesse corpo, se agitam e geram o aumento da distância entre elas.

Quais são os tipos de dilatação?

Temos 3 tipos de dilatação térmica: a linear, a superficial, e a volumétrica.

Quais exemplos de dilatação vocês conseguem observar no cotidiano?

Dilatação no dia a dia
  • Ao colocarmos líquidos muito quentes em um copo de vidro, este pode rachar. ...
  • Em pontes, viadutos e entre trilhos de trem e metrô, existem pequenos espaços deixados entre as placas de concreto ou entre os trilhos de ferro.

O que é contração térmica Cite um exemplo?

A redução do comprimento de um material quando sua temperatura diminui é denominada contração térmica. Se a barra for colocada na geladeira, continuará a resfriar e sofrer contração térmica.

Dilatação Térmica - Brasil Escola

15 questões relacionadas encontradas

São exemplos de condução térmica?

Condução térmica
  • aquecimento de uma barra metálica;
  • aquecimento de uma colher de metal que está tocando uma panela;
  • aquecimento do cabo de uma panela que está no fogo;
  • aquecimento do corpo humano quando está tocando outro corpo humano;
  • aquecimento da xícara pelo chá ou café;

Como é a dilatação?

Definimos a dilatação como sendo a variação nas dimensões de um objeto devido à variação da temperatura. Portanto, podemos dizer que a dilatação é uma manifestação macroscópica da variação da energia cinética das moléculas e átomos.

Como explicar a dilatação térmica?

A dilatação térmica é um fenômeno que associa temperatura e volume. Nele, as duas grandezas sofrem aumento diretamente proporcional. Ou seja: é o que acontece quando aquecemos um material e ele tem as suas dimensões expandidas. É um processo que abrange materiais nos estados líquido, sólido e gasoso.

Quais são os quatro tipos de dilatação térmica?

Sendo assim, confira os tipos de dilatação térmica:
  • Dilatação térmica linear.
  • Dilatação térmica superficial.
  • Dilatação térmica volumétrica.
  • Dilatação térmica dos líquidos.

O que é dilatação superficial de exemplos?

Dilatação superficial é o nome dado ao fenômeno em que há um aumento da área de um corpo ocasionado por um aumento de temperatura. Esse tipo de dilatação ocorre em corpos de simetria superficial, como placas, tampos de mesa, tábuas, azulejos etc.

O que é dilatação e contração?

O processo de contração e dilatação dos corpos ocorre em virtude do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem os corpos. Ao aquecer um corpo, por exemplo, ocorrerá um aumento da distância entre suas moléculas em consequência da elevação do grau de agitação delas.

Quem criou a dilatação térmica?

A dilatação térmica ao longo da história

Porém somente em 1676, é que vamos encontrar, pela primeira vez, no livro “De Potentia Restitiva”, de Robert Hooke (figura 2), uma relação para a deformação dos corpos em geral.

Como ocorre a dilatação dos líquidos?

A dilatação térmica dos líquidos ocorre quando eles são aquecidos. Esse fenômeno decorre do ganho da energia cinética das moléculas que compõem o líquido, uma vez que, movendo-se mais rapidamente, elas passam a ocupar um volume maior.

Qual é a importância das juntas de dilatação?

A junta de dilatação tem como objetivo criar espaços entre as placas de concreto ou revestimentos para garantir que a expansão térmica do material seja possível. Dessa forma, ela evita fissuras, quebras e outros prejuízos para a edificação.

Como calcular a dilatação?

∆L = LO ∙ α ∙ ∆T

∆L → variação do comprimento dilatado, medida em metros [m ]. LO → comprimento inicial, medido em metros [m ]. α → coeficiente de dilatação volumétrica, medido em [°C-1] ou [°K-1] . ∆T → variação de temperatura, medida em Celsius [°C] ou Kelvin [°K] .

O que acontece na dilatação superficial?

Dilatação superficial é o fenômeno que provoca um aumento na área dos sólidos. Quando sujeitos a grandes variações de temperatura, alguns materiais, especialmente aqueles que apresentam coeficientes de dilatação superficial elevados, expandem-se, de modo que suas dimensões aumentam.

Quem dilata mais cobre ou ferro?

Coeficiente de dilatação do Cobre é maior que o do Ferro, assim o Cobre dilata mais que o Ferro fazendo com que a lâmina forme o arco com concavidade para cima.

Qual é a cor da dilatação?

Ele pode ser transparente e gelatinoso, mas geralmente apresenta raias de sangue rosa ou até coágulos de sangue vermelho vivo ou marrom.

Quando se inicia a dilatação?

Conforme o parto se aproxima, o colo do útero começa a se preparar, dilatando e amolecendo. Quem desencadeia o trabalho de parto é o bebê, quando fica maduro. Isso acontece entre 37 e 42 semanas. É o cérebro dele que inicia uma cascata de alterações endócrinas que ativam substâncias hormonais e inflamatórias.

O que acontece depois da dilatação?

Período expulsivo: Ocorre quando a dilatação é total e o bebê vai nascer. “Se for o primeiro parto da mulher, o tempo estimado é de 3 horas. Mas se for o segundo parto ou mais, o período aproximado é de 2 horas ou menos”, explicou a obstetra. Dequitação: Saída da placenta, geralmente tem duração de até uma hora.

O que é condução Cite um exemplo?

A condução é o processo de propagação do calor que se dá por transferência de energia entre as partículas, desse modo, ela necessita de um meio para ocorrer. Esse processo pode ser percebido quando se aquece uma das extremidades de uma barra metálica. Condução de calor por uma barra metálica.

Onde ocorre a condução térmica?

A condução térmica é um processo de transferência de calor que ocorre principalmente nos sólidos e só acontece em meios materiais.

Qual a dilatação da água?

Se a temperatura de um corpo é reduzida, normalmente, provoca uma diminuição do seu volume, entretanto, há exceções. A água é a mais comum delas: de 4oC a 0oC sofre um aumento de volume. Tal comportamento da água é conhecido como "dilatação anômala".

Artigo anterior
Como abrir a porta do carro por televovel?
Artigo seguinte
O que faz na área de compras?