O que é desinfetante doméstico?

Perguntado por: Mónica Doriana Correia Monteiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)

Desinfetante é o nome dado a vários tipos de produtos que são usados para eliminar micróbios, como vírus e bactérias, de uma superfície. O princípio ativo varia de um produto a outro. Entre os principais tipos de desinfetantes usados na limpeza doméstica, estão: Álcool 70%

O que é um produto desinfetante?

Desinfetantes são produtos que têm alguma substância microbicida na sua composição. Ou seja, eles servem para eliminar microrganismos do ambiente. Assim, ajudam a conter a proliferação de vírus, bactérias e demais agentes causadores de doenças.

Quais são os tipos de desinfetante?

Existem três tipos principais de desinfetantes, o hospitalar, alimentício e o de uso geral. O primeiro atende a critérios sanitizantes mais severos, sendo usado para o controle de contaminação em instrumentos médicos, pisos, paredes, roupas de cama e outras superfícies.

Qual a diferença entre antisséptico e desinfetante?

“Uma antissepsia rigorosa é necessária antes de qualquer intervenção cirúrgica como forma de precaução para evitar que um germe entre no corpo do paciente”, detalha Battastini. Já os desinfetantes são formulações que têm em sua composição substâncias microbicidas e apresentam efeito letal sobre microrganismos.

Qual a diferença entre água sanitária e desinfetante?

Tanto a água sanitária quanto o desinfetante atuam na limpeza para destruir os germes, a diferença é que a água sanitária possui na sua composição o cloro, o que a torna mais forte.

Dr. Bactéria dá dicas para desinfetar a casa

29 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre cloro água sanitária e desinfetante?

Ao contrário da água sanitária, os desinfetantes podem conter tensoativos para “colar” o produto na sujeira, removendo-a com mais facilidade! Nem todo desinfetante possui cloro na composição, mas diferentemente da água sanitária, desinfetantes clorados podem ter mais de 2,5% de cloro.

Qual a diferença entre desinfetante e alvejante?

Algumas pessoas podem confundir desinfetante, alvejante e água sanitária, mas os produtos não são a mesma coisa. Alvejantes são os produtos capazes de tirar manchas de tecidos e deixá-los mais brancos. Esses produtos podem ter como base o hipoclorito de sódio (água sanitária) ou o oxigênio.

Quando usar antisséptico?

Os antissépticos são usados para as seguintes situações:
  1. Lavagem das mãos, para evitar o contágio de doenças;
  2. Desinfeção de mucosas para executar procedimentos médicos, como a inserção de um cateter, por exemplo;
  3. Limpeza da pele, para a preparação para cirurgias;
  4. Tratamento de infecções da pele, da boca e da garganta.

Para que serve um antisséptico?

Este medicamento é indicado para tratar pequenos ferimentos em geral, combatendo os microorganismos e aliviando, temporariamente, a dor.

Para que é bom antisséptico?

Um antisséptico é uma substância que interrompe ou retarda o crescimento de micro-organismos. Ele é usado com frequência ​​em hospitais e outros ambientes médicos para reduzir o risco de infecção durante a cirurgia e outros procedimentos.

Qual é o melhor desinfetante no mercado?

E se você ainda tiver dúvidas sobre isso, veja a seguir quais são os melhores desinfetantes do momento.
  1. Lysoform Bruto. Melhor Desinfetante. ...
  2. Bak Ypê Lavanda. Melhor Custo-Benefício. ...
  3. Esfrelux Algas Marinhas. Desinfetante Bom e Barato. ...
  4. Pinho Sol Original. Melhor Desinfetante para Limpeza. ...
  5. Coala Talco. ...
  6. Omo Lavanda.

Como escolher desinfetante?

Como Escolher o Melhor Desinfetante
  1. Escolha o Desinfetante Adequado ao Tipo de Uso.
  2. Observe o Tipo de Produto, Alguns Precisam Ser Diluídos, Outros Não.
  3. Uma Boa Fragrância Faz Toda Diferença, Mas Cuidado com Alergias.
  4. Fique de Olho no Volume para Não Pagar Mais por Menos.

Quais são os desinfetantes mais utilizados?

Hipoclorito. Eficácia, baixo custo e facilidade de fabricação tornam os hipocloritos os desinfetantes mais amplamente utilizados. Hipoclorito de sódio é o composto mais comum e é um desinfetante ideal, pois é um oxidante forte.

Qual é a função desinfetante?

Os desinfetantes funcionam através da destruição da parede celular do microorganismo ou por interferência em seu metabolismo. A assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias.

O que significa desinfetante e desinfecção?

É o processo de eliminação de formas vegetativas, existentes em superfícies inanimadas, mediante a aplicação de agentes químicos e/ou físicos.

Como é feito o desinfetante?

Desinfetante caseiro perfumado

Em uma garrafa com 2 litros de água, adicione 30 ml de vinagre branco, 30 ml de água oxigenada de 10V, 10 ml de detergente e 20 gotas da essência que preferir; Finalize adicionando o corante da sua escolha.

O que é ação antisséptico?

Antissépticos são agentes biocidas normalmente utilizados para inibir crescimento de microrganismos em tecidos vivos, pele e mucosas, enquanto desinfetantes são mais utilizados em artigos e superfícies, podendo apresentar ação esporostática, dependendo de algumas condições de uso e tipo de agente1.

Quando é indicado o uso de antissépticos para realização de curativos?

Indicada em lesões isquêmicas e feridas necróticas. Indicado para lesões infectadas, com média e alta exsudação, com ou sem odor.

Pode passar antisséptico na boca?

Outra variação facilmente encontrada em farmácias e supermercados é o antisséptico bucal com flúor. Eles são mais indicados para pessoas com maior predisposição à cáries. Seu uso diário é liberado nesse caso, pois combatem a proliferação de bactérias, além de suavizar a sensibilidade nos dentes.

Como usar antisséptico na ferida?

Antissépticos - Feridas (1)

Não se deve usar clorexidina em feridas. A composição é agressiva ao leito da ferida! Para limpeza das feridas utilizamos apenas soro fisiológico e com cuidado para que o jato não seja feito com muita força e possa lesar os possíveis tecidos de granulação em formação.

Pode passar antisséptico na ferida?

O primeiro passo é limpar bem a ferida com água. Pode aplicar um anti-séptico para evitar infecções. Não utilize álcool nem água oxigenada. Os arranhões, cortes, lacerações (rasgos de tecidos) e perfurações são feridas comuns e as mais fáceis de cuidar em casa.

Pode usar antisséptico em ferida aberta?

Luz afirma que a limpeza do local deve ser feita com água corrente ou soro fisiológico. O especialista diz também que não se deve usar substâncias antissépticas, pois elas atrasam a cicatrização.

O que substitui o desinfetante?

Vinagre branco ou limão – podem substituir o cloro como desinfetante. Agem contra germes, mofo e gordura por sua acidez. O vinagre remove mofo dos rejuntes do banheiro e a gordura do fogão. O limão tem efeito similar, e pode ser utilizado para lavar as louças.

O que usar no lugar do desinfetante?

Em meio à pandemia de coronavírus, quando se pensa em desinfetante, o álcool é um dos primeiros a ser lembrado. No entanto, com o produto em falta na maioria dos estabelecimentos das grandes cidades, há outro componente conhecido que serve de substituição, desde que devidamente diluído: a água sanitária.

Pode misturar desinfetante com água sanitária?

Você já deve ter notado que a água sanitária é um dos produtos de limpeza que não deve ser misturado com outras substâncias, e isto também é válido para misturas dela com desinfetantes e limpadores multiuso à base de amoníaco.

Artigo anterior
O que o Armin gosta?
Artigo seguinte
O que é contratos administrativos público?