Quais são os sete elementos da psicomotricidade?

Perguntado por: Helena Débora Fernandes de Moreira  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 5/5 (55 avaliações)

Psicomotricidade
  • Esquema Corporal;
  • Equilíbrio;
  • Lateralidade;
  • Ritmo;
  • Organização espaço-temporal;
  • Tônus;
  • Imagem Corporal;
  • Coordenação global ou motora ampla;

O que é elemento psicomotor?

O principal exemplo deste elemento psicomotor é a ação de caminhar: para que haja o deslocamento do corpo, os músculos e membros inferiores e superiores movimentam-se através da coordenação motora ampla, de forma alternada. ... São os chamados movimentos de precisão.

Quais são as bases da psicomotricidade?

Segundo o mesmo autor a psicomotricidade está baseada na interdependência entre o desenvolvimento cognitivo e motor e, cita as principais estruturas psicomotoras: coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, organização espaço-temporal e esquema corporal, buscando integrar homem e espaço, corpo e alma.

Quais são os seis principais elementos do desenvolvimento psicomotor?

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

Quais são as três principais áreas de atuação da psicomotricidade?

Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de atuação: reeducação, terapia e educação.

Elementos básicos da psicomotricidade.

23 questões relacionadas encontradas

O que é uma atividade psicomotora?

As atividades de psicomotricidade envolvem o desenvolvimento das capacidades motoras durante o nosso crescimento na infância. Compreender as necessidades dos pequenos nesta fase é vital para que eles possam alcançar o seu pleno desenvolvimento enquanto crescem.

Quais são as habilidades psicomotoras?

As habilidades psicomotoras são importantes para o desenvolvimento da criança e várias atividades podem ajudar na aquisição destas habilidades. São elas: esquema corporal, motricidade ampla, motricidade fina, percepção espacial, percepção temporal.

O que é o desenvolvimento psicomotor?

O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo durante o qual se dá a evolução da inteligência, da comunicação, da afectividade, da sociabilidade e da aprendizagem de forma global e simultânea. Decorre por etapas e depende da maturação do sistema nervoso central.

Qual é a importância do desenvolvimento psicomotor?

Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”.

Quando começa o desenvolvimento psicomotor?

Desenvolvimento psicomotor é o aumento da capacidade do bebê de realizar funções cognitivas e motoras progressivamente mais complexas. ... O período dos 7 aos 12 meses, é um processo complexo e de muitas mudanças para o bebê e para a família.

Qual a importância do desenvolvimento psicomotor para a aprendizagem?

A interação da psicomotricidade com a aprendizagem faz com que a criança crie possibilidades para desenvolver habilidades motoras que vão ajudar no conhecimento do seu próprio corpo, em sua movimentação livre, para explorar o ambiente em que está inserida e para facilitar nas expressões verbais e não verbais.

Quais os aspectos as ações psicomotoras trabalham?

As ações psicomotoras trabalham os aspectos motor, cognitivo e afetivo. ... O conceito também está relacionado ao processo de maturação, no qual o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

Quais atividades motoras?

Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora.

Como se trabalha a psicomotricidade?

A escola e o professor têm um papel muito importante e influenciam diretamente o desenvolvimento da criança, principalmente nos anos iniciais. Em sala de aula, podem usar jogos recreativos que estimulam os seguintes aspectos: motor, social, afetivo e cognitivo.

Quais são os 5 tipos de coordenação motora?

Veja como cada uma delas funciona:
  • Coordenação motora geral. Esse tipo de coordenação motora faz com que os adultos e as crianças consigam dominar os próprios corpos e assim controlar todos os movimentos, até os mais rudes. ...
  • Coordenação motora específica. ...
  • Coordenação motora fina.

Quais são as atividades de coordenação motora fina?

Como desenvolver a coordenação motora fina em crianças?
  • Desenhar e colorir. Estimular o gosto pelo desenho e pela pintura é uma excelente forma de treinar a coordenação motora fina. ...
  • Fazer origamis.
  • Brincar de pegar vareta. ...
  • Cortar e colar. ...
  • Cozinhar. ...
  • Modelar massinha.

Quais são as atividades de coordenação motora grossa?

A coordenação motora grossa envolve os grandes músculos do corpo e é responsável pelos movimentos de maior amplitude que o seu filho faz com os braços, pernas ou o corpo inteiro. Saltar, correr, sentar, subir escadas e até dançar são exemplos de atividades motoras grossas.

O que são aspectos psicomotores e afetivos?

categorias ligadas ao desenvolvimento da área emocional e afetiva, que incluem comportamento, atitude, responsabilidade, respeito, emoção e valores. [...] são: receptividade; resposta; valorização; organização; e caracterização. Psicomotor: relacionado às habilidades físicas específicas.

Quais são os elementos da psicomotricidade e suas principais características?

Mora (2004) evidencia que durante o processo de ensino e aprendizagem, são utilizados alguns elementos básicos da psicomotricidade, dentre eles os mais utilizados: lateralidade, orientação espacial e temporal, esquema corporal e coordenação motora.

Qual é a contribuição da psicomotricidade no processo do ensino e aprendizagem?

Enfim, a psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades elas se divertem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.

Quais as implicações do desenvolvimento psicomotor na aprendizagem?

A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na escola primária. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares: leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos.

Qual o conceito de aprendizagem e aprendizagem psicomotora?

A Psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando ao conhecimento e ao domínio do seu próprio corpo. ... A estrutura da Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança.

Como se dá o desenvolvimento motor?

O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.

Quais são as 4 fases do desenvolvimento infantil?

Como acontece o desenvolvimento infantil?
  • Fase 1: sensório-motor.
  • Fase 2: pré-operatório.
  • Fase 3: operatório concreto.
  • Fase 4: operatório formal.

Quais são as fases do desenvolvimento motor?

De acordo com o modelo de desenvolvimento de Gallahue, Ozmun (2005), o desenvolvimento motor está dividido em quatro fases: Motora reflexiva; Motora rudimentar; Motora fundamental; Motora especializada.

Artigo anterior
Qual é a importância da cultura?
Artigo seguinte
Como descrever os riscos de um projeto?