O que é dano estético trabalhista?

Perguntado por: Lucas Oliveira Torres  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (4 avaliações)

Dano estético é uma alteração morfológica (de forma, morfos em grego) permanente que causa um afeamento à vítima. São exemplos de dano estético a perda de partes do corpo como mãos e braços, ou mesmo cicatrizes e deformações, em razão de acidentes do trabalho.

O que caracteriza o dano estético?

O dano estético se caracteriza pela alteração da forma de origem da vítima, o enfeiamento do corpo, a diferença entre o seu estado normal para um estado de inferiorização, o qual, como o dano moral, também causa embaraço, porém de forma visual, estética.

Como calcular o dano estético?

A indenização por dano estético deve levar em consideração a gravidade e intensidade da ofensa, o sofrimento da vítima, as suas condições pessoais, o grau de culpabilidade do agente, a repercussão do fato danoso, a extensão e localização do dano e a condição sócio-econômica do ofensor e ofendido.

O que é dano moral e dano estético?

O dano estético diferencia-se do dano moral, que é de ordem puramente psíquica e, por isso, causa à vítima sofrimento mental, aflição, angústia, vergonha etc. Enquanto o dano moral é psíquico, o dano estético se caracteriza por uma deformação humana externa ou interna.

O que é dano material no trabalho?

O dano material é aquele traduzido no decréscimo do patrimônio econômico da vítima, seja pelos gastos diretamente relacionados ao tratamento da lesão ou os projetados em decorrência da diminuição da capacidade laboral, esta, que compromete o valor econômico do trabalho, e, assim, terá direito o trabalhador à ...

Dano estético nas relações de trabalho

25 questões relacionadas encontradas

O que se enquadra em danos materiais?

Os danos materiais são os prejuízos financeiros que a pessoa tem por conta da ação de um terceiro. O reparo pode ser feito tanto por pessoas físicas, quanto jurídicas. Este tipo de dano requer alguma comprovação para que a indenização possa ocorrer. Na maioria dos casos, isso ocorre por meio de notas fiscais.

Quando é devido danos materiais?

O Dano Material. Cabe à vítima da lesão pessoal ou patrimonial o direito de pleitear uma indenização. Quem sofre o prejuízo decorrente de atitude desencadeada por terceiro, é a vítima.

O que é um dano moral?

DANO MORAL. O dano moral caracteriza-se como a ofensa ou violação dos bens de ordem moral de uma pessoa, tais sejam o que se referem à sua liberdade, à sua honra, à sua saúde (mental ou física), à sua imagem. Exemplos: - cliente que tem seu nome inserido em cadastro de inadimplentes, mesmo que tenha pago o débito.

O que é indenização por dano estético?

A responsabilidade civil pelo dano estético se configura no momento em que a vítima sofre alguma transformação em sua aparência física, uma alteração negativa, seja pela ação ou pela omissão de outrem – responsável pelo dano.

Qual à diferença entre dano moral e dano material?

O Dano Material é caracterizado pelos prejuízos ou perdas no patrimônio. Diferente do dano moral, que é algo mais subjetivo e que afeta a honra do indivíduo, o dano material é mais simples de entender. Ele constitui basicamente em prejuízos ou perdas no patrimônio de alguém.

Quais são os critérios para fixação da extensão do dano estético?

Já o dano estético pode ser ilustrado com a cicatriz resultante de acidente de trânsito. Por fim, cabe destacar que também esta modalidade de dano é mensurável de acordo com o critério de proporcionalidade à extensão do dano, de forma similar à injúria psicológica.

Como é feito o cálculo de danos morais?

Critérios e método para calcular danos morais
  1. deverá ser feito com moderação e razoabilidade;
  2. deverá levar em conta o grau de culpa;
  3. deverá levar em conta o nível socioeconômico das partes;
  4. deverá levar em conta a experiência e o bom senso do juiz;
  5. deverá desestimular o ofensor;

Quais são os tipos de danos?

Tipos de dano
  • Dano culposo.
  • Dano doloso.
  • Dano emergente.
  • Dano ex delicto.
  • Dano infecto.
  • Dano material.
  • Dano moral.
  • Dano processual.

Quando ocorre o dano estético?

O dano estético ocorre quando há configurado uma agressão ao indivíduo em sua autoestima, afetando significamente a sua saúde e sua integridade física. Cabe destacar que nesse caso, as lesões encontradas na aparência humana devem ser permanentes (PARRA, 2018).

Para que seja caracterizado o dano este deverá ser atual é certo?

Dispondo que dano certo é aquele real e efetivamente existente, na forma atual ou futura, ao tempo da sentença, não podendo se falar em certeza quando o dano não mais exista (não subsiste) por ter sido reparado pelo responsável.

Qual a diferença entre dano moral e dano extrapatrimonial?

Os danos extrapatrimoniais são uma novidade trazida pela reforma trabalhista, Lei nº 13.467/2017 (antes da reforma, era mais comum falar-se estritamente da figura do dano moral), e tratam sobre lesões não físicas nem pecuniárias, mas aquelas não palpáveis, ou seja, lesões imateriais.

É possível à Maria pedir indenização por danos estéticos?

“Além das indenizações por dano material e moral, pode ser cabível a indenização por dano estético, quando a lesão decorrente do acidente do trabalho compromete ou pelo menos altera a harmonia física da vítima.

Qual o valor de indenização por danos materiais?

Via de regra, os custos estão relacionados ao valor da causa, que neste caso, será equivalente ao valor do dano material pleiteado. Só para se ter uma ideia, em um processo no valor de R$ 2.000,00 reais, as custas iniciais ficariam em torno de R$ 325,50 reais.

O que pode causar danos morais?

O que gera danos morais. É importante observar que os danos morais possuem natureza personalíssima. Ou seja, apenas a pessoa que se sente moralmente violada pode buscar pelo direito de reparação do dano. Além disso, o dano pode ser causado por ação ou omissão, por sua negligência ou por sua imprudência.

O que é o artigo 187?

Art. 187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.

O que significa indenização moral?

Indenização por danos morais

Toda pessoa que sofre um dano moral poderá exigir na justiça, uma indenização, desde que tenha como comprovar o dano. Durante muito tempo discutiu-se no direito brasileiro, a possível reparação por danos morais mas, hoje o direito à indenização está determinado no artigo 5º, inc.

O que diz o artigo 927 do Código Civil?

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Quanto se pode pedir de indenização por danos morais?

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos. O tema ainda é discutido, principalmente quando se trata de grandes empresas envolvidas e prejuízos de grande montante.

Quando posso pedir danos morais?

Quando é possível pedir indenização por danos morais? Basicamente, a indenização por danos morais ocorre sempre que o indivíduo se sentir lesado psicologicamente. Ou seja, sempre que a ação de uma pessoa ou empresa gerar sofrimento emocional a este indivíduo.

O que é dano material ou patrimonial?

O que é Dano patrimonial:

O dano patrimonial, ou material, consiste na lesão concreta ao patrimônio da vítima. Abrange o dano emergente (o que efetivamente se perdeu) e o lucro cessante (o que se deixou de ganhar em razão do evento danoso).

Artigo anterior
O que é um cliente private?
Artigo seguinte
Qual região brasileira tem a maior parte de seu território fora da zona térmica tropical apresentando diferenças na paisagem conforme a mudança de estações )?