O que é currículo formal e oculto?

Perguntado por: Mónica Vitória Simões de Miranda  |  Última atualização: 27. März 2022
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O Currículo Formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino. É expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. ... O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores.

O que é um currículo formal?

Currículo formal – refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional. É o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.

O que é o currículo oculto?

Segundo ele, “[...] o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes” (p. 78).

Quem diz ela o currículo oculto?

A mesma autora relata que Philip Jackson foi o primeiro teórico e educador americano a utilizar esta expressão “currículo oculto”, fazendo referências às características subjetivas e estruturais do ambiente de aula que contribuem ou influenciam no processo de educação enquanto socialização tornando evidente, a co- ...

Como trabalhar o currículo oculto?

Em um currículo oculto, as suposições em sala de aula não podem ser planejadas, pelo próprio fato de serem tácitas e incidentais. Dessa maneira, um tema importante ou um assunto de interesse fica sujeito a um acontecimento para vir à tona.

Currículo Formal, Currículo real, Currículo oculto | Pedagogia para Concurso

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São exemplos de currículo oculto?

1. Currículo oculto. Aquilo que não está programado, planejado para a aula e que se faz necessário trabalhar com os alunos. Exemplo:valores, ética, bons costumes,algum problema que surgiu na classe, no bairro, na cidade,etc.

O que o currículo oculto enfatiza na prática do professor?

O currículo oculto é interpretado pelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor vindas da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola e nas experiências e práticas divididas na escola.

Quais são as três referências básicas para a formulação dos objetivos educacionais?

Os objetivos educacionais têm pelo menos três referências para sua formulação: Os valores e ideais proclamados na legislação educacional e que expressam os propósitos das forças políticas dominantes no sistema social; Os conteúdos básicos das ciências, produzidos e elaborados no decurso da prática social da humanidade.

Como o currículo ocorre na prática?

O currículo regulamentado sofre a influência do poder público, o planejado, de instâncias externas à escola e dos docentes, o organizado, do entorno da escola, o em ação, dos conhecimentos escolares, crenças, valores morais e sociais, e, finalmente, o avaliado, pela sociedade, pelo mercado, pelo poder público, e também ...

O que é o currículo explícito?

CURRÍCULO EXPLÍCITO: reúne o conjunto de aprendizagens intencionais que um curso e uma disciplina proporcionam ao estudante. São as escolhas que a instituição de ensino faz e que aparecem explicitamente no seu planejamento. CURRÍCULO OCULTO: é o resultado não intencional das práticas escolares.

Quais são os tipos de currículo escolar?

O currículo é de grande importância no ambiente escolar, é um dos documentos que orienta o trabalho do educador.
...
Existem três tipos de manifestações de currículo:
  • Currículo Formal (prescrito);
  • Currículo Real (em ação);
  • Currículo Oculto (implícito).

Quais são os três tipos de currículo?

3 principais tipos de currículo. Os três principais tipos de currículos são o cronológico inverso, que é o modelo mais tradicional, o funcional e o híbrido. Vamos entender como é a estrutura de cada um.

Quais as principais características que compõem o currículo formal?

CURRÍCULO FORMAL: estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo; encontrado nas leis, nos parâmetros e diretrizes curriculares.

O que é currículo prescrito formal ou oficial?

Currículo prescrito: são os documentos oficiais que orientam a educação nacional e as propostas curriculares das Secretarias de Estado da Educação, como: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS – DIRETRIZES CURRÍCULARES ESTADUAIS – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: princípios, direitos e ...

O que é currículo teoria e prática?

Nessa perspectiva, a função da teoria curricular é compreender e descrever fenômenos da prática curricular. É através da teoria que teremos a compreensão do objeto e intenções de um determinado grupo social. ... Percebe o currículo como um campo que prega a liberdade e um espaço cultural e social de lutas.

O que é currículo e prática pedagógica?

O que é currículo e práticas pedagógicas? Destacamos como objetivo principal identificar e analisar os conhecimentos que o professor constrói em um processo de formação continuada e como estes repercutem na sua ação pedagógica.

Qual a importância do currículo escolar nos dias de hoje?

O currículo é de suma importância para a vida e para o planejamento do docente, pois é o currículo que possibilita ao professor uma organização fixa dos conteúdos e das atividades de forma clara, crítica, autônoma, reflexiva, ativa e democrática no contexto escolar, sendo o currículo, um recurso em prol ao ensino- ...

Quais são os objetivos educacionais?

Os objetivos educacionais descrevem o que os alunos devem saber ou fazer ao final de uma disciplina e que antes de ingressarem na mesma ainda não sabiam ou não eram capazes. ... Já os objetivos específicos são elaborados de acordo com as exigências e resultados esperados do processo de ensino-aprendizagem.

Quais são os objetivos da educação?

O objetivo da educação na escola pública é atingir a qualidade social para todos e cada um dos seus alunos; garantir de forma sistemática a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade; desenvolver as diversas habilidades; contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito histórico; para ter visão de mundo ...

Quais são as relações básicas entre objetivos e conteúdos Segundo Libâneo?

Segundo Libâneo (1994) a escolha e organização os métodos de ensino devem corresponder à necessária unidade objetivos-conteúdos-métodos e formas de organização do ensino e as condições concretas das situações didáticas.

Porque a formação do professor sobre o currículo é importante?

O Curso de Formação de Professores do Campo pode ser um meio de di- fusão cultural e de formação do indivíduo que poderá contribuir para formar identidades individuais e sociais daí a importância do currículo, pois ele pode viabilizar a construção de conhecimentos e saberes dos sujeitos do processo de formação, ...

Qual o principal objetivo da disciplina currículo teoria e prática?

saber produzir os conhecimentos a serem ensinados, para serem mais que animadores do processo didático.

Qual o papel do professor no processo curricular?

Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.

Quais as questões norteadoras do currículo?

Neste sentido, o currículo deve ser encarado a oportunizar conhecimentos e aprendizagens sistematizadas para que possamos ter de fato uma escola que eduque e seja capaz de transformar nossos educandos em sujeitos ativos. É necessário também, antes de tudo, buscar orientações a cerca da qualificação docente.

Qual a diferença entre currículo formal e informal?

Representa a obrigação formal do professor, traduz-se num horário lectivo semanal para os alunos e professor e no cumprimento de programas previamente concebidos. O Currículo Informal, refere-se a todas as actividades estruturadas ou não estruturadas que decorram para além das actividades lectivas dos alunos.

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