O que é CST 060 na nota fiscal?

Perguntado por: Cristiana Verónica Freitas de Esteves  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (43 avaliações)

A indicação de CST 60 e CFOP 5405 significa que o produto é tributado e sujeito a substituição tributária e que o ICMS ST já foi retido anteriormente.

Quando usar CST 060?

Quando comprar mercadorias, para uso e consumo, COM substituição tributária deverá classificar a escrituração utilizando o CFOP 1407/2407 (Compra de mercadoria para uso ou consumo cuja mercadoria está sujeita ao regime de substituição tributária), utilizando o CST 060".

Qual a diferença entre o CST 010 e 060?

O código CST indica qual a tributação aplicada na operação: c) CST “10” – indica que houve a aplicação da substituição tributária. ... e) CST “060” – indica que o ICMS ST já foi recolhido, ou seja, a nota fiscal é emitida sem destaque do ICMS.

O que é o CST na nota fiscal?

Código de Situação Tributária, ou apenas CST, é um classificador que determina a incidência do ICMS sobre um produto ou serviço. Ele serve para orientar os contribuintes no processo de comercialização de mercadorias e auxiliar as entidades federativas no processo de fiscalização tributária.

Como saber o CST do meu produto?

Como descobrir o código CST de um produto

Para descobrir, basta seguir estas indicações: · São as tabelas A e B, junto aos seus complementos que determinam a composição do código CST; · É comporto por 3 dígitos; · O primeiro digito é encontrado na tabela A, que indica qual a origem da mercadoria.

O que é CST? CST ICMS, PIS, COFINS e IPI

26 questões relacionadas encontradas

Como descobrir o CST de um produto?

O código CST é composto por três dígitos. O primeiro dígito é encontrado na tabela A e indicam origem da mercadoria: Se a origem do produto é nacional, seu dígito será 0; se a mercadoria veio direto do exterior, a sua identificação será feita pelo dígito 1.

O que quer dizer CST 010?

Ana Lucia, quando o CST é 010 quer dizer que a mercadoria sofre retenção da substituição tributaria, assim quer dizer também que a industria/distribuidor ou responsável anterior já efetuou o calculo e reteu o valor do ICMS até o consumidor final, da mesma forma entende-se que seu cliente não se creditará do imposto, ...

O que vem a ser tributado integralmente?

CST 000 quer dizer, Tributada Integralmente. Para calcular este ICMS é simples, basta multiplicar a base de cálculo pelo alíquota estabelecida. Embora a operação seja tributada integralmente, ela pode possuir Alíquota de ICMS reduzida.

Como fazer o cálculo da redução da base de cálculo do ICMS?

Como calcular

Sistemática: 100% dividido pelo percentual da alíquota da operação, o resultado multiplicar pela carga tributária (percentual). O resultado encontrado será o percentual tributado dentro de 100%. Exemplo: De 17% para 7% = 100% / 17% = 588, 2352 x 7% = 41, 1765.

Quando usar CST 010 ou 060 na entrada?

Preliminarmente cabe esclarecer que a escolha do CST - Código de Situação Tributária, dependerá da operação que está sendo praticada, por exemplo se um contribuinte substituto tributária estiver vendendo gasolina deverá utilizar o CST 010 - tributada e com cobrança do ICMS substituição tributária, o substituído ...

Qual o CST para o CFOP 5405?

Se o seu produto for destinado a consumidor final, com certeza você venderá com o CFOP 5405 e CST 500, e com certeza irá diminuir o valor do seu Imposto no Simples Nacional.

Quando utilizar o CFOP 1.126 e 1128?

De acordo com o Anexo V do RICMS/SP, o CFOP 1.126 2.126 3.126 deve ser utilizado para as entrada de mercadorias/bens para utilização na prestação de serviço sujeita ao ICMS; e o CFOP 1.128 2.128 3.128 deve ser utilizado nas entradas de mercadorias/bens para utilização na prestação de serviço sujeita ao ISSQN.

Qual Csosn para uso e consumo?

Em regra geral, as saídas com tributação do ICMS ST não geram crédito do ICMS, como por exemplo se a mercadoria for destinada a consumo final ou para revenda. Nesta situação, deve-se utilizar o CSOSN 202.

Qual CFOP 1405?

Como o a Vera relatou acima, não existe o CFOP: 1405 o Correto é 1.403... Compra de Mercadoria com Substituição Tributaria.

O que quer dizer quando o produto é tributado?

A diferença, em termos gerais, é que o produto que tem substituição tributária o imposto é cobrado com antecedência (ou seja, na entrada). Já o produto que é tributado o imposto somente é cobrado na sua venda.

O que significa ser tributado?

Prestar, dedicar a alguém como tributo.

Como saber se a mercadoria é tributada?

O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.

Qual o CFOP para o CST 010?

CST 010, 110 ou 210, a CFOP deve ser 5403 ou 6403. CST 060, 160 ou 260, a CFOP deve ser 5405 ou 6404.

Como saber o CST de PIS e COFINS de um produto?

Se na nota fiscal de venda, o CST de PIS/COFINS deve ser o “06 – Operação Tributável a Alíquota Zero”, na configuração do CFOP, o Grupo CST de PIS e COFINS = “Tributado”.

Qual é CST para produtos de empresa do Simples Nacional?

O Código de Situação da Operação no Simples Nacional - CSOSN será usado na Nota Fiscal Eletrônica exclusivamente quando o Código de Regime Tributário - CRT for igual a "1″, e substituirá os códigos da Tabela B - Tributação pelo ICMS do Anexo Código de Situação Tributária - CST do Convênio s/nº de 15 de dezembro de 1970 ...

Quando o CFOP e 5405?

CFOP 5405 Venda de mercadoria, adquirida ou recebida de terceiros, sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte-substituído.

Artigo anterior
Quando usar ultrassom fisioterapia?
Artigo seguinte
Como Treinar o EV do Pokémon?