O que é CPC 48?

Perguntado por: Sofia Leonor Ramos de Freitas  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (18 avaliações)

Desde 1º de janeiro de 2018, entrou em vigor a nova norma contábil emitida pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) 48 – Instrumentos Financeiros. Esse pronunciamento substitui o CPC 38 – Instrumentos Financeiros – reconhecimento e mensuração.

Qual o objetivo do Pronunciamento Técnico de número 48?

Estabelece princípios para o reconhecimento e mensuração de ativos financeiros e passivos financeiros que devem apresentar informações pertinentes e úteis aos usuários de demonstrações contábeis para a sua avaliação dos valores, época e incerteza dos fluxos de caixa futuros da entidade.

O que mudou no CPC 48?

Com o advento do CPC 48, essa classificação foi simplificada e passou a ser (1) Custo amortizado e (2) Valor justo, sendo que quando classificado como Valor justo, pode ter duas destinações: Resultado do exercício ou Outros Resultados abrangentes.

O que são instrumentos financeiros contabilidade?

Instrumentos financeiros são títulos financeiros, ou contratos, que geram um ativo para uma parte e um passivo (ou instrumento patrimonial) para a outra. O ativo é o caixa, a quantia recebida por dinheiro corrente.

Qual o CPC do IFRS 9?

A IFRS 9 (CPC 48) é uma norma contábil abrangente, que exige uma combinação de julgamento por parte da administração e de cálculos complexos, que podem exigir uma intensa mudança de modelo nos processos chave, envolvendo diversas funções dentro da organização.

CPC 48 - Instrumentos Financeiros (Como contabilizar)!

42 questões relacionadas encontradas

Qual CPC substitui o CPC 38?

Desde 1º de janeiro de 2018, entrou em vigor a nova norma contábil emitida pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) 48 – Instrumentos Financeiros. Esse pronunciamento substitui o CPC 38 – Instrumentos Financeiros – reconhecimento e mensuração.

O que fala o IFRS 9?

O que é a IFRS 9? É a norma internacional que substitui as diretrizes do IAS 39 e é aplicada a reportes a partir de janeiro de 2018. A norma introduz novas exigências para medir a deterioração de ativos financeiros, além de um novo modelo de classificação e mensuração e uma abordagem modificada para hedge accounting.

O que é um instrumento financeiro de exemplos?

Por isso, também são considerados instrumentos financeiros: Títulos de capital emitidos por sociedades de ações; Títulos de dívida; e. Parcelas de capital ou ações de empresas que atuam com valores mobiliários.

O que é um instrumento financeiro básico de exemplos?

Por exemplo: investimento, participação no patrimônio líquido, tais como: ações, quotas, bônus e subscrições de ações; Direito contratual de receber caixa ou outro ativo financeiro de outra entidade ou de trocar ativos ou passivos financeiros com outra entidade em condições potencialmente favoráveis; e.

Como contabilizar instrumento financeiro?

Todos os instrumentos financeiros derivativos devem ser registrados no balanço patrimonial ao valor justo, pelo regime de competência, como ativos financeiros quando eles representam direitos contratuais de receber caixa ou como passivos financeiros quando eles representam obrigações contratuais de entregar caixa.

Qual a diferença entre ativo e passivo financeiro?

Ativos são bens ou posses que geram retorno para uma pessoa ou empresa, como investimentos em títulos públicos, privados, ações ou criptomoedas, por exemplo. Já os passivos financeiros são tudo aquilo que, apesar de nos proporcionar algo, não geram lucros apenas gastos, como aluguel, energia etc.

Quais são as características dos passivos financeiros?

Os passivos financeiros são o extremo contrário dos ativos financeiros. Tratam-se de bens que geram custos em nome de uma pessoa ou de uma empresa e, ainda, de obrigações contratuais de se pagar algum tipo de dívida, seja monetariamente ou por meio de algum ativo.

Qual o CPC de contas a receber?

O CPC 40 se aplica a todas as entidades, incluindo entidades que possuem poucos instrumentos financeiros (por exemplo, fabricante cujos únicos instrumentos financeiros são contas a receber e contas a pagar) e aquelas que possuem muitos instrumentos financeiros (por exemplo, instituição financeira cuja maioria desses ...

Qual a função da conta ajuste de avaliação patrimonial?

AJUSTE DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL EM LANÇAMENTO CONTÁBIL

A conta Ajuste de Avaliação Patrimonial alcança o objetivo primordial da Lei 11.638/07 que é a transparência das informações contábeis, considerando que o valor justo reflete a realidade mais próxima das instituições que o valor histórico.

O que é um valor justo?

Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada no mercado principal (ou mais vantajoso) na data de mensuração nas condições atuais de mercado (ou seja, um preço de saída), independentemente de esse preço ser diretamente observável ou ...

O que é CPC 46?

O CPC 46 – Mensuração do Valor Justo tem como objetivo definir o valor justo, estabelecendo a mensuração do valor justo e estabelecendo sua forma de divulgação.

São itens que podem ser considerados instrumentos financeiros ativos?

O que são Instrumentos Financeiros?
  • Ativo financeiro: é todo caixa ou similar a caixa a ser recebido. ...
  • Passivo financeiro: como sugere o nome, é o lado diretamente oposto ao ativo financeiro; são contas, empréstimos e duplicatas a pagar, ou títulos de dividas emitidos pela parte.

O que o CPC 39 instrumentos financeiros considera como ativos financeiros?

Dentro desta definição podemos ver que um INSTRUMENTO FINANCEIRO ATIVO é caixa ou um contrato cuja finalidade é receber um ATIVO FINANCEIRO em uma data futura.

Quais dos instrumentos financeiros abaixo devem ser mensurados subsequentemente ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes?

O ativo financeiro deve ser mensurado ao valor justo por meio do resultado, a menos que seja mensurado ao custo amortizado ou ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes.

Quais são os instrumentos financeiros?

Instrumento financeiro é todo e qualquer contrato que gere um ativo financeiro para uma parte enquanto, para a segunda parte, é gerado um passivo financeiro ou um instrumento patrimonial.

O que são ativos financeiros de uma empresa?

Os ativos financeiros são instrumentos intangíveis, cujo valor deriva de um acordo contratual existente. No mercado financeiro, os ativos são os investimentos. É o caso de um título de dívida ou das ações, como você verá ao longo deste conteúdo. Outra característica relevante dos ativos é que eles geram renda.

O que é um instrumento patrimonial?

Instrumento patrimonial (ou instrumento de capital) é qualquer contrato que evidencie uma participação nos ativos de uma entidade após a dedução de todos os seus passivos, e não deve ser confundido com passivo financeiro.

O que muda com o IFRS 9?

A IFRS 9 inclui novas regras sobre a classificação e mensuração de ativos financeiros, incluindo a redução no valor recuperável e complementa os novos princípios de contabilidade de hedge publicados em 2013.

Qual a finalidade do IFRS?

Esse é o papel das Normas Internacionais de Contabilidade, conceito que foi expandido para Normas Internacionais de Relatório Financeiro. Elas atuam como um padrão de normas aceitas em mais de 120 países e servem justamente para facilitar a comparabilidade das informações entre empresas de diferentes países.

Como calcular o IFRS 9?

Desde de janeiro de 2018 está em vigor a IFRS 9, International Financial Reporting Standards.
...
PE (ECL) = PD x EAD x LGD, onde:
  1. PD = Probabilidade de Default (Point-in-time);
  2. EAD = Exposição financeira no momento do default;
  3. LGD = % da perda financeira do montante que entrou em default.

Artigo anterior
Que que é pingadeira?
Artigo seguinte
Como matar a fome sem ter nada para comer?