O que é interação farmacocinética?

Perguntado por: Filipa Luísa Gomes Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)

Interações farmacocinéticas são aquelas em que um fármaco altera a velo- cidade ou a extensão de absorção, distribuição, biotransformação ou excreção de outro fármaco.

O que é interação fármaco?

Interação farmacológica é evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico do ambiente.

Quais são as interações farmacêuticas?

2.1 Interação Farmacêutica (ou Incompatibilidade)

São interações do tipo físico-químicas que ocorrem quando dois ou mais medicamentos são administrados na mesma solução ou misturados no mesmo recipiente e o produto obtido é capaz de inviabilizar a terapêutica clínica.

Quais são os tipos de interações medicamentosas de origem farmacocinética?

Nas interações farmacocinéticas, em geral, um fármaco modifica a absorção, a distribuição, a ligação às proteínas, a biotransformação ou a excreção de outro fármaco. Assim, ocorre a modificação da quantidade e a persistência do fármaco disponível nos locais dos receptores.

O que é interação de efeito?

Esse tipo de interação medicamentosa é intencionalmente provocado pelo prescritor devido às ações benéficas trazidas ao tratamento do paciente. Os principais efeitos provocados pela interação medicamentosa benéfica são a otimização do efeito terapêutico do medicamento ou a anulação de suas reações adversas.

FARMACOCINÉTICA em 15 Minutos! - Farmacologia

43 questões relacionadas encontradas

O que é um efeito colateral?

Efeito colateral e efeito adverso

O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco. Já o chamado efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.

O que é interação farmacocinética de um exemplo?

Interações farmacocinéticas são aquelas em que um fármaco altera a velo- cidade ou a extensão de absorção, distribuição, biotransformação ou excreção de outro fármaco.

O que é interação medicamentosa e quais os tipos?

A interação medicamentosa ocorre quando você faz o uso de mais de um medicamento. Também existem interações entre o medicamento e certos alimentos ou bebidas. Isso pode diminuir a eficácia dos seus medicamentos, aumentar os efeitos colaterais inesperados ou até mesmo a sua toxidade no organismo.

Quais são os três principais exemplos de interações medicamentosas?

Interação medicamentosa
  • Inibidores da bomba de prótons e benzodiazepínicos. ...
  • Síndrome serotoninérgica. ...
  • Inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) e clorpromazina. ...
  • Penicilinas + probenecida. ...
  • Varfarina e antidepressivos. ...
  • Interações com cetoconazol. ...
  • O fitoterápico Ginkgo biloba.

Quais as principais interações farmacocinéticas que acontecem em um esquema terapêutico?

Nas interações farmacocinéticas, em geral, um fármaco modifica a absorção, a distribuição, a ligação às proteínas, a biotransformação ou a excreção de outro fármaco. Assim, ocorre a modificação da quantidade e a persistência do fármaco disponível nos locais dos receptores.

Quais os tipos de sinergismo?

O sinergismo pode ocorrer com medicamentos quepossuem os mesmos mecanismos de ação (aditivo); que agem por diferentes modos (somação) ou com aqueles que atuam em diferentes receptores farmacológicos (potencialização).

Quais medicamentos podem ser administrados juntos?

Listamos agora algumas das principais combinações perigosas, que podem ser entre dois medicamentos ou entre um medicamento e outra substância (alimento, bebida).
...
Combinações perigosas
  1. Antibiótico e Anticoncepcional. ...
  2. Insulina e Álcool. ...
  3. Anti-inflamatórios e Paracetamol. ...
  4. Broncodilatadores e Cafeína. ...
  5. Antiácido e Antibiótico.

O que é uma interação medicamentosa de um fármaco Anvisa?

INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA: resposta farmacológica, toxicológica, clínica ou laboratorial causada pela combinação do medicamento com outros medicamentos. Também pode decorrer da interação do medicamento com alimentos, substâncias químicas ou doenças.

O que é interação fármaco nutriente?

Afinal, o que é uma interação fármaco-nutriente? Diz respeito à ação produzida após o consumo conjugado de um alimento e de um ou mais remédios, o que pode causar alterações nos efeitos farmacológicos esperado ou até mesmo biotransformação dos elementos químicos envolvidos.

Quais os sintomas de interação medicamentosa?

Os sintomas mais comuns de uma interação medicamentosa são dores de cabeça, náuseas, tonturas e fadiga. Em alguns casos, as interações podem levar à constipação ou diarreia, fraqueza muscular, tremores, ansiedade, ou queda de pressão. Em casos extremos podem levar a problemas de saúde graves ou mesmo a morte.

Quais as principais interações entre os alimentos e medicamentos?

“Os produtos naturais, como os chás, também podem alterar a absorção de alguns medicamentos. A camomila, em doses elevadas, pode provocar paralisia dos músculos do aparelho digestivo. O boldo, pode aumentar a ação de medicamentos anti-hipertensivos, por exemplo.

Quais são os riscos da interação medicamentosa?

Embora nem toda interação medicamentosa seja ruim, é preciso estar atento aos riscos de reunir, sem intenção prévia, dois ou mais efeitos terapêuticos. As consequências variam de dores pelo corpo, sangramentos e até problemas cardíacos, podendo, no extremo, ser fatal.

O que é interação medicamentosa positiva e negativa?

As interações positivas são utilizadas para aumentar os efeitos terapêuticos ou reduzir a toxicidade de determinado fármaco. As negativas são as que causam reações adversas, diminuem ou eliminam a ação dos medicamentos, ou provocam doenças.

Qual a interação medicamentosa do ibuprofeno?

Interações medicamentosas

O Ibuprofeno pode aumentar o efeito dos anticoagulantes orais (heparina), a concentração sanguínea de lítio e a atividade antiagregante plaquetária, desaconselhando-se, portanto, a administração simultânea de Ibuprofeno e tais substâncias.

Qual a diferença entre reação e efeito colateral?

Efeito colateral tem um conceito um pouco mais abrangente que a reação adversa a medica- mentos; ele se refere a qualquer efeito apresentado pelo fármaco diferente do efeito principal a ele referido. Esse efeito pode ser benéfico, neutro ou maléfico.

Como lidar com os efeitos colaterais?

Após tratar a sua reação adversa a medicamento, é recomendado notificar seus sintomas a Vigilância Sanitária através da plataforma Notivisa.

Porque os remédios tem efeitos colaterais?

Por que todos os medicamentos tem efeitos colaterais? Todos os medicamentos interferem no funcionamento natural do corpo, como por exemplo, um antiinflamatório, ele altera o ciclo da inflamação e ao mesmo tempo altera a produção de outras substâncias, podendo gerar aumento ou diminuição de certas substâncias.

O que é incompatibilidade de medicamentos?

As incompatibilidades medicamentosas são reações físico-químicas que ocorrem in vitro entre dois ou mais fármacos, quando as soluções são combinadas na mesma seringa, equipo ou frasco.

Quantas horas depois posso tomar outro remédio?

Que horas posso tomar o outro? Se o medicamento foi administrado as 16 horas, o próximo deverá ser a meia noite. Caso tenha sido as 4 horas da manhã, deverá tomar o outro ao meio dia.

Pode tomar dipirona e Dorflex juntos?

Dorflex Uno é composto por Dipirona, pode usar depois de 5 horas da outra tomada sim.

Artigo anterior
Qual a diferença do pneu R1 e T1?
Artigo seguinte
Como é feita a classificação dos músculos?