O que é corrupção ativa exemplos?

Perguntado por: Ângela Pinheiro de Teixeira  |  Última atualização: 1. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (29 avaliações)

A corrupção ativa se enquadra nos crimes praticados por particular contra a administração pública e ocorre se alguém “oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício”.

Quem pratica a corrupção ativa?

Comete corrupção ativa aquele que oferece ou promete vantagem indevida a funcionário público, para que este pratique, omita ou retarde ato de ofício, aumentando-se a pena em 1/3 se o ato for praticado, omitido ou retardado com infração ao dever funcional.

Quando se consuma o crime de corrupção ativa?

Por se tratar de crime formal, a corrupção ativa se consuma no exato instante em que o agente oferece vantagem indevida ao funcionário público (policial), pouco importando se a vantagem foi oferecida após recebimento da voz de prisão.

Como diferenciar corrupção ativa e passiva?

Para que um crime de corrupção ativa possa ser definido dessa forma, é preciso que haja pelo menos a tentativa de corromper um funcionário público, tentando obter vantagem para si ou para uma organização. Na corrupção passiva, acontece o inverso: o funcionário público oferece ou aceita as vantagens oferecidas.

Como provar a corrupção ativa?

Para configurar o crime de corrupção ativa, basta o simples ato de oferecer a vantagem, não há necessidade de que o funcionário público a aceite. É um crime praticado pelo particular contra a Administração Pública.

Corrupção Passiva e Corrupção Ativa (Facilitando o Direito Penal)

40 questões relacionadas encontradas

O que é considerado um ato de corrupção?

Genericamente fala-se em corrupção quando uma pessoa, que ocupa uma posição dominante, aceita receber uma vantagem indevida em troca da prestação de um serviço.

Quais são os crimes de corrupção?

Falamos em crime de corrupção sempre que pensamos no envolvimento de pessoas ligadas à administração pública em desvios. No entanto, além da corrupção, que pode ser ativa ou passiva, há outros crimes que podem ser praticados por agentes públicos, como o peculato, a concussão e a prevaricação.

O que é um crime de prevaricação?

É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Quem pode cometer crime de corrupção passiva?

Conclusão. A corrupção passiva é um crime cometido unicamente por funcionários públicos, ao solicitarem ou receberem uma compensação (vantagem indevida) em razão da função que exercem.

O que é crime de concussão exemplo?

É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração. Consiste em exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida.

Quais são os elementos constitutivos do crime de corrupção ativa?

A forma ativa do crime de corrupção, prevista no artigo 333 do Código Penal, se dá pelo oferecimento de alguma forma de compensação (dinheiro ou bens) para que o agente público faça algo que, dentro de suas funções, não deveria fazer ou deixe de fazer algo que deveria fazer.

Quem paga propina comete crime?

Veja bem, se o indivíduo realizar a entrega do documento, com a quantia (propina), antes da solicitação (pedido) do agente público, o indivíduo incorre no crime de corrupção ativa, art. 333, do CP, independentemente da aceitação ou não da quantia por parte do agente público (CRIME FORMAL).

O que é um crime de peculato?

O crime de peculato tem como objetivo punir o funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiro. Está descrito no artigo 312 do Código Penal, que prevê pena de prisão de 2 a 12 anos e multa.

Quando se configura corrupção passiva?

Quando é o próprio funcionário quem solicita ou recebe, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, vantagem indevida, ou aceita promessa de tal vantagem, desde que tais fatos ocorrem em razão da função, ainda que fora dela ou antes de assumi-la.

Qual artigo do crime de corrupção ativa?

Corrupção ativa em transação comercial internacional

Art. 337-B.

Qual é a diferença entre suborno e corrupção?

É um dos resultados da corrupção. É a oferta ou o recebimento, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, de vantagem indevida, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela.

Como provar a corrupção passiva?

Nos termos do dispositivo legal em estudo, para configurar o crime de corrupção passiva, é necessário o elemento normativo contido na expressão “indevida”, ou seja, o agente solicita, recebe ou aceita promessa de receber vantagem indevida, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou ...

Quando o particular responde por corrupção passiva?

III - O particular só responde pela corrupção passiva quando, em concurso de pessoas com o funcionário público, colabora na prática delituosa. Não havendo provas da participação do funcionário público é de rigor, também, a absolvição do particular.

Qual a pena para desvio de dinheiro de uma empresa?

303. Apropriar-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse ou detenção, em razão do cargo ou comissão, ou desviá-lo em proveito próprio ou alheio: Pena - reclusão, de três a quinze anos.

O que é o peculato culposo?

Isso posto, adentremos ao conceito de peculato culposo – modalidade descrita no art. 312, § 2º . Ela ocorre quando o agente permite que outra pessoa cometa o crime, ao negligenciar o bem público, valor ou dinheiro sob sua posse.

Qual é o pecado de prevaricação?

De modo geral, o ato de prevaricar ocorre quando o funcionário público se vale do seu cargo para retardar ou deixar de realizar atos de ofício. Ou ainda, quando, de forma comissiva, pratica atos de ofício de forma contrária à lei.

O que é prevaricação e peculato?

O crime de peculato, previso no art. 312 do código penal, ocorre quando um funcionário público se apropria de um bem ou valores que ele tem acesso por ocupar cargo específico.

Qual foi o maior escândalo de corrupção no Brasil?

A Polícia Federal considera a Operação Lava Jato a maior investigação de corrupção da história do país, e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos considera o esquema de corrupção do Grupo Odebrecht (atual Novonor), investigado pela Lava Jato, como o maior pagamento de propina da história mundial.

Quais são os 18 tipos de corrupção?

A classificação dos tipos de corrupção
  • Corrupção ativa. A corrupção ativa refere-se ao ato de oferecer vantagens a alguém visando o próprio benefício. ...
  • Corrupção passiva. ...
  • Corrupção necessária. ...
  • Corrupção preditiva. ...
  • Corrupção lateral. ...
  • Superfaturamento. ...
  • Direcionamento. ...
  • Inserção de dados falsos em sistemas de informação.

Como identificar a corrupção?

A corrupção é a prática em que uma pessoa propõe ou recebe alguma vantagem indevida em um âmbito político, corporativo ou privado. A obtenção de vantagem indevida em benefício próprio ou de terceiros é entendida como corrupção.

Artigo anterior
Quais são os benefícios do chá de capim cidreira?
Artigo seguinte
O que aconteceu com Caroline Forbes?