O que é controle social do cidadão sobre as políticas públicas?

Perguntado por: Leonardo Rui Vieira de Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (65 avaliações)

Participação Social
O controle social pressupõe a efetiva participação da sociedade, não só na fiscalização da aplicação dos recursos públicos como também na formulação e no acompanhamento da implementação de políticas.

O que é controle social das políticas públicas?

O controle social é a participação do cidadão na gestão pública. O termo inclui fiscalização, monitoramento e controle das ações da Administração Pública que a população realiza. É um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para aproximar a sociedade do Estado.

O que é controle social do cidadão sobre as políticas públicas como o cidadão pode exercer o controle social sobre os recursos públicos da educação?

Como mencionamos no início, o controle social pode ser entendido como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Trata-se de importante mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania.

O que é o controle social do SUS?

O Controle Social é responsável pela fiscalização de todo investimento no SUS. Cabe aos Conselhos de Saúde fazerem esse acompanhamento dos gestores (secretárias e secretários municipais e estadual de saúde e do Ministério da Saúde).

Qual a importância do controle social nas políticas sociais?

Desta forma, podemos compreender que o controle social é de extrema importância para garantir que as políticas atendam, de fato, às necessidades prioritárias da população, para melhorar os níveis de oferta e de qualidade dos serviços e também para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

Políticas Públicas: Sua Importância no Controle Social

41 questões relacionadas encontradas

O que é controle social Cite um exemplo?

Os conselhos municipais de políticas públicas (saúde, educação, meio ambiente etc.) são um bom exemplo desse tipo de controle social. As audiências públicas também se enquadram nesse processo, pois são sessões criadas pelo poder público para ouvir a população sobre vários temas.

Quais os dois tipos de controle social?

É possível identificar duas formas distintas de controle social que servem para a contenção das ações sociais dentro da forma normativa: as formas de controle interno e as formas de controle externo.

Quais são as 3 funções do controle social?

De acordo com o governo brasileiro, o controle social é a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos.

O que é controle social e qual sua importância?

O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.

Qual a importância das políticas públicas para a sociedade?

Políticas públicas eficientes têm a função de suprir de forma as necessidades coletivas e trabalhar de acordo com os interesses da sociedade.

Quais são as principais formas de controle social?

Tipos de Controle Social

Existem dois tipos de controle, o formal e o informal. O controle formal corresponde as leis e regras institucionalizadas, já o controle informal corresponde as normas de conduta social que são reconhecidas e compartilhadas em uma sociedade, como por exemplo crenças, costumes, valores e etc.

Como surgiu o controle social no SUS?

A Lei n.º 8.142/90, resultado da luta pela democratização dos serviços de saúde, representou e representa uma vitória signi- ficativa. A partir deste marco legal, foram criados os Conselhos e as Conferências de Saúde como espaços vitais para o exercício do controle social do Sistema Único de Saú- de (SUS).

Como é possível exercer o controle social?

Participação Social

Para a CGU, cada cidadão possui fundamental importância na tarefa de participar da gestão e de exercer o controle social das políticas públicas e dos recursos nelas investidos. Com a ajuda da sociedade, será mais fácil controlar os gastos dos governos em todo Brasil.

Como a sociedade pode participar das políticas públicas?

Essa participação pode ocorrer por meio de diversos canais. Os mais comuns são os conselhos gestores de políticas públicas que atuam nos estados e municípios (Conselhos de Assistência Social, de Saúde, de Educação).

Quem deve exercer o controle social?

“Todo cidadão deve, individualmente, exercer a sua função no controle externo. Só é possível efetuar essa atuação por meio do controle social e também através de denúncias junto à Ouvidoria”, acrescentou a ouvidora adjunta.

O que é controle social dos gastos públicos?

De forma resumida, podemos definir que o controle social dos gastos públicos é a participação da cidadania nas decisões referentes à gestão pública, cabendo-lhes controlar e fiscalizar as ações da administração pública. O cidadão e a cidadã têm o direito de saber onde será aplicado cada centavo do dinheiro público.

Como o controle social causa impacto nas nossas vidas?

Além disso, esses mesmos mecanismos servem como forma de intervenção diante das possíveis mudanças que porventura venham a se desenrolar no meio social. Nesse caso, as ferramentas de controle social induzem a conformidade do sujeito com a sua nova realidade, seja de forma positiva, seja de forma negativa.

Quais são os instrumentos de controle social no Direito?

Instrumentos de controle social

Entre eles podemos destacar a religião, a moral, as regras de trato social e, obviamente, o Direito.

Quais são os principais tipos de instituições sociais?

Principais instituições sociais responsáveis pela socialização. Podemos elencar como as principais instituições sociais do Ocidente contemporâneo e capitalista a família, a escola, a Igreja, o trabalho e o Estado.

O que é controle social interno e externo?

Controle interno, que é aquele realizado pela própria administração sobre seus órgãos ou entidades; Controle externo, exercido pelo Poder Legislativo com o auxílio do Tribunal de Contas; Controle externo, exercido diretamente pelo Tribunal de Contas; Controle social, exercido pela sociedade.

O que é exercer controle?

Fiscalização ou monitoramento exercidos sobre certas atividades, ou o poder de exercê-los: A prefeitura detém o controle do trânsito na cidade.

Quando surgiu o controle social?

Surge ao final da década de 1960 e se firma na década de 1970, com a entrada dos novos movimentos sociais, fundamentais para o processo de redemocratização da sociedade e do Estado brasileiro.

Quais as leis constitucionais e infraconstitucionais regulamentaram o controle social no SUS?

No Brasil, a participação da população é um dos eixos principais na estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) e está claramente definida dentro do marco legal da reforma do setor saúde (Constituição Federal, 1988; Leis 8.080 e 8.142, 1990; NOB's 1/91, 1/92 e 1/96).

Qual a importância das políticas públicas para o desenvolvimento social no Brasil?

Para os autores, a importância efetiva das políticas públicas na área social centra-se na preocupação com o enfrentamento das desigualdades e o exercício da cidadania, com fornecimento de bens e serviços sociais básicos (saúde, educação, previdência, assistência, segurança alimentar, habitação, saneamento, transporte ...

Qual a importância das políticas públicas para o desenvolvimento econômico?

Através de políticas econômicas, fiscais e monetárias o governo controla o sistema econômico como um todo, mantendo dentro dos patamares aceitáveis e previamente estipulados as metas de inflação e o desenvolvimento econômico.

Artigo anterior
O que é lançamento por homologação de um exemplo?
Artigo seguinte
O que se entende por Pré-História?