O que é contratransferência para Lacan?

Perguntado por: Luciana Sousa Brito  |  Última atualização: 6. August 2024
Pontuação: 4.8/5 (28 avaliações)

Trata de entendermos que contratransferência é um efeito legítimo da transferência. Trata-se de um efeito irredutível da situação de transferência, que aponta justamente onde se localiza para cada sujeito o seu objeto a.

O que é a contratransferência na psicanálise?

A contratransferência, ao ser analisada como um reflexo da transferência do paciente no psiquismo do analista, funciona como guia para permitir antecipar reações, sentimentos e até mesmo pensamentos do paciente.

O que é a transferência para Lacan?

Lacan ressalta a transferência como um artifício engendrado por uma fala endereçada a alguém que escuta. São dois pontos importantes a destacar: não se trata de um diálogo, mas um que fala e outro que recebe a fala que passa a ser endereçada para este suposto saber sobre a sua verdade enquanto enigma inesgotável.

Como identificar a contratransferência?

Segundo Eizirik16, "a contratransferência se manifesta quando é possível identificar que parte do self do paciente ou de suas fantasias está sendo colocada dentro da mente do terapeuta e provocando uma reação, idéia ou comportamento".

Quanto ocorre a contratransferência?

A contratransferência é comum e pode acontecer independentemente dos seus anos de experiência clínica. Uma área crucial a estar ciente de é a contratransferência erótica que é quando o clínico experimenta atração, amor, ou sentimentos sexuais para um cliente.

O QUE É CONTRATRANSFERÊNCIA EM PSICANÁLISE? | Dr. Lucas Nápoli

26 questões relacionadas encontradas

Como evitar a contratransferência?

Via de regra, não é possível evitar quaisquer tipo de transferência. E no contexto clínico não é diferente. Contudo, na perspectiva Freudiana, o manejo das transferências é responsabilidade do terapeuta e cabe a ele trazer à luz ao paciente que trata-se de uma forma de resistência.

O que significa transferência na terapia?

De forma resumida, a transferência é um sentido que atribuímos a pessoas do nosso passado para indivíduos do presente, e isso inclui confiar plenamente em alguém. Esse deslocamento, por sua vez, é inconsciente, mas fundamental para o processo de cura pela psicanálise.

O que é contratransferência e como ela costuma surgir?

A contratransferência é definida como um fenômeno relacional da clínica analítica, pois surge "como resultado da influência do paciente" e, portanto, está intimamente vinculada à transferência, aspecto central do método analítico.

O que é transferência e Contratransferencia?

Em seu estilo ensaístico, "Transferência e contratransferência" expressa o movimento em várias dimensões entre a imaginação metapsicológica e a operação do método psicanalítico, que, em seu conjunto, habitam o coração do exercício da clínica psicanalítica.

Quando o analista se apaixona pela paciente?

Sim, pode acontecer do psicólogo(a) se apaixonar pelo paciente e o o contrario também, pois os dois são humanos e possíveis de serem dominados pelas emoções. Porem o profissional deve estar de bem com a vida no relacionamento e ser firme no vinculo terapêutico para que não intoxique o processo terapêutico.

Qual é a teoria de Lacan?

é sobre os quatro conceitos considerados por Lacan como fundamentais que este trabalho trata, a saber: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.

Quais são os 4 discursos de Lacan?

Lacan estabeleceu, desse modo, uma estrutura própria para cada um dos quatro discursos: o discurso psicanalítico, o discurso do mestre, o discurso histérico e o discurso universitário.

Qual a importância da transferência e da contratransferência na clínica psicanalítica?

A Transferência e Contratransferência em Psicanálise, designa o vínculo que se estabelece automaticamente e atualizado do paciente com o analista e que atualiza os significantes que sustentaram seus pedidos de amor na infância.

O que fazer frente a uma contratransferência erotizada?

O que fazer frente a uma contratransferência erotizada? A resposta correta é: É necessário separar o desejo do terapeuta enquanto pessoa de seu lado analista, conversar sobre isso em terapia e supervisão e não atuar.

Qual a principal diferença entre transferência erótica e erotizada?

Já nas transferências eróticas, a capacidade de fantasiar não é perdida, e as demandas eróticas se mantêm ao nível da fantasia, ou seja, o analista é um objeto da fantasia do paciente, ao contrário das transferências erotizadas, onde ele é vivido como um objeto concreto.

O que é transferência negativa na psicanálise?

Freud (1912) distingue dois tipos de transferência: a negativa, relacionada a sentimentos hostis, e a positiva, que se divide em sentimentos conscientes (afetuosos e amistosos) e inconscientes, que demonstravam, na prática, serem de fontes eróticas.

O que é transferência e Contratransferencia Jung?

Neste livro, considerado um clássico contemporâneo, duas delas são abordadas: a transferência (que envolve as projeções, principalmente as de ordem emocional, dirigidas ao analista) e a contratransferência (que cria uma troca de sensações, percepções e sentimentos que surgem no terapeuta).

O que é atenção flutuante na psicanálise?

A atenção flutuante de Freud é escuta do inconsciente, não somente no sentido de que é o que se ouve ali, mas sobretudo no sentido de que é com isso que se ouve (comunicação dos inconscientes, virar seu inconsciente como órgão receptor, etc).

O que é uma pessoa transferência?

Transferência é um fenômeno psíquico pelo qual sentimentos e desejos de uma pessoa em relação a figuras significativas do passado são redirecionados inconscientemente para outras pessoas do presente.

O que é a neurose de transferência?

Neurose de transferência: novas formas de neurose podem surgir ao longo do processo de psicanálise. O paciente transfere seus sentimentos de um relacionamento passado para um do presente. O analista está sujeito a ser um alvo nesses casos. Na teoria freudiana, este é um passo necessário para o processo de cura.

Como se escreve contratransferência?

A contratransferência é um conceito psicodinâmico fundamental na técnica psicanalítica.

Como funciona a transferência na psicologia?

Na análise junguiana, a transferência é vista como um processo pelo qual os pacientes projetam seus próprios complexos, fantasias e conteúdos inconscientes nos analistas. Isso ocorre de maneira semelhante à transferência em outras formas de psicoterapia, como a psicanálise freudiana.

Como lidar com a transferência na terapia?

Qual a responsabilidade do terapeuta para que a transferência não se torne nociva ao paciente?
  1. Saiba deixar o paciente no lugar de terapia;
  2. Evite ser íntimo na vida social;
  3. Respeite o paciente na terapia, evitando comentários íntimos que o leve pensamento fantasioso sobre seu psicólogo, psicanalista ou terapeuta;

Qual a Diferença entre projeção e transferência?

O ENCONTRO ANALÍTICO COMO LUGAR DE TRANSFORMAÇÃO

Para Jung a transferência acontece em todos os relacionamentos humanos e é definida com tal, para diferenciar a projeção que acontece dentro do encontro analítico, já que qualquer relação possui aspectos projetivos.

O que envolve a transferência de um paciente?

A transferência de pacientes para outros hospitais é uma prática comum que, geralmente, acontece para adequar o atendimento prestado ao paciente à infraestrutura necessária e compatível à complexidade do caso.

Artigo anterior
Quais são os sintomas de quem faz hemodiálise?
Artigo seguinte
Que se responde a Shabat shalom?