O que é contrato preliminar no direito civil?

Perguntado por: Filipa Silva de Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (18 avaliações)

Conceito. Classificação. Na definição de Caio Mário, o contrato preliminar é “aquele por via do qual ambas as partes ou uma delas se comprometem a celebrar mais tarde outro contrato, que será o principal”.

O que é preliminar no direito civil?

Também conhecido como pactum de contrahendo ou contrato promessa, o contrato preliminar é aquele que tem por objetivo garantir a realização de um contrato definitivo.

O que é contrato preliminar quais são os seus requisitos?

1-Conceito de contrato preliminar

Tais contratos são tratados nos artigos 462 a 466 CC/02. Seus requisitos são: capacidade das partes, objeto licito e possível, consentimento ou acordo de vontades. Importante ressaltar que o O CC/02 adotou o principio da forma livre (art 462). Logo não é necessária a forma pública.

O que acontece na fase de contrato preliminar?

No contrato preliminar, as partes buscam a conclusão de um contrato principal ou definitivo futuramente, firmando, para isso, um contrato prévio. Sendo assim, podem determinar de antemão as cláusulas que constarão no contrato definitivo.

Como é a disciplina do contrato preliminar?

O contrato preliminar deverá ser levado ao registro competente. Art. 464. Esgotado o prazo, poderá o juiz, a pedido do interessado, suprir a vontade da parte inadimplente, conferindo caráter definitivo ao contrato preliminar, salvo se a isto se opuser a natureza da obrigação.

AULA 19 - DO CONTRATO PRELIMINAR

31 questões relacionadas encontradas

O que é uma negociação preliminar?

Negociações preliminares – Consistem nas conversações prévias, sondagens e estudos sobre os interesses de cada contratante, tendo em vista o contrato futuro, sem que haja qualquer vinculação jurídica entre os participantes, embora excepcionalmente surja responsabilidade civil no campo da culpa aquiliana1.

O que é contrato preliminar o que deve conter e quais seus efeitos relacione o instituto com a Boa-fé objetiva?

O contrato preliminar constitui, verdadeira modalidade contratual, e sujeitam as partes contratantes ao adimplemento do seu objeto, que é sempre uma obrigação de fazer, a de concretizar o pacto definitivo. ...

Quais são as fases do processo contratual?

Segundo ele, existem as fases: negociação preliminar ou fase de pontuação; proposta, policitação ou oblação; contrato preliminar; contrato definitivo.

Quais são as fases de um contrato?

Conheça as etapas de negociação de um contrato
  1. Pré-contratação. A rigor, um contrato nem sequer precisa ser escrito (pode ser verbal, conforme art. ...
  2. Contratação. ...
  3. Pré-execução. ...
  4. Execução. ...
  5. Encerramento.

Quais as espécies de contrato preliminar?

Os contratos preliminares podem ser divididos em duas espécies: Bilateral e Unilateral. Ambos tratam do cumprimento do contrato preliminar e sobre quem pode exigi-lo.

O que é o contrato preliminar e o contrato definitivo?

O contrato preliminar é bilateral quando gera obrigações para ambas as partes. Então, desde sua celebração, já se estipula (e se programa) o contrato definitivo principal. Isto é, ambas as partes ficam obrigadas a celebrar o contrato principal mais tarde.

Deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado exceto quanto à forma?

Exceto quanto à forma, o contrato preliminar deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado (CC, art. 462). Esse tipo de negócio, embora a lei não o diga, deve ser celebrado por escrito, pois a prova exclusivamente testemunhal não pode ser admitida (CC, art.

O que é contrato preliminar de compra e venda?

- do contrato preliminar de compra e venda resulta ao promitente comprador dois direitos: um de caráter obrigacional, que, uma vez quitado o preço e, não havendo cláusula de arrependimento ou não exercida essa pelo promitente vendedor no momento oportuno, quer dizer, antes de quitado integralmente o preço, assegura o ...

O que é contrato preliminar exemplo?

Na definição de Caio Mário, o contrato preliminar é “aquele por via do qual ambas as partes ou uma delas se comprometem a celebrar mais tarde outro contrato, que será o principal”.

Quais preliminares podem ser arguidas no processo civil?

Na preliminar de contestação, com a edição do NCPC, deve ser arguida pelo réu tanto a incompetência absoluta quanto a incompetência relativa, nos termos do art. 64 do NCPC. No CPC de 1973, art. 300, II, só se falava em incompetência absoluta.

Quais são as fases de formação do contrato E o que as diferencia?

A formação do contrato ocorre em fases, sendo estas a fase preliminar, a fase da proposta ou policitação, e a fase de aceitação.

Quais são os elementos essenciais de um contrato?

Elementos essenciais à existência e validade do contrato: autonomia das partes; pluralidade das partes; capacidade do agente legitimidade do agente licitude; possibilidade (fática e jurídica) do objeto;determinabilidade do objeto; patrimonialidade do objeto; forma prescrita ou não defesa em lei; Consenso; Causa.

Como se classificam os contratos?

Contratos onerosos são aqueles em que existem vantagens e ônus para am- bas as partes. Contratos gratuitos são aqueles em que existem vantagens apenas para uma das partes e ônus para outra. Exemplo: doação, mútuo. Contratos consensuais são aqueles que se formam com um simples acordo de vontades.

O que é processo contratual?

O contrato é um processo dinâmico que se desenvolve ao longo de três fases distintas: pré-contratual; contratual e pós-contratual. Durante a formação do contrato, espera-se que as partes consigam passar para ele suas pretensões, de maneira que seja efetivo e útil pelo maior tempo possível.

O que é a fase Pós-contratual?

A responsabilidade pós-contratual, também chamada de culpa post pactum finitum, caracteriza-se pelo dever de responsabilização pelos danos advindos após a extinção do contrato, independentemente do adimplemento da obrigação.

São consideradas fases Pré-contratuais negociação preliminar e proposta?

A fase pré-contratual inicia-se com as negociações preliminares, que se encerrarão com a formação do contrato, portanto abarcam os momentos de negociação, proposta e aceitação. ... Até mesmo naqueles contratos de adesão e nos negócios jurídicos instantâneos há uma fase de natureza preliminar.

Qual é a diferença entre contrato preliminar e proposta de contrato?

A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso". Já o contrato preliminar é um contrato perfeito e acabado, em que as partes se comprometem a firmar futuramente um contrato definitivo, já havendo um acordo de vontades.

Quais as consequências do descumprimento do contrato preliminar?

Isto posto, se o contrato preliminar preenche todos os requisitos pautados em Lei, e ainda foi levado a registro, ele passa a gerar direitos e obrigações, caso que, o seu descumprimento gera a parte lesada o direito as perdas e danos.

É possível que o contrato preliminar seja levado a registro?

D o contrato preliminar não precisa ser levado ao registro competente. esgotado o prazo, poderá o juiz de ofício, suprir a vontade da parte inadimplente, conferindo caráter provisório ao contrato preliminar, salvo se a isto se opuser a natureza da obrigação.

Quando a proposta vincula o proponente?

A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso.” “Art. 427. A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso.”

Artigo anterior
O que quer dizer Shemitá?
Artigo seguinte
Qual a melhor db53x ou ib53x?