O que é considerado vício construtivo?
Perguntado por: Luana Faria Simões | Última atualização: 18. Februar 2025Pontuação: 4.5/5 (46 avaliações)
Os chamados vícios construtivos são anomalias, defeitos ou imperfeições encontradas em um imóvel. São decorrentes de falhas no projeto ou na execução da obra e sua correção é de responsabilidade da construtora.
O que é um vício construtivo?
Os vícios construtivos são defeitos ou alterações encontradas no imóvel, que podem causar danos efetivos ou representar ameaça potencial à saúde ou segurança daqueles que vivem no prédio.
Quais são os vícios de construção?
São exemplos de vícios construtivos, as rachaduras, infiltrações, problemas de tubulações, elétricos, entre outros.
Quem é o responsável pelos vícios construtivos de uma edificação?
Trata-se de obrigação de garantia assumida solidariamente com o construtor” (Resp 884.367-DF). Conforme leciona Sergio Cavalieri Filho: “a responsabilidade do construtor é objetiva, por ser irrelevante que ele tenha ou não conhecimento desse vício.
O que pode ser considerado vício oculto?
O vício oculto é um defeito ou falha de fabricação que se manifesta após certo tempo de uso do produto, por exemplo, um veículo novo, cuja fábrica instalou uma peça defeituosa, que vem a apresentar defeito no câmbio após meses de uso...
Vício Construtivo X Defeito
Como provar o vício oculto?
Para comprovar o vício oculto, é importante que o consumidor tenha em mãos todos os documentos relacionados à compra do veículo, como o contrato de compra e venda, nota fiscal, comprovante de pagamento, dentre outros.
Qual a diferença entre vício oculto e vício redibitório?
Qual a diferença entre vício redibitório e evicção? Vício redibitório é aquele em que a coisa apresenta um vício oculto que a torna imprópria a utilização ou que diminua seu valor, podendo o contratante rejeitá-la, exigir reparação ou abatimento do preço, poder este que veremos mais detalhadamente a seguir.
Quais são os vícios ocultos na construção civil?
As infiltrações, fissuras, problemas com os revestimentos e nas tubulações, são exemplos claros de vícios construtivos que costumam sobrevir após a entrega do imóvel pela construtora/ incorporadora, à medida que a edificação vai sendo usada pelos proprietários ao longo do tempo.
O que é vício oculto em imóvel usado?
Um vício oculto é um defeito que não pode ser observado facilmente pelo comprador no momento da aquisição do imóvel. Esse defeito pode ser uma característica estrutural, como uma infiltração, ou funcional, como a falha em um sistema elétrico.
Quanto tempo o construtor responde pela obra?
“Art. 618. Nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções consideráveis, o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante o prazo irredutível de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo.
O que é vícios no imóvel?
Os vícios no imóvel são defeitos, falhas ou problemas que afetam a qualidade, a habitabilidade ou a segurança da propriedade. Eles podem incluir problemas estruturais, infiltrações, problemas elétricos ou hidráulicos, rachaduras, isolamento acústico deficiente, entre outros.
Quais são os vícios mais comuns?
Dados do programa Recomeço — Uma Vida sem Drogas, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, mostram aumento no consumo de drogas lícitas e ilícitas entre abril de 2020 e julho de 2021 — as mais utilizadas, nessa ordem, foram álcool, cocaína, tabaco, crack e maconha.
O que diz o artigo 618 do Código Civil?
618 do Código Civil que prevê a responsabilidade objetiva do mesmo em prestar garantia por suas obras no período de cinco anos, a contar do recebimento da obra pela contratante, respondendo por sua solidez e segurança.
O que é responsabilidade por vício?
A responsabilidade por vícios não gera, como observado, indenização pecuniária por danos causados aos consumidores, a despeito do que ocorre na responsabilidade pelo fato. Nessa modalidade, a própria lei de proteção já define as alternativas de ressarcimento, sempre à escolha do consumidor.
O que é vício no direito civil?
Vício ou defeito é tudo o que macula o negócio jurídico, o que acarreta na sua anulação. De acordo com a extensão deste vício, sua nulidade pode ser absoluta ou relativa.
Qual o prazo prescricional da ação para se obter do construtor indenização por defeitos na obra?
II. - Na linha da jurisprudência sumulada desta Corte (Enunciado 194), ''prescreve em vinte anos a ação para obter, do construtor, indenização por defeitos na obra''. Com a redução do prazo prescricional realizada pelo novo Código Civil, referido prazo passou a ser de 10 (dez) anos.
Qual o prazo para reclamar vício oculto em imóvel?
Tema atualizado em 27/2/2024.
Dessa forma, se o vício é oculto, é somente a partir da descoberta é que começa a contagem dos prazos de 30 ou 90 dias da garantia legal (art. 26, II, § 3º, do CDC).
Quanto tempo um imóvel tem garantia?
A garantia de imóvel novo é um direito do comprador que garante que o imóvel esteja em condições de uso, sem defeitos ou vícios ocultos. A garantia é de noventa dias a cinco anos e cobre problemas estruturais, como rachaduras, infiltrações e vazamentos.
Quem vende casa usada tem que dar garantia?
Imóveis usados também têm garantia? Sim! Tanto a aquisição de imovel usado quanto a do novo são cobertas pela garantia de cinco anos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Como reclamar defeitos de construção?
O primeiro passo que o proprietário deve tomar ao notar um vício ou defeito em seu imóvel é notificar o construtor ou incorporador. O comunicado deve se dar, preferencialmente, por meio escrito, físico ou digital (e-mail).
Quais os defeitos vícios contemplados pelo Código Civil?
- Erro. É a falsa representação da realidade por culpa do próprio agente, de forma espontânea. ...
- Dolo. É falsa representação da realidade induzida maliciosamente por alguém. ...
- Coação. ...
- Estado de perigo. ...
- Lesão. ...
- Fraude contra credores. ...
- Simulação.
Quais as características do vício redibitório?
Vícios redibitórios são os defeitos ocultos ou v1c1os da coisa recebida em virtude de contrato comutativo ou de doação gravada de encargo que a tornam imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuem o valor, e que podem acarretar ou a rejeição dela ou o abatimento no preço.
Quem é responsável pelo vício oculto?
De acordo com o ministro, o parágrafo 3º do artigo 26 do CDC, em relação ao vício oculto, adotou o critério da vida útil do bem, e não o critério da garantia, podendo o fornecedor ser responsabilizado pelo vício mesmo depois de expirada a garantia contratual.
O que é vício redibitório exemplos?
Um exemplo, para deixar claro o que seria o vício redibitório, seria a compra de um eletrodoméstico em uma loja, o qual já vem com um defeito oculto, prejudicando seu funcionamento. Desse modo, existem várias condutas a serem tomadas, como dito acima, cabendo ao adquirente escolher qual a melhor no caso concreto.
O que diz o artigo 441 do Código Civil?
441. A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor.
O que é desdobramento da consciência?
Qual a data do início do eSocial?