é correto usar houveram?

Perguntado por: Sérgio Guilherme Pacheco Soares  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.3/5 (57 avaliações)

Gramática. Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural.

Quando usar a palavra houveram?

O verbo "haver", no sentido de acontecer, existir ou tempo decorrido, é conjugado somente na terceira pessoa do singular, ou seja, houve. Isso significa que, seja no singular ou no plural, independentemente do restante da frase, a opção correta é, e sempre será, houve.

Quando usar haver no plural?

Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural. ... Não se pode, no entanto, afirmar que o verbo “haver” nunca vai para o plural.

É correto falar houveram?

No sentido de existir, acontecer ou de tempo decorrido, o verbo “haver” é impessoal, isto é, não tem sujeito e, por isso, não flexiona para o plural, permanece no singular. A flexão do verbo “haver” – “houveram” – no pretérito perfeito, no plural, não existe na Língua Portuguesa.

O que significa a palavra houveram?

1. Ter, possuir, estar na posse de. 2. Conseguir.

HAVIA ou HAVIAM? HOUVE ou HOUVERAM? Saiba como usar o verbo HAVER

42 questões relacionadas encontradas

Quando houver pessoas ou quando houverem pessoas?

"Sabemos que o verbo haver empregado no sentido de existir é impessoal. Logo não flexiona. Entretanto, é comum verificar em textos de lei ou documentos jurídicos o vocábulo 'houverem'. ... 3) Em outros sentidos, porém, como quando quer dizer comportar-se, tal verbo é pessoal e normalmente conjugado.

Tiveram ou houveram?

Gramática. Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural. O verbo HAVER nos sentidos de existir, acontecer ou de tempo decorrido é impessoal, ou seja, não possui sujeito.

Faz 4 dias ou fazem 4 dias?

Se você quer usar o verbo “fazer” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, o correto é dizer ou escrever “ele faz” ou “ela faz”. Mas se você pretende se referir à terceira pessoa do plural, o certo é utilizar “elas fazem” ou “eles fazem”.

Como se escreve houve um problema?

Portanto, a forma correta é Houve problemas, sendo problemas o complemento (objeto) do verbo, não seu sujeito. A flexão indevida de haver é muito frequente no Brasil, mas nunca ocorre quando o verbo se encontra no presente, só em outros tempos.

Como usar verbo haver?

O verbo “haver” não possui sujeito e ele expressa os sentidos de “existir”, “acontecer” e “ocorrer”. O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal.

Onde usar haver?

O verbo haver é utilizado no impessoal e, portanto, sempre na 3ª pessoa do singular, nos seguintes casos. a) quando significa existir. Ex.: Há pessoas de bom coração. b) quando possui o sentido de acontecer, suceder.

Faz alguns anos ou fazem alguns anos?

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Como substituir a palavra houve?

1 existiu. Aconteceu: 2 aconteceu, ocorreu, sucedeu, passou-se, deu-se, realizou-se, foi, desenrolou-se, processou-se, efetuou-se, verificou-se.

Pode haver algum problema pode haver vários problemas?

Quanto ao uso do verbo HAVER, não PODE HAVER mais dúvidas. ... A regra continua valendo para as locuções verbais em que o verbo HAVER for o principal: "DEVE HAVER dúvidas"; "PODE HAVER problemas"; "DEVERIA HAVER mais debates"; "PODERÁ HAVER menos candidatos"...

Como escrever ouvir?

  1. Presente do Indicativo. eu ouço. tu ouves. ele ouve. ...
  2. Pretérito Imperfeito do Indicativo. eu ouvia. tu ouvias. ...
  3. Pretérito Perfeito do Indicativo. eu ouvi. tu ouviste. ...
  4. Mais-que-perfeito do Indicativo. eu ouvira. tu ouviras. ...
  5. Futuro do Pretérito do Indicativo. eu ouviria. tu ouvirias. ...
  6. Futuro do Presente do Indicativo. eu ouvirei. tu ouvirás.

Faz 3 dias ou há 3 dias?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Faz 5 anos ou fazem?

A grafia correta é faz cinco anos, com o verbo fazer conjugado na 3. ª pessoa do singular. A expressão é impessoal e o verbo fazer deverá sempre ser conjugado no singular em expressões semelhantes a essa.

Devem ou deve?

Já vimos, em uma coluna anterior, que o verbo HAVER, quando significa existir ou tempo que já passou, é impessoal,ou seja, não tem um sujeito. Quando este mesmo verbo vem acompanhado de auxiliar (“deve”, no caso), ele também será impessoal: Exemplo: Deve haver cinquenta pessoas naquela sala. (e não: “Devem haver...”)

Quando houver ou quando houverem?

O verbo “haver” continuará na terceira pessoa do singular: “Havia graves problemas sociais no Brasil”, “Houve graves problemas…”, “Haverá graves problemas…”, “Haveria graves problemas…”, “Caso haja graves problemas…”, “Se houvesse graves problemas…”, “Quando houver graves problemas…” etc. Sempre singular.

Como escreve Haja do verbo agir?

Em comum, podemos afirmar que esses dois vocábulos são verbos e estão conjugados no modos Subjuntivo (primeira e terceira pessoas) e no Imperativo (terceira pessoa). No entanto, eles apresentam diferenças cruciais de significado. Haja é uma flexão do verbo haver, enquanto aja é uma flexão do verbo agir.

Como substituir o verbo fazer?

2 trazer, levar, portar, carregar, acompanhar-se. Exemplo: Ela costuma ter sempre linha e agulha na bolsa. Conter ou ser composto por: 3 conter, incluir, abranger, compreender, apresentar, compor-se, constituir-se, comportar, encerrar, constar.

Qual o sinônimo da palavra foi?

6 ocorreu, aconteceu, sucedeu, deu-se, desenrolou-se, realizou-se, passou-se, decorreu, desenvolveu-se, evoluiu, transcorreu, verificou-se.

O que pode substituir no entanto?

No entanto: 1 todavia, contudo, mas, porém, não obstante, nada obstante, apesar disso, ainda assim, conquanto, sem embargo.

Faz muitos anos ou fazem muitos anos?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Artigo anterior
O que ping e jitter?
Artigo seguinte
O que é pessoas personificadas?