O que é considerado um espaço confinado?

Perguntado por: Francisca Miranda de Loureiro  |  Última atualização: 26. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (62 avaliações)

Um espaço confinado é um ambiente com as seguintes características: Não é projetado para ocupação humana contínua. Possui meios limitados de entrada e saída. Tem ventilação insuficiente ou inexistente para remover contaminantes.

Quando é considerado um espaço confinado?

33.1.2 Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

O que classifica um espaço confinado?

O espaço confinado é uma área inadequada ou que não foi projetada para a ocupação humana por períodos longos. Afinal, são ambientes com acesso limitado de entrada e saída e possuem uma atmosfera perigosa ou ventilação inadequada. Podendo haver deficiência ou excesso de oxigênio nesses locais.

O que é um espaço confinado?

Segundo o item 33.1.2, os espaços confinados são qualquer área ou ambiente não projetado para habitação humana contínua, com acesso e saída limitados, onde a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes, ou onde possa existir deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Quantos metros é considerado espaço confinado?

A NR 33 aborda a segurança que é preciso ter quando executamos trabalhos em espaços confinados. Esses espaços podem ser galerias, tanques, digestores, tubulações ou qualquer ambiente fechado, com altura/profundidade maior que 1,50m. Esses espaços exigem que o funcionário esteja apto e possua conhecimentos necessários.

O que é Espaço Confinado?

42 questões relacionadas encontradas

O que caracteriza um espaço confinado NR 33?

confinado como qualquer área não projetada para ocupação humana contínua, a qual tem meios limitados de entrada e saída ou uma configuração interna que possa causar aprisionamento ou asfixia em um trabalhador e na qual a ventilação é inexistente ou insuficiente para remover contaminantes perigosos e/ou deficiência/ ...

São exemplos de espaços confinados exceto?

De acordo com a NR‐33, são exemplos de espaços confinados, EXCETO:
  • A. Silos.
  • B. Cisternas.
  • Submarino.
  • Biodigestor.
  • E. Tubulações de esgotos.

O que precisa para espaço confinado?

Para um colaborador que atua em um espaço confinado, os seguintes EPIs são essenciais:
  1. cinturão de segurança;
  2. tripé, guincho resgatador e manual;
  3. equipamentos auxiliares para resgate (polia, ascensor, descensor e mosquetão);
  4. capacete de segurança;
  5. respirador;
  6. luvas de segurança;
  7. calçado fechado.

O que é considerado trabalho em altura?

Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda.

Quais as medidas de segurança em espaço confinado?

Conheça os principais procedimentos de segurança
  • 1- Identificação dos espaços confinados e seus riscos. ...
  • 2- Isolamento e sinalização da área. ...
  • 3- Responsável técnico no local. ...
  • 4- Restringir o acesso de pessoas não autorizadas. ...
  • 5- Equipamentos de proteção individual e coletivo. ...
  • 6- Exigir a PET de todos os trabalhadores.

Quantas horas de treinamento para espaço confinado?

Segundo a NR 33, a Capacitação para Trabalhos em Espaços Confinados pode ter carga horária de, no mínimo, 8, 16 ou 40 horas, a depender do tipo de função. Para trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entrada: treinamento periódico a cada doze meses, com carga horária mínima de 8 horas.

Onde se encontra o espaço confinado?

Os espaços confinados podem ser encontrados na indústria de papel e celulose, indústria gráfica, indústria alimentícia, indústria da borracha, do couro e têxtil, indústria naval e operações marítimas, indústrias químicas e petroquímicas, serviços de gás, serviços de águas e esgoto, serviços de eletricidade, serviços de ...

Como se classifica o espaço confinado segundo a Niosh?

Segundo o NIOSH, espaço confinado é aquele que, em função do projeto, possui aberturas limitadas de entrada e saída; ventilação natural deficiente; o ar ambiente pode conter ou produzir contaminantes perigosos e o local não se destina a ocupação contínua de um trabalhador.

Quais são os 4 gases do espaço confinado?

Esse detector de 4 gases é multifunções que realiza medição de oxigênio (O2) na faixa de 0 a 30% O₂, monóxido de carbono (CO) de 0 a 999 PPM, Sulfeto de Hidrogênio (H₂S) de 0 a 100 PPM e Gases Combustíveis (EX) de 0 a 100% LEL.

Quais são os tipos de trabalho em espaço confinado?

Tipos de trabalho em espaço confinado
  • construção e manutenção da estrutura;
  • instalação de equipamentos;
  • higienização do espaço;
  • fiscalização;
  • consertos;
  • resgate de outros trabalhadores.

Qual das características abaixo não define espaço confinado?

A característica que não faz parte de um ambiente confinado é "Possui tamanho e a configuração em que é impossível adentrar e executar um trabalho".

Qual altura exige NR 35?

Conforme dispõe a NR 35, para que a atividade executada seja considerada trabalho em altura, é necessário estar acima de 2 metros do nível inferior onde há risco de queda.

O que a NR 35 considera como trabalho em altura?

A NR 35 determina que toda atividade com risco de queda superior a 2 metros do nível inferior se enquadra como trabalho em altura. Como falamos anteriormente, as quedas por falta de segurança no trabalho em altura é uma das principais causas de morte dos trabalhadores, por isso existe a NR 35.

O que diz a NR 35 sobre trabalho em altura?

35.5.1 Todo trabalho em altura deve ser planejado e organizado. c) medidas que minimizem as consequências da queda, quando o risco de queda não puder ser eliminado. 35.5.3 Todo trabalho em altura deve ser realizado sob supervisão, cuja forma é definida pela análise de risco de acordo com as peculiaridades da atividade.

Qual NR fala sobre o espaço confinado?

33.1.1. Esta Norma Regulamentadora tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para a caracterização dos espaços confinados e gestão dos riscos ocupacionais, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

Quando não há escada para ser utilizada no espaço confinado?

Importante: O trava-quedas não foi projetado para o deslocamento de pessoas ou objetos. Em caso de espaços confinados sem acesso por escadas (ou similar), é necessário que a movimentação vertical de pessoas/ferramentas/equipamentos seja feita através de um guincho.

Quem é o responsável técnico da NR 33?

Responsável técnico: profissional legalmente habilitado ou qualificado, em segurança do trabalho, para executar as medidas previstas no item 33.3.2 desta NR.

Quem pode realizar trabalho em espaço confinado?

Todo trabalhador devidamente qualificado e que não apresente transtorno ou doença que possam ser desencadeadas ou agravadas durante a realização do trabalho em ambientes confinados.

O que é um espaço confinado na segurança do trabalho?

33.2.2.2 Os espaços não destinados à ocupação humana, com meios limitados de entrada e saída, utilizados para armazenagem de material com potencial para engolfar ou afogar o trabalhador são caracterizados como espaços confinados.

Qual a principal causa de acidente no espaço confinado?

A maioria dos riscos de acidentes em espaços confinados estão associados a gases, por este motivo detectores de gases são equipamentos cruciais em trabalhos dentro de espaços confinados.

Artigo anterior
Como identificar máscara de cabelo?
Artigo seguinte
Como é a dor na bexiga?