O que é considerado tortura?

Perguntado por: Eduarda Mónica Neves Jesus  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (18 avaliações)

Tortura é, por definição médico-legal, um meio cruel de prática criminosa, entendido como ato desumano, brutal, que atormenta e causa padecimento desnecessário à vítima, por livre deliberação do torturador.

O que se configura tortura?

1º Constitui crime de tortura: I - constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental: a) com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa; ... III - se o crime é cometido mediante seqüestro.

Quais são os tipos de tortura?

Alguns métodos de tortura
  • Abacinamento.
  • Afogamento simulado (waterboarding)
  • Ameaças de morte.
  • Choques elétricos.
  • Empalamento.
  • Enterro simulado.
  • Espancamento com instrumentos e/ou força física.
  • Humilhação sexual.

Como comprovar a tortura?

1.º, quatro elementos que devem estar presentes para que uma conduta seja enquadrada como crime de tortura: (i) constrangimento ou submissão de uma ou mais pessoas; (ii) uso de violência ou grave ameaça; (iii) sofrimento físico ou mental; e, finalmente, (iv) alguma finalidade especial de agir (que pode ser obter ...

Quando a tortura é permitida?

A Constituição de 1988 diz que ninguém será submetido a tortura no Brasil, mas esse dispositivo constitucional só foi regulamentado quase uma década depois, em 7 de abril de 1997, com a sanção da Lei 9.455. ... A Lei da Tortura definiu o crime e estabeleceu penas de até 21anos de prisão para quem o pratica.

RESUMO DA LEI DE TORTURA (9.455/97) 2019 // LÚCIO VALENTE

39 questões relacionadas encontradas

Quais as 05 situações que a lei define como crimes de tortura?

para provocar ação ou omissão de natureza criminosa; em razão de discriminação racial ou religiosa; submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

O que diz a Carta da ONU sobre tortura?

Cada Estado Parte assegurará a qualquer pessoa que alegue ter sido submetida a tortura em qualquer território sob sua jurisdição o direito de apresentar queixa perante as autoridades competentes do referido Estado, que procederão imediatamente e com imparcialidade ao exame do seu caso.

O que pode ser considerado constrangimento?

O crime de constrangimento legal, nos termos do art. 146 do Código Penal, consiste no ato de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda.

Quais os piores tipos de tortura?

Sofrimento: vejam quais são as técnicas de tortura mais cruéis já criadas
  • 1 – Empalamento/Empalação. Fonte da imagem: Reprodução/Sai Chulé ...
  • 2 – Garfo dos Hereges. Fonte da imagem: Reprodução/Sai Chulé ...
  • 3 – Coleira de Tortura. ...
  • 4 – O Berço de Judas. ...
  • 5 – Donzela de Ferro. ...
  • 6 – Caixão de tortura. ...
  • 7 – Parafuso. ...
  • 8 – Esticador.

Qual é a pior forma de tortura?

1 - Empalamento

Uma das mais conhecidas técnicas de tortura é a do empalamento. Durante a Idade Média, inimigos tinham seus corpos atravessados por enormes estacas. Normalmente, o processo começava pelo ânus e seguia até a boca. E o mais assustador: a vítima poderia levar até três dias para morrer.

Quais são as formas de tortura atualmente no Brasil?

"Constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental; Submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo".

Quais os piores sofrimentos existentes no mundo?

  • Abuso Sexual.
  • privação do sono.
  • quarto branco.
  • sala branca.
  • Tortura.
  • tortura psicológica.

O que é tortura castigo?

Nos termos do art. 1º, II da L. 9455, haverá crime de tortura castigo quando o agente submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

Quantas pessoas a Igreja Católica matou na Inquisição?

Os inquisidores portugueses fizeram 40 mil vítimas, das quais 2 mil foram mortas na fogueira. Na Espanha, até a extinção do Santo Ofício, em 1834, estima-se que quase 300 mil pessoas tenham sido condenadas e 30 mil executadas.

O que se caracteriza constrangimento moral?

O constrangimento é uma atitude considerada abusiva por parte do empregador, em relação ao empregado, podendo configurar assédio moral e dano moral passível de indenização. ... Uma conduta isolada somente pode ser considerada como dano moral em geral, mas não assédio.

O que é intimidação vexatória?

“Intimidação vexatória

136-A. Intimidar, ameaçar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar, difamar, injuriar, caluniar ou expor pessoa a constrangimento físico ou moral, de forma reiterada.

O que significa constranger no direito?

Ocorrem os crimes que têm como verbo constranger quando o réu comete atos cujos verbos são obrigar ou forçar outrem a fazer algo. ... Isto é: fazer alguém passar vergonha ou fazer alguém passar um vexame não é crime.

Quais são as regras de Mandela?

Não deve haver nenhuma discriminação em razão da raça, cor, sexo, língua, religião, opi- nião política ou outra, origem nacional ou social, património, nascimento ou outra condição. É necessário respeitar as crenças religiosas e os preceitos morais do grupo a que pertença o recluso.

Qual ou quais artigo S da DUDH fala sobre igualdade *?

Artigo 7.º

Todos são iguais perante a lei e, sem qualquer discriminação, têm direito a igual proteção da lei. Todos têm direito a proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Quais documentos do sistema de proteção de Direitos Humanos sustentam a vedação à tortura no Brasil?

Além desses, o Brasil ratificou os dois tratados específicos contra a tortura: a Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes (1989) e a Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura (1989).

Quais condutas estão previstas na lei de tortura?

A Lei 9.455/97, que define os crime de tortura, dentre as condutas ilícitas descritas, prevê que quem constrange alguém a prestar informação ou declaração, sob ameaça ou violência, resultando em sofrimento físico ou mental, comete o crime de tortura.

Quais são as qualificadoras do crime de tortura?

"Em relação aos crimes conexos, o crime autônomo de tortura deve ser afastado, porque já integra a qualificadora do inciso III, do § 2º, do art. 121, do Código Penal: com emprego de veneno, fogo, explosivo, tortura ou outro meio insidioso e não simplesmente o dolo de apenas torturar a vítima.

Qual artigo sobre tortura?

Artigo 5º “ninguém será submetido a tortura, nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes”. ... Como já explicamos, além da proibição à tortura ser um princípio geral do Direito Internacional, é uma violação gravíssima aos Direitos Humanos.

Quem pode praticar tortura castigo?

Resumo: Somente pode ser agente ativo do crime de tortura-castigo (art. 9.455/1997) aquele que detiver outra pessoa sob sua guarda, poder ou autoridade (crime próprio). ...

Qual a diferença entre a tortura castigo e O crime de Maus-tratos?

O que distingue os maus-tratos do crime de tortura é principalmente o propósito do agente. Nos maus-tratos o objetivo é a simples correção ou a disciplina. Na tortura é o castigo pessoal ou a medida de caráter preventivo.

Artigo anterior
Qual a carga horária do Treinamento de NR 35?
Artigo seguinte
O que significa a palavra rogar pragas?