O que é considerado suor noturno?

Perguntado por: Bernardo Marco de Machado  |  Última atualização: 5. Januar 2025
Pontuação: 4.1/5 (2 avaliações)

O suor excessivo durante o sono, também conhecido como sudorese noturna, é um problema comum que pode afetar pessoas de todas as idades. Em alguns casos, o suor noturno é apenas um incômodo, mas em outros pode ser um sinal de uma condição médica subjacente.

Como saber se estou com suor noturno?

A sudorese noturna pode ser definida como uma transpiração excessiva que ocorre durante o sono à noite. É comum que as pessoas com sudorese noturna acordem com a roupa de cama e pijamas úmidos por conta do suor em excesso. A condição é bastante desconfortável e atrapalha o sono.

O que pode ser acordar suando a noite?

Suor noturno (sudorese noturna): o que pode ser e o que fazer. O suor noturno normalmente acontece devido a ansiedade, estresse, ambientes quentes ou consumo de alimentos termogênicos, mas também pode indicar menopausa, diabetes, hipertireoidismo ou infecções.

É normal suar durante a noite?

O suor durante o sono, especialmente durante as épocas mais quentes do ano, é resultante de um processo natural do corpo para regular sua temperatura interna. No entanto, quando o suor noturno acontece mesmo em dias frescos ou frios, pode ser hora de procurar um médico.

Quando o suor não é normal?

A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer. A pele que está sempre molhada pode se tornar avermelhada e inflamada ou pálida, enrugada e rachada, podendo desenvolver um odor fétido.

Suor noturno tudo que saber sobre.

40 questões relacionadas encontradas

Quando a sudorese noturna é preocupante?

O suor noturno é considerado preocupante quando: É intenso e frequente, ocorrendo várias vezes por semana ou mais. Acontece mesmo em dias frios. É acompanhado por outros sintomas, como febre, perda de peso ou fadiga.

Como é o suor da ansiedade?

A ansiedade pode causar sudorese noturna ao ativar o sistema nervoso simpático, responsável por preparar o corpo para reagir a situações de estresse. Isso desencadeia várias respostas fisiológicas, incluindo um aumento na frequência cardíaca, respiração acelerada e liberação de hormônios, como a adrenalina.

Qual é o hormônio responsável pelo suor?

Por que o suor aumenta nesta fase? Devido ao aumento do hormônio testosterona, as glândulas sudoríparas trabalham em dobro, aumentando a transpiração e também o mau odor.

Quais as doenças que causam suor excessivo?

O excesso de suor é indolor, mas pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes, obesidade e alterações hormonais. Algumas doenças têm sinais e sintomas que geram dores e desconfortos físicos que podem durar dias.

Como é o suor noturno da menopausa?

Um dos sintomas mais comuns e mais perturbadores da menopausa é o suor noturno. Por definição, suores noturnos são a transpiração excessiva que ocorre durante a noite, enquanto você ainda está dormindo. Isso resulta em roupas e cama encharcadas e, em seguida, você desperta.

Como é o suor do linfoma?

Inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso são os principais sintomas do linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que acaba de ser diagnosticado na atriz Jane Fonda.

Quais medicamentos causam sudorese noturna?

Quais remédios que podem causar transpiração excessiva?
  • Comprimidos para a pressão arterial.
  • Analgésicos.
  • Antibióticos.
  • Antidepressivos.
  • Remédios gastrointestinais.
  • Remédios dermatológicos.
  • Comprimidos para diabetes.
  • Reposição hormonal.

Quem tem diabetes tem suor noturno?

Consequência do consumo excessivo de álcool ou de doenças como a diabetes, ela eleva ou reduz o nível de glicose no sangue e desencadeia a sudorese. Ocorre principalmente à noite porque é o período em que permanecemos mais tempo em jejum.

O que fazer para não ter suor noturno?

Combatendo o problema e encontrando ajuda

Além disso, manter o quarto ventilado e fresco e usar roupas e lençóis mais leves e confortáveis podem atenuar os episódios em situações como menopausa, andropausa ou em períodos pré-menstruais. Isso, é claro, não significa descartar a ida ao médico.

O que fazer para parar de suar a noite?

Para aliviar o suor durante a noite, você pode fazer uso de cremes ou loções desodorantes, antitranspirantes e adstringentes. Isso porque as glândulas sudoríparas estão menos ativas à noite, sendo este o melhor momento para aplicar esses produtos.

Como controlar o suor da ansiedade?

Além de exercícios físicos que envolvem mais ação, temos também opções mais leves como a caminhada, ou mesmo o exercício da meditação. De uma forma ou de outra, você deve procurar o que funciona melhor para você e lhe ajuda mais a controlar os repentes de estresse do dia a dia.

Qual infecção causa suor noturno?

A sudorese noturna pode ser um sintoma de alguma outra condição, como a menopausa, a pneumonia, apneia do sono, mononucleose e outras citadas acima. No entanto, a sudorese noturna jamais vai provocar sintomas, por já ser considerada um sintoma.

Que tipo de câncer causa suor excessivo?

Os casos de câncer de rim representam cerca de 3% dos tumores malignos diagnosticados no Brasil, o que equivale a cerca de 12 mil casos por ano. Um dos sintomas pouco conhecidos desse tipo de neoplasia ocorre durante o sono: é a ocorrência de suores noturnos.

Como saber se tenho suor excessivo?

suar excessivamente em diferentes pontos do corpo, como aquelas em que é é comum suar (axilas e pescoço, por exemplo) e em pontos onde o suor não é tão comum, como nas mãos, no rosto, nos pés e na virilha; suar bastante somente em uma determinada área do corpo; suar até mesmo em repouso e em temperaturas mais amenas.

O que o suor tem a ver com a tireoide?

Alterações no metabolismo ou produção de hormônios são outros estados que podem causar produção excessiva de suor. O principal responsável costuma ser o Hipertireoidismo: em que a glândula tireoide é ativada com mais intensidade, causando perda de peso, hiperidrose, entre outros sintomas.

É normal beber água e suar em seguida?

Quando consumida em excesso, a água pode gerar um quadro de hiponatermia, condição que também pode relacionar-se com suor excessivo, queimaduras graves, desidratação prolongada, certos problemas do fígado e dos rins, outras doenças e condições médicas.

Quem tem tireoide transpira muito?

Entre os sintomas do hipertireoidismo os principais são, no caso da Doença de Graves, aumento dos batimentos cardíacos, suor excessivo, tremor de extremidades, perda de peso (mesmo, às vezes, com aumento de apetite), intestino solto, alterações menstruais, fraqueza, queda de cabelo, insônia e ansiedade.

Como é o suor da depressão?

Suor excessivo pode ser indício de uma descarga adrenérgica aumentada. Em algumas ocasiões, isto é associado a pesadelos também, que por sua vez só pioram a depressão.

Como saber se eu sofro de ansiedade?

Na sequência, vou detalhar cada um dos sintomas que uma pessoa com transtorno de ansiedade pode ter.
  1. Falta de ar e dificuldade para respirar. ...
  2. Medo constante e enxergar perigo em tudo. ...
  3. Irritabilidade e mudanças de humor repentinas. ...
  4. Insônia e alterações de sono. ...
  5. Vertigem, tontura e sensação de desmaio. ...
  6. Pensamentos obsessivos.

O que é sudorese emocional?

Esta reação é desencadeada quando estamos frente a algo aterrorizante. Como resposta, o coração dispara, suamos demais e ocorre mais uma série de ações fisiológicas que nos preparam para lutar ou fugir. Os nervos do Sistema Simpático são justamente os responsáveis por estimular as glândulas sudoríparas a secretar suor.

Artigo anterior
Em que situações é possível se antecipar os efeitos da maioridade civil?
Artigo seguinte
Qual a melhor marca de smartphone no Brasil?