O que diz a lei 13726?

Perguntado por: Vasco João de Andrade  |  Última atualização: 30. Dezember 2024
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Racionaliza atos e procedimentos administrativos dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e institui o Selo de Desburocratização e Simplificação.

O que é a lei da desburocratização?

O que é a Lei da Desburocratização? A nova Lei da Desburocratização (Lei nº 13.726/2018) é uma lei cujo principal objetivo é racionalizar atos e procedimentos administrativos do poder público a partir da supressão ou da simplificação de formalidades ou exigências desnecessárias.

Está em vigor a lei 13.726 2018 que retira a obrigatoriedade do reconhecimento de firma e autenticação de documentos no âmbito do poder público?

Fim da obrigação de reconhecimento de firma, dispensa de autenticação de cópias e não-exigência de determinados documentos pessoais para o cidadão que lidar com órgãos do governo. É o que prevê a Lei 13.726, de 2018, sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (9).

Está em vigor a lei 13.726 2018?

Entra em vigor nesta sexta-feira (23) a lei que dispensa o reconhecimento de firma e a autenticação de documentos na relação entre o cidadão e o poder público. A Lei 13.726/2018 simplifica procedimentos administrativos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e institui o Selo de Desburocratização.

É vedada a exigência de prova relativa a fato que já houver sido comprovado pela apresentação de outro documento válido?

Ato: Lei Ordinária 13726/2018

§ 1º É vedada a exigência de prova relativa a fato que já houver sido comprovado pela apresentação de outro documento válido.

Lei da Desburocratização - Lei Nº 13.726/2018

42 questões relacionadas encontradas

Quais fatos não precisam de prova?

Art. 374. Não dependem de prova os fatos: I – notórios; II – afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária; III – admitidos no processo como incontroversos; IV – em cujo favor milita presunção legal de exis- tência ou de veracidade.

É necessário autenticar documentos?

A Lei 13.726/2018, sancionada e publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, dia 9, dispõe sobre o fim da obrigação de reconhecimento de firma e dispensa da autenticação de cópias. Ou seja, cópia autenticada ou reconhecimento de firma somente poderão ser exigidos se houver previsão legal ou dúvida justificada.

É obrigatório reconhecer firma de documentos?

Muitas pessoas acreditam que um contrato só é válido se tiver o reconhecimento de firma, mas a verdade é que, em regra, o reconhecimento não é obrigatório.

Quem pode autenticar cópias de documentos?

Você pode autenticar documentos de outra pessoa se ela tiver firma aberta no cartório em que será feita a autenticação. Caso contrário, somente a própria pessoa poderá autenticar o documento. Isso porque será preciso fazer o cadastro ou a abertura de firma, o que depende da coleta de informações pessoais.

Pode autenticar RG e CPF na mesma folha?

Como deverá ser a cópia

* cada página a ser autenticada deverá conter fotocópia de apenas 1 (um) documento. Não misturar, por exemplo, carteira de identidade e CPF. * não serão aceitas cópias de documentos diferentes em uma mesma página. Exemplo 1: RG + CPF = duas páginas separadas e duas taxas consulares.

Como um servidor público pode autenticar um documento?

A legislação prevê que o agente administrativo poderá confrontar a assinatura do usuário de serviço público com o documento, atestando sua autenticidade. O servidor também é responsável por comparar o documento com a cópia, sem necessidade de autenticação em cartório.

Qual procuração não precisa reconhecer firma?

Em outras palavras, a dispensa do reconhecimento de firma está autorizada por lei quando a procuração ad judicia et extra é utilizada em autos do processo judicial.

Quem tem fé pública precisa reconhecer firma?

Documentos com fé pública não precisam de autenticação ou reconhecimento de firma.

O que diz a Lei 14129?

A Lei Federal nº 14.129/2021 representa um avanço significativo para o país no que diz respeito à modernização do Estado e à melhoria dos serviços públicos. Ao promover a transformação digital, busca-se aumentar a eficiência, a transparência e a acessibilidade dos serviços oferecidos aos cidadãos brasileiros.

O que significa reconhecer firma de um documento?

O reconhecimento de firma é o ato pelo qual o tabelião, que tem fé pública, atesta que a assinatura constante de um documento corresponde àquela da pessoa que a lançou. Ou seja, é uma declaração pela qual o tabelião confirma a autenticidade ou semelhança da assinatura de determinada pessoa em um documento.

Qual a lei que isenta o reconhecimento de firma?

19 de abril de 2022

A Lei de nº 13.726/18 institui o Selo de Desburocratização e Simplificação e tem como objetivo agilizar atividades internas e acelerar a entrega de demandas do setor público.

Qual o prazo de validade de um documento autenticado em cartório?

A cópia autenticada tem sua validade indeterminada, podendo gerar efeitos enquanto o documento estiver legível e válido. Contudo, deve ser sempre observado se o documento autenticado tem prazo de validade. Nesse sentido, com o conteúdo vencido, a sua autenticação não terá mais efeitos.

Qual a validade de um documento autenticado em cartório?

R: O tempo necessário para autenticar um documento pode variar, pode levar de apenas alguns minutos a algumas semanas. Dependendo de qual documento você pretende autenticar.

Qual a diferença entre reconhecer firma e autenticar um documento?

O reconhecimento de firma impede também que a pessoa pretenda negar a própria assinatura. Autenticar a cópia de um documento significa declarar que a cópia está igual ao documento apresentado. Este é um trabalho do tabelião, profissional que tem a fé pública do Estado.

Quais documentos não podem ser reconhecidos por semelhança?

Reconhecimento de Firmas Por Semelhança

Para o reconhecimento de firma por semelhança poder-se-á exigir a presença do signatário, munido do documento de identificação. Não serão aceitas, como documento de identidade, identificações funcionais ou outras sem validade prevista em lei.

O que pode substituir o reconhecimento de firma?

De acordo com o texto, a assinatura eletrônica com certificado digital no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) vai equivaler ao reconhecimento de firma em cartório.

Quais documentos precisam ter firma reconhecida?

Em quais situações o reconhecimento de firma é necessário?
  • Contrato de compra e venda. No contrato de compra e venda, sempre é preciso fazer o reconhecimento em cartório. ...
  • Transferência de veículos. ...
  • Procurações. ...
  • Escrituras públicas. ...
  • Autorização para viagens de menores. ...
  • Atos notariais. ...
  • Documentos bancários.

Quando é obrigatório o reconhecimento de firma por autenticidade?

Existem situações nas quais o autor deve, por determinação legal, optar pelo reconhecimento por autenticidade. Ex: em contratos ou documentos de valor superior a 30 salários mínimos; em transferência de veículos automotores de qualquer valor.

Pode autenticar xerox de documento?

Sim. A autenticação é feita após a conferência da cópia com o documento original. Para que a cópia autenticada seja uma cópia fiel e produza os mesmos efeitos que o documento original, é indispensável que este seja apresentado ao Tabelião.

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